Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Naturismo: Praias sem preconceitos!

  • 333
Ilha Deserta
1 / 10

Ilha Deserta

2 / 10

Praia do Barril
3 / 10

Praia do Barril

Praia do Salto
4 / 10

Praia do Salto

Naturismo
5 / 10

Naturismo

Wikimedia

Praia dos Alteirinhos
6 / 10

Praia dos Alteirinhos

Praia dos Alteirinhos
7 / 10

Praia dos Alteirinhos

Praia do Barril
8 / 10

Praia do Barril

Praia do Meco
9 / 10

Praia do Meco

Praia do Salto
10 / 10

Praia do Salto

Em Portugal, existem sete praias onde é legalmente praticado o naturismo.

São locais únicos, relaxantes e sedutores, onde a natureza e a liberdade são apenas o princípio de umas férias singulares. Permitem todas, legalmente, o saudável convívio entre o corpo e a natureza, ou seja, a nudez, despida de preconceitos e em contacto com as mais belas paisagens do litoral português. As praias naturistas garantem também aos adeptos desta prática, segurança e um ambiente único e exclusivo. Não são apenas para naturistas e, sem preconceitos, aceitam todos quantos procuram locais perfeitos para fazer férias. Pode saber mais com a FPN – Federação Portuguesa de Naturismo.

Praia Deserta (Algarve)
É a mais recente praia reconhecida com naturista e é um pequeno paraíso na costa agitada do Algarve. Oferece um extenso areal de águas calmas, por vezes quentes e sempre cristalinas, convidando ao descanso. Acessível apenas de barco, é vigiada nos meses de verão e não conta com habitações nas redondezas.

Praia da Belavista (Caparica)
É a famosa praia 17, tendo ganho o nome da paragem do comboio transpraia da Costa da Caparica. Não obriga à nudez total, mas é reconhecida e utilizada como uma praia naturista. A praia fica a cerca de 400 metros a sul da zona de entrada e está devidamente assinalada.

Praia do Meco (Sesimbra)
A mais conhecida praia naturista de Portugal fica entre a Praia do Moinho de Baixo e a Praia das Bicas. Mesmo os que não gostam de exibir o corpo ao sol conhecem esta praia. Pode aproveitar as bicas de água fresca e a argila para improvisar um tratamento digno de um spa.

Praia das Adegas (Odeceixe)
Esta praia fica na extensão sul da praia de Odeceixe, no limite entre o Alentejo e o Algarve. Para lá chegar pode seguir pelo parque estacionamento ao longo de cerca de 500 metros até encontrar uma rampa inclinada de acesso ao areal.

Praia do Salto (Porto Covo)
A norte da vila de Porto Covo, entre as praias do Cerro da Águia e de Cerca Nova, esta é outra praia naturista oficial. O acesso é escondido e não muito fácil mas o pequeno areal é abrigado. Há também uma bica de água doce.

Praia dos Alteirinhos (Zambujeira do Mar)
Mais a sul, a seguir à praia da vila de Zambujeira do Mar, este areal repleto de rochas e recantos é um dos mais procurados pelos naturistas. Tem uma bica de água doce e o acesso não é muito complicado. Evite a zona na altura do festival de música Sudoeste, devido à enchente de pessoas.

Praia do Barril (Tavira)
Esta praia é muito procurada no verão mas, a cerca de 750 metros da zona concessionada, há uma zona identificada onde poderá desfrutar ao máximo ao sol perante um extenso areal branco. Terá de chegar pelo comboio até à zona têxtil e depois caminhar pelo areal.

Outros destinos naturistas

Ao longo da costa há incontáveis praias onde o naturismo é socialmente permitido. A atividade não está legalmente considerada, mas estas são praias “toleradas” em que, em determinadas zonas menos acessíveis, é possível a prática de naturismo graças a um “estatuto oficioso” conseguido ao longo dos anos de prática nudista-naturista continuada. Para as encontrar terá, na maior parte das vezes, de caminhar um pouco pelo areal a partir da praia principal. Mas o sossego de gozar da plenitude uma praia quase deserta vale bem o esforço! De norte a sul, ainda que com mais incidência na costa alentejana e no barlavento algarvio, confira a lista de praias onde poderá despir-se de preconceitos e gozar a plena comunhão do corpo com o sol, o mar, a brisa e a areia.

Praia da Estela (Póvoa do Varzim)
Praia do Palheirão (Tocha)
Praia de Cova Gala (Figueira da Foz)
Praia do Salgado (Nazaré)
Praia da Ursa (Cabo da Roca)
Praia da Adiça (Fonte da Telha)
Praia da Comporta (Setúbal)
Praia de Monte Velho (Lagoa de Santo André)
Praia do Malhão (Vila Nova de Milfontes)
Praia das Furnas, Sul (Vila Nova de Milfontes)
Praia da Bordeira (Carrapateira)
Praia do Beliche (Sagres)
Praia do Zavial (Raposeira)
Praia das Furnas, Salema (Lagos)
Praia dos Pinheiros (Lagos)
Praia de Cabanas Velhas (Burgau)
Praia do Canavial (Lagos)
Praia da Ilha da Armona (Fuzeta)
Praia das Quatro Águas (Tavira)

Parques de Campismo!
Existem quatro parques de campismo reconhecidos pela FPN, onde o naturismo é permitido: Monte Naturista O Barão (Foros do Barão, Ermidas do Sado), Quinta do Maral (Marvão); Quinta dos Carriços (Salema, Vila do Bispo) e Glampelo (Moinhos da Ribeira, Penela). Os dois últimos são parcialmente naturistas. Existem ainda, reconhecidos pela federação, diversos alojamentos naturistas, com condições e infraestruturas indicadas para a prática da atividade e, alguns, oferecem mesmo descontos no alojamento para portadores do cartão da FPN. Desta forma, os utilizadores têm a garantia que são respeitados os princípios éticos do naturismo. Confira estas opções de alojamento e goze ao máximo da comunhão com a natureza e o sol.

E Mais!

Praia da Apúlia: Colorida, dos moinhos ao sargaço

Praia da Arrifana: Sossegadamente radical

Praias a 360 graus: Segredos do Algarve… Agora desvendados!

Saiba tudo sobre as Praias de Portugal com os Guias de Praias VISÃO