Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Myriad by SANA: Um mês dedicado à trufa no River Lounge

  • 333

Janeiro é um mês de luxo para o Myriad by SANA, em Lisboa. Começa hoje, no restaurante River Lounge, uma imperdível “maratona” gastronómica dedicada à trufa. O chefe executivo, Frederic Breitenbucher, preparou um menu especial, centrado neste produto de excelência, que poderá ser degustado durante um mês.

Tal como os cogumelos, as trufas nascem a partir de fungos. Mas, ao contrário dos cogumelos, geram-se debaixo da terra. Desenvolvem-se através de uma troca de nutrientes com as raízes das plantas, numa espécie de “parceria” simbiótica. A colheita é minuciosa e cuidadosa, de modo a preservar as propriedades deste fruto tão apreciado pelos chefes de cozinha.

Sublinhe-se que os comensais também ficam a ganhar, à mesa. Mas, ainda antes da refeição, demore-se um pouco no bar do River Lounge. Peça um cocktail de assinatura, um charuto ou cigarrilha no Cigar Lounge, e assista ao pôr-do-sol a olhar para o Rio Tejo... Ao início da noite, já com animação musical, inicie a viagem gastromómica.

Este menu de degustação (€130 por pessoa sem pairing de vinhos; €180 por pessoa com harmonização de vinhos) é composto por duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa. O mar encontra a terra na abertura, com a Vieira marinada com trufa. A acompanhar, reforça-se o elemento “bosque”, através dos cogumelos salteados, e adiciona-se o cítrico do limão confit. Segue-se a Tarte de trufa Melanosporum, ou trufa negra. A base é de “sablé breton” e leva parmesão e queijo batido.

Na primeira proposta mais substancial, regressa a influência marítima. Aprecia-se o Pregado salteado, em conjunto com raízes de inverno trufadas. Uma combinação prometedora, que prepara a chegada do Entrecôte salteado. Este prato de carne vem com um mil folhas de batata com trufa, espargos, puré de aipo e legumes da estação. Para sobremesa, O Chocolate, com o gelado a encontrar a trufa.

“É um privilégio poder trabalhar com um produto com sabores muito característicos e de que gosto muito. Mas, acima de tudo, o que pretendo é dar oportunidade aos clientes, para apreciarem um menu de degustação do início ao fim onde esse produto está presente”, comenta o chefe.

Com este menu temático, do restaurante River Lounge (Myriad by SANA, Cais das Naus, Parque das Nações, Lisboa. Tel. 211107600), acentua-se a dinâmica do Myriad by SANA Hotels, depois da abertura do restaurante Fifty Seconds by Martín Berasategui, que ocupa o topo da Torre Vasco da Gama.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!