Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Seis esplanadas em Lisboa para aproveitar o sol de inverno

  • 333

Aproveitando que o tempo está de feição - e acreditando nas previsões que indicam que o sol vai continuar a brilhar nos próximos dias, vista-se a rigor de casaco e cachecol e desfrute da luz da Lisboa. Porque o sol, quando brilha, é mesmo para todos.

Less
Esteve fechado durante anos, até que Miguel Castro e Silva viu no terraço da Pollux uma oportunidade de perpetuar a marca Less. A esplanada, com vista para a Baixa e o Castelo, não cresceu em tamanho, mas as obras no interior tornaram o espaço muito mais amplo, arejado e confortável. Da cozinha saem as criações do chefe, como o tártaro de touro bravo (€9,50) ou as gyosas de frango de cabidela (€11,50).
Pollux, Rua dos Fanqueiros, 276, 9.o piso, Lisboa Tel. 913204373

Largo do Intendente
Após uma muito necessária remodelação, transformou-se nos últimos anos num dos epicentros da malta nova e dos estrangeiros a viver em Lisboa, portanto um sítio com muito “boa onda”. Acolhe seis esplanadas independentes, com destaque para a do 1908 Lisboa Hotel, e tem espaço de sobra para os miúdos andarem a brincar à vontade enquanto bebe um copo ou almoça ao sol. Ao longo do verão decorrem diversos eventos.
Largo do Intendente Pina Manique, Lisboa Tel. 218 804 004

SUD Lisboa Terrazza
Quem nunca foi ao SUD Lisboa Terrazza saiba que o espaço tem quase tudo. Há o Tejo e a Ponte 25 de Abril que entram pelas janelas, um “centro gastronómico” baseado num conceito de food sharing, com áreas próprias e pensadas para cada momento do dia, das 11h00 às 2h00, uma cafetaria com serviço take-away, dois bares e uma piscina aberta ao público entre maio e outubro. E a vista, uma vista soberba sobre o rio que vai transformando o ambiente da casa à medida que o sol se põe.
Avenida de Brasília, Pavilhão Poente, Lisboa Tel. 211592700

Topo Chiado
Parece que foi ontem, mas já lá vão dois anos desde que os Terraços do Carmo deram lugar à segunda casa da marca Topo (o primeiro está no Martim Moniz). O Topo Chiado não é uma casa qualquer: é um restaurante-bar que, não bastasse estar colocado num dos “miradouros” mais emblemáticos de Lisboa, foi recuperado em 2015 pelo arquiteto Siza Vieira. São mais de 1500 metros quadrados de esplanada, distribuída por três patamares, com uma vista deslumbrante para o Castelo e a Graça. Há cocktails, bar de gin, carta de petiscos, hambúrgueres e saladas, zonas para aproveitar o sol e uma zona com espreguiçadeiras de lona que no verão servem de cinema ao ar livre. Tem três menus diários de brunch.
Terraços do Carmo, Lisboa. Tel. 213420626

Esplanada da Ribeira das Naus
Na verdade é um quiosque mas como está colado ao rio, poucos reparam, já que os olhos se colam na enorme esplanada que foi crescendo no Cais do Sodré. No Quiosque da Ribeira das Naus o que importa é aproveitar a vista para a outra margem e, se possível, agarrar uma das cadeiras de lona e car a espreguiçar ao sol. Há uma carta de snacks para petiscar, bem como cerveja e caiprinhas. Atenção: o pôr-do-sol é muito concorrido.
Ribeira das Naus, Lisboa Tel. 918 273 697

Darwin’s Café
Não será, porventura, a esplanada mais económica de Belém, mas o preço a pagar por um lugarzinho ao sol, mesmo em cima do rio, vale bem a pena o investimento. A carta do Darwin’s Café, um sítio amplo, soalheiro e decorado com gosto, é a de uma clássica cafetaria, com sugestões de snacks ligeiros, lanches para miúdos e graúdos e de refeições completas, pelo que ao fim-de-semana não é de estranhar que o espaço se encha de famílias em ameno convívio.
Centro Champalimaud, Avenida de Brasília, Lisboa Tel. 210480222

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!