Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Haja festa! Roteiro para celebrar Lisboa a custo zero

  • 333

Ilustração de Nuno Saraiva

As Festas de Lisboa já não são o que eram. Este ano, a programação está ainda mais arrojada com uma série de iniciativas gratuitas que vão muito além dos clássicos arraiais.

Lalai, a dealer do bairro
No dia 17 de Junho, pelas 22h00, o Eka Palace, centro cultural instalado num antigo palacete em Marvila, recebe o espetáculo “Vovó Ganza! Uma Comédia de Faca e Alguidar” que procura valorizar a tradição lisboeta com uma peça de teatro que conta a história de Lailai, uma velhinha simpática que se transforma na maior dealer do bairro. Uma comédia familiar, para pais e filhos, aberta a maiores de 12 anos e com entrada livre.

Instagramar à vontade do freguês!
Viajar no tempo e descobrir uma Lisboa antiga e única.
Até 30 junho, as Festas de Lisboa, aliando a tradição à modernidade, convidam todos os que se queiram juntar pela defesa das Lojas com História a fotografarem partilharem nas redes sociais as suas fotografias dos espaços através do hashtag #lojascomhistoria.
São 82 estabelecimentos classificados pela Câmara Municipal de Lisboa entre retrosarias, tabacarias, restaurantes e até um hospital para bonecas. Conheça a lista oficial de lojas.

Miguel Araújo apresenta novo álbum
Dia 9 de junho, os Armazéns do Chiado juntam-se às Festas de Lisboa e preparam o palco para o concerto de apresentação de “Giesta”, o novo álbum de Miguel Araújo, num espetáculo muito aguardado que se adivinha intimista e cheio de história cantadas. O encontro está marcado à porta dos Armazéns do Chiado, pelas 19h00, para um momento que une a festa popular ao ambiente mais cosmopolita da cidade.

A Graça é uma festa
Em véspera de Santo António, o Arraial da Vila Berta, na Graça, é sem espinhas um dos mais pitorescos da cidade… e o mais concorrido. Por isso mesmo, para que ninguém fique de fora, o bairro que acolhe a antiga vila operária, em pleno coração da Graça, transforma-se, até ao dia 13 de junho, numa festa a céu aberto com os fins de tarde animados por DJ set, música popular portuguesa, bifanas, sardinhas e cerveja fresquinha. Dia 9 há espetáculo de Fado com entrada livre e dia 12, está prometida festa rija, com música tradicional, até às 4h00. Basta aparecer!

Santos Noventeiros no Campo Pequeno
Gosta da ideia do arraial mas preferia não ter de estar 1h na fila para conseguir uma sardinha, mais outra hora à espera da cerveja? Os Santos Noventeiros, o novíssimo arraial do Campo pequeno, é onde vai querer estar para fugir da confusão na noite de 12 de junho. Vai haver tudo o que se espera num novo arraial e mais qualquer coisinha: sardinhas, cerveja, street food, shows, surpresas e muita música pimba e pop dos anos 90. O pequeno Saúl será um dos cabeças de cartaz da festa, que tem entrada livre.
Reserve o seu lugar para receber uma bebida de oferta.

Fado e choro no Castelo
O Castelo de São Jorge transforma-se em palco ao ar-livre para receber um concerto que é uma viagem ao som da música tradicional portuguesa e brasileira. Pelas 22h00, no dia 9 de junho, chorinho e fado cruzam sonoridades para lembrar que o chorinho brasileiro e o choro da guitarra portuguesa, afinal, têm muito mais em comum do que apenas a vertente popular. Partilham o palco o trio Trio de Fado composto por uma guitarra portuguesa, uma viola e um baixo, aos quais se juntam o bandolim, a percussão e o clarinete do outro lado do oceano.

Arraial Clandestino é nos Amigos do Minho
Dia 24 de junho solta-se o Arraial Clandestino, a primeira grande festa do Brunch Clandestino para juntar barrigas amigas num convívio ao ar-livre com comida, bebida e musiquinha à maneira. A partir das 15h00, aterram no terraço da Casa dos Amigos do Minho os pitéus do Brunch Clandestino regados a minis fresquinhas e outros petsicos para trincar e entreter até às 20h00. A entrada é livre!

O dia dos anos de Fernando Pessoa
A propósito do aniversário de Fernando Pessoa, nascido a 13 de junho de 1888, o fim de tarde do dia de Santo António vai ser dedicado a um passeio sonoro pela Lisboa do escritor, com a antestreia de “Não sei o que o amanhã trará: um audioguia de 90 minutos, da autoria da jornalista Sofia Saldanha, seguido de uma sessão de leituras. O encontro está marcado para as 18h30 na Casa Fernando Pessoa e a entrada é livre.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!