Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: primeiro fim de semana de 2018 sem gastar um cêntimo

  • 333

O novo ano já começou e o Dia de Reis está aí à porta. Nos próximos dias estão programadas várias iniciativas para celebrar as tradições do mês de janeiro. Concertos de Novo Ano, celebrações do Dia de Reis, atuações das Janeiras são algumas das sugestões. Pode contar também com mostras de cinema, horas de contos infantis, e até um churrasco de porco à borla. Conheça as 10 sugestões do Boa Cama Boa Mesa e aproveite o fim de semana.

Porco à borla na Gare do Oriente
O projeto Porco PT vai organizar um churrasco amanhã, sábado, na Gare do Oriente. A partir das 12h00, há um churrasco de porco gratuito, com mais de uma tonelada de carne, que vai reunir os maiores produtores nacionais de carne. Esta iniciativa de degustação celebra os seis meses do projeto Porco PT, que promove o consumo e a produção de carne de porco portuguesa.

Bolo-rei no Mercado de Campo de Ourique
No Mercado de Campo de Ourique o arranque de 2018 dá-se em grande. A primeira iniciativa começa já amanhã, sábado, com uma atuação de Pedro Vicente, entre as 13h00 e as 16h00. Para celebrar o Dia de Reis vai ser oferecido Bolo-rei a todos os que visitarem o mercado durante esse período. Consulte as diversas iniciativas na página do Mercado de Campo de Ourique.

Bolo-rei gigante em Beja
Um bolo-rei gigante, com 30 metros, confecionado pela centenária pastelaria Luiz da Rocha, é amanhã, sábado, a partir das 16h00, oferecido a toda a população. Trata-se de uma iniciativa inédita que vai decorrer na Praça da República, concretamente na Igreja da Misericórdia de Beja. Esta iniciativa da Câmara Municipal de Beja, conta ainda com música de Vasco Miguel e animação para os mais novos, incluindo insufláveis. O Dia de Reis em Beja é ainda assinalado no sábado, dia 6, com o tradicional cante ao menino por grupos corais do concelho, a partir das 11h30, na Casa do Pai Natal, situada na zona das Portas de Mértola. Nessa noite, a partir das 21h15, terá lugar na igreja do Carmo “O Concerto de Reis”, pelos Coro do Carmo e pelo Coro Juvenil do Carmo.

Cantam-se as Janeiras no Porto
Amanhã, sábado, durante a tarde, vários grupos folclóricos da região do Porto, vão cantar as Janeiras e desfilar pelas ruas da cidade. O cortejo começa às 15h00, na Avenida dos Aliados, e termina no mesmo sítio, por volta das 17h30, com uma atuação junto da Árvore de Natal. Entre a lista dos grupos musicais que vão participar estão o Rancho Folclórico do Porto, o Rancho Típico do Ilhéu, a Academia de Danças, Cantares do Norte de Portugal, e muitos mais.

Lisbon Beer District
Amanhã, dia 6 de janeiro, Lisboa vai celebrar a tradição do Dia de Reis no Lisbon Beer District, em Marvila, com muita cerveja e concertos gratuitos. Sob o tema Ouro, Incenso e Birra, entre as 14h00 e a meia-noite a programação inclui a atuação de mais de dez grupos e artistas que vão ocupar cafés, galerias e espaços comerciais do bairro, com reinterpretações originais de temas do cancioneiro popular das Janeiras. Pode contar com as atuações do Rancho Típico de Cinfães, Planeta Tundra, Brandos Costumes, e muito mais.

Concerto de Ano Novo em Cascais
Para começar 2018 com o pé direito, Cascais organizou uma surpresa para o primeiro fim de semana do ano. No domingo, dia 7 de janeiro, está marcado um Concerto de Ano Novo, no Auditório do Colégio Marista de Carcavelos. Conte com a Banda da Sociedade Recreativa Musical de Carcavelos e com a voz da cantora Rita Guerra, pelas 16h30. A direção musical fica a cargo do maestro José Manuel Nogueira e a apresentação vai ser de António Sala. A entrada é gratuita.

Primeiro fim de semana do ano em tons de rosa
O primeiro fim de semana de 2018 leva o Pink Market ao Edifício Transparente, numa Edição Especial de Saldos. Amanhã e domingo, dias 6 e 7 de janeiro, entre as 11h00 e as 18h00, o mercado volta a apresentar ofertas ligadas à moda, arte, antiguidades e gastronomia. Estão planeadas atividades para animar os mais novos e a entrada é gratuita.

“O Corpo Constrói Paisagens?”
Amanhã, sábado, começa a iniciativa “O Corpo Constrói Paisagens?”, no Centro de Arte Manuel de Brito, em Algés. O objetivo desta atividade, destinada a famílias com crianças dos 6 aos 11 anos, é refletir sobre o mundo da arte. Vai ser explorada a capacidade de observar, analisar e recriar obras de arte, através de uma abordagem à expressão corporal. Esta iniciativa decorrer até dia 17 de fevereiro, entre segunda e sexta-feira, das 10h00 às 16h00. É necessária uma inscrição prévia na página do CAMB.

Contos cantados
Amanhã, dia 6 de janeiro, a Biblioteca Municipal de Carnaxide recebe uma iniciativa para os mais novos, os Contos Cantados. Pelas 15h00, vão ser contadas e cantadas diversas histórias infantis, com o objetivo de reinventar a palavra e dar-lhe uma forma lúdica. Numa sociedade onde tudo é feito à pressa, a grande aposta é na escuta, como um dos sentidos mais importantes para a partilha na comunidade. As famílias são convidadas a participar, enquanto acompanhantes dos membros mais novos (crianças a partir dos 5 anos).

Concerto de Ano Novo em Vila Franca de Xira
O Concerto de Ano Novo já é tradição em Vila Franca de Xira e 2018 não é exceção. Amanhã, dia 6 de janeiro, há um concerto, com o tema “Os Grandes Compositores”, no Ateneu Artístico Vilafranquense, pelas 21h30. Em palco vão estar a Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense e a Orquestra de Vialonga. Consulte o programa completo na página da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

“Cinema Macau. Passado e presente” no Museu do Oriente
O Museu do Oriente dá início no domingo, dia 7 de janeiro, ao ciclo “Cinema Macau. Passado e presente”. Esta iniciativa tem o objetivo de explorar a pluralidade de olhares sobre Macau durante o século XX, através do cinema de arquivo. A primeira sessão está marcada para as 17h00 de domingo, dia 7, com a projeção de “Macau – Cidade progressiva e monumental” (1935), “Macau: Cidade do nome de Deus” (1952), “Macau, jóia do Oriente” (1956), entre outros. A jornalista Maria do Carmo Piçarra vai dar inicio a esta sessão, onde será discutido o tema: “Jóia do Oriente” na propaganda do Estado Novo. Consulte o programa completo desta mostra de cinema na página do Museu do Oriente.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram.