Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

8 programas de TV para dar mais sabor ao Natal

  • 333

A contagem decrescente para o Natal começa à mesa, e uma reunião de família é a desculpa ideal para brilhar com novos pratos. Quer opte pela novidade ou pela tradição, tem uma verdadeira viagem gastronómica à sua espera no pequeno ecrã. De truques dos chefs do costume a concursos ‘fora da caixa’, passando até fronteiras, há muitos sabores para descobrir nos próximos dias: basta ligar a televisão e sentar-se confortavelmente no sofá. Mas atenção, tire notas… pode começar já a anotar as sugestões Boa Cama Boa Mesa.

Best Christmas Dinner
Ser o melhor não é para qualquer um, muito menos se a disputa envolver comida. Que o digam os participantes de especialíssimo Best Christmas Dinner, um confronto épico entre quatro chefes de diferentes nacionalidades. Cada um dos participantes prepara um prato típico do Natal do seu país de origem, neste caso Bulgária, Hungria, Roménia e Sérvia. Leve o seu estômago a viajar sem sair de casa, aproveitando este embate culinário que atravessa fronteiras e desafia os hábitos tradicionais portugueses. Best Christmas Dinner é a receita ideal para fazer furor na época natalícia. Canal TLC, de 24 a 26 de dezembro

MasterChef Junior USA
Os mais pequenos podem também ser os protagonistas desta jornada gastronómica, mesmo a um continente de distância. Crianças entre os 8 e os 13 anos são postas à prova em MasterChef Junior USA, com desafios de impor respeito a qualquer adulto. Se está com um bloqueio criativo, aproveite as ideias mais inusitadas para reinventar pratos e, com sorte, convencer os miúdos lá de casa a alinhar neste objetivo natalício. Mas cuidado, há muitas emoções à mistura, e nem o "carrancudo" Gordon Ramsay resiste a estes ternurentos chefes de palmo e meio. SIC Mulher, diariamente (a confirmar na grelha diária)

Holiday Baking Championship
Este programa vai direto ao assunto! Júri e concorrentes colocam os pontos nos i’s desde cedo e o objetivo Holiday Baking Championship passa por, essencialmente, renovar os doces que pautam a época festiva. Os participantes deparam-se com diversas provas – deliciosas e inovadoras – para serem coroados vencedores e ficarem com a conta mais recheada. A competição visa eleger o melhor pasteleiro de Natal, mas também pode concorrer pelo título em sua casa, adoçando a mesa daqueles que mais gosta! E, quem sabe, pode ter inspiração para levar a cabo as suas próprias ideias. Food Network, até 25 de dezembro

Zumbo's Just Desserts
Se acha que já viu tudo sobre doces, engana-se. O nome Adriano Zumbo pode não dizer muito à generalidade do público português, mas deixa qualquer australiano em sentido. O chefe é um autêntico mestre na arte de confecionar sobremesas, e a sua arte ultrapassa todas as barreiras, ao estilo da icónica história de Charlie e a Fábrica de Chocolate. É ela que inspira o ambiente de Zumbo's Just Desserts, onde um conjunto de doceiros amadores é levado ao extremo da sua criatividade, mas também da de Zumbo, tendo de recriar algumas das iguarias do chefe. Atenção, este programa é só para corajosos. Netflix (mediante assinatura)

The Great British Bake Off - Masterclasses
Num programa bem especial, os chefs Paul Hollywood e Mary Berry ficam frente a frente, e quem sai a ganhar é o espetador. O duo recria os doces festivos que não podem faltar numa mesa tipicamente britânica, como muffins ou o incontornável bolo de anjo. The Great British Bake Off - Masterclasses é uma autêntica lição gastronómica dos habituais jurados, que desta vez têm de vestir o avental e mostrar o que valem. Normalmente, basta ficarem sossegados a avaliar os pasteleiros amadores do Reino Unido, mas o Natal exige os melhores – e eles não faltam à chamada. Vai fazer o mesmo? SIC Mulher, 16 a 18 de dezembro.

Os Segredos da Tia Cátia
Nem a popular Cátia Goarmon escapa à "febre" do Natal. Depois de vários anos a reinventar os pratos clássicos, ou a simplificar até as receitas mais complicadas, a "Tia Cátia" apresentada três episódios muito especiais sobre a época que se aproxima. Se quer brilhar à mesa mas prefere os truques mais simples, o melhor é aproveitar e fazer companhia à ‘Tia Cátia’ na confeção de pratos irresistíveis. Também no 24 Kitchen, o programa Filipa Gomes Cozinha Com Twist vai ter programação especial de Natal. 24 Kitchen, 21 e 22 de dezembro

Gordon Ramsay's Ultimate Home Cooking
O mais difícil seria deixar o chefe Gordon Ramsay fora desta lista. Conhecido pelo seu mau feitio, o Ramsay pode ser a resposta para as suas "preces" culinárias, com os melhores truques para cozinhar em casa. Longe dos restaurantes e da adrenalina da competição, em Gordon Ramsay's Ultimate Home Cooking, o chefe abre as portas de sua casa e, com a ajuda da sua família, descomplica o Natal e mostra como é fácil surpreender com receitas caseiras. Além disso, e atendendo à reputação do chefe, é melhor aproveitar estas aulas à distância... Os ouvidos agradecem. SIC Mulher, diariamente (a confirmar na grelha diária)

The Big Family Cooking Showdown
Se não gosta que o guia de TV dite os seus horários, há mais uma competição gastronómica para "maratonar" na Netflix: The Big Family Cooking Showdown. Como o nome indica, esta é uma série para ver em família e devorar cada minuto. Dezasseis famílias multigeracionais enfrentam-se neste criativo programa britânico e as provas não podiam ser mais atractivas: receitas para fazer em casa. Quer aprender a cozinhar mas também precisa de emoção? Esta é uma boa opção e, quem sabe, pode mostrar-lhe o ingrediente que falta para ter a mais saborosa mesa de Natal. Netflix (mediante assinatura)

(Texto adptado do artigo publicado no Expresso Diário de 14/12/2017)

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram.