Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Natal com tradição: aldeias, presépios e madeiros

  • 333

O Natal está mesmo quase a chegar. Há quem o celebre com o presente ideal, junto da árvore enfeitada ou a passear pelas ruas iluminadas. Também há quem prefira viver as tradições mais antigas de Portugal. A queima do madeiro, o presépio completo com todas as figuras da época, cozer o pão nos fornos comunitários e saborear os pratos típicos da mesa da consoada são algumas das iniciativas que vai encontrar pelas aldeias de Portugal.

Aldeia Natal em Cabeça
A Aldeia de Natal em Cabeça, na Serra da Estrela, está de volta este ano entre sábado, dia 16 de dezembro, até ao dia 1 de janeiro. A decoração desta aldeia, deixada ao encargo dos habitantes, é feita à base de produtos da natureza, tornando este evento 100% sustentável. A cor é dada pelas lãs da Serra da Estrela, oferecidas por indústrias têxteis da zona. O toque final é dado por luzes LED, que vão iluminar o Natal nesta aldeia, onde os moradores abrem as portas de casa e convidam os visitantes a entrar. O programa das festas promete concertos de Natal, oficinas de pão no forno comunitário, um presépio vivo, uma fogueira de Natal, entre outras iniciativas.

Penela Presépio
Até 7 de janeiro, o Penela Presépio promete muitos momentos de animação, música, espetáculos, alegria e sabores. O Castelo de Penela vai ser invadido por um presépio tradicional, que inclui novas tecnologias e impressões 3D para animar mais de duas centenas de figuras que contam histórias e mostram quadros representativos da época. Já no Mercado do Espinhal está exposto um presépio tradicional feito pelos artesãos locais. A Quinta das Lapas tem um presépio ao vivo com ritmos e rotinas do quotidiano hebraico. Este evento promete ainda atividades radicais como rapel e escalada, horas de conto para os mais novos, um mercado natalício, animação de rua nos centros históricos de Penela, entre outras iniciativas.

Penamacor: Vila Madeiro
Penamacor vive umas das mais genuínas tradições de Natal, com o maior madeiro de Portugal. No dia 8 de dezembro montaram o madeiro no centro da vila, com a ajuda de 18 tratores, que vai ser aceso no dia 23 de dezembro. Em paralelo, até ao dia 25 de dezembro, esta vila vai ser invadida por um conjunto de iniciativas, com o nome de Vila Madeiro, que celebram as tradições natalícias. Animações de rua, presépios vivos, mercados de Natal, concertos de música tradicional, passeios pedestres, entre outras atividades, vão trazer a Penamacor muita magia e animação. Consulte o programa completo na página da Câmara Municipal de Penamacor.

Presépio vivo em Poiares
As tradições natalícias tanto podem passar por celebrar o nascimento de Jesus, como por fazer uma carta ao Pai Natal com os presentes mais desejados. O colégio Salesianos de Poiares celebra a primeira tradição num presépio vivo, com mais de 80 figurantes. Aqui representa-se não só o nascimento de Jesus, como várias figuras da época, como as pessoas doentes excluídas da sociedade, os ferreiros que fabricavam as espadas, a casa do cobrador de impostos com grande manjares, entre muitas outras. Este presépio volta a abrir as portas aos visitantes no domingo, dia 15 de dezembro, entre as 13h30 e as 18h00, e no dia 22 de dezembro, entre as 16h30 e as 18h00.

Presépio do Sabugal
No Sabugal, o Natal é celebrado com um presépio natural gigante. Os números não enganam e neste caso explicam o sucesso desta iniciativa. São 1 100 metros de área ocupada por este presépio. Foram utilizadas, ao todo, cerca de 500 toneladas de troncos de castanheiros centenários, heras e musgos para construir o cenário. A representação histórica é feita com mais de 270 figuras de cerâmica de todos os tamanhos. Paralelamente, está aberto o Mercadinho de Natal, com vários produtos artesanais, e a pista de gelo ecológica, que promete animar os mais radicais. O presépio do Sabugal, considerado o maior presépio natural, pode ser visitado, todos os dias, até 7 de janeiro, entre as 8h30 e as 23h00.

Pampilhosa da Serra Inspira Natal
Com o Natal mesmo à porta, Pampilhosa da Serra volta a organizar o Pampilhosa da Serra Inspira Natal. Este ano o lado solidário deste evento é ainda mais marcado e pretende ajudar as vítimas dos incêndios que assolaram o concelho. Nesta iniciativa promete-se viver um Natal onde não há lugar para símbolos comerciais e onde o Pai Natal fica à porta. Aqui, vive-se o Natal de outros tempos, com a lareira, o sapatinho na chaminé, o convívio, o espírito de união e onde os sabores mais serranos predominam à mesa. O Inspira Natal tem data marcada para os dias 15, 16, 17, 22 e 23 de dezembro no edifício dos Bombeiros Voluntários. O programa combina concertos, animação de rua, uma pista de gelo, o Festival da Filhó, mostras de artesanato, vários sabores tradicionais de Natal, e muito mais.

Vila Natal de Óbidos
O espírito natalício em Óbidos é celebrado, como já é habitual, na Vila Natal, até 31 de dezembro. O evento promete muita animação, com concertos de Natal, espetáculos de magia, marionetas e malabarismo, entre outras atividades. As diversões dividem-se entre carrosséis, uma pista de gelo, um simulador de realidade virtual, pinturas faciais, passeio de burro, trampolins e muito mais. Os bilhetes são €7 para adultos e €5 para crianças com menos de 12 anos. Na Vila Natal de Óbidos vai encontrar todas as personagens que compõem esta época, como os gnomos, as renas, os bonecos de neve, as estrelas e, como não podia deixar de ser, o Pai Natal.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram.