Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Chegou a primeira cerveja feita de... ar!

  • 333

Durante muito tempo foi, com certeza, o sonho utópico de muitos universitários. Agora, tornou-se realidade... Já há uma cerveja feita a partir de... ar! A receita é da empresa italiana Birra Flea, em Gualdo Tadino (Umbria), e foi batizada como “Sans Papiers - Biere de l'Air”. É uma bebida artesanal e muito amiga do ambiente.

Esta invenção é explicada por Alessandro Tozzi, porta-voz da empresa, que explica que “As cervejas contêm cerca de 90% de água. Nós apenas extraímos a água do ar”. A Birra Flea desenvolveu “uma máquina que condensa o ar quente em água”, que é utilizada na produção da cerveja. A esta água adiciona-se o malte, que a empresa reclama ser “o melhor desde a Idade Média”, a levedura e o lúpulo.

Em bom rigor, esta cerveja é bastante semelhante às outras, já que contém os ingredientes habituais. A grande diferença está na produção, que é 100% sustentável. Uma vez que não se verifica desperdício de água e a máquina funciona a partir de energia solar. Esta peça “pode produzir 1.200 litros de água por dia", garante Alessandro Tozzi.

Esta medida faz parte de um programa que a Birra Flea adotou em 2013, com o objetivo de ser uma empresa eco-friendly e o inventor da referida máquina é Alessio Lucattelli. É a primeira bebida alcoólica a ser produzida 90% a partir do ar, mas a empresa promete não ficar por aqui e garante mais projetos inovadores. Por agora, esta cerveja ainda não é comercializada em Portugal, mas pode comprar online (€39 /Pack de seis garrafas) na página da Sans Papiers.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!