Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Samos, caras e línguas de bacalhau. A melhor gastronomia de bordo serve-se em Ílhavo

  • 333

Prestar homenagem e dar a conhecer as principais receitas servidas a bordo das embarcações de pesca longínqua, costeira e lagunar é o grande objetivo do Festival Gastronomia de Bordo, que anima Ílhavo até domingo (18 de novembro). O evento conta com diversas iniciativas, como visitas gastronómicas e históricas orientadas por especialistas dos sabores e da história da região, e uma oferta muito especial em 14 restaurantes do concelho, considerado a Capital Nacional do Bacalhau.

Ao longo destes dias são servidos pratos que replicam as refeições habitualmente servidas a bordo dos bacalhoeiros, que faziam longas campanhas nos mares do Atlântico Norte. Nessa época, as refeições, a bordo, eram preparadas com as partes consideradas menos nobres do fiel amigo, como são o caso dos samos, das caras, das línguas e da chora (sopa de cabeças ou caras de bacalhau).

Como referência, o restaurante Canastra do Fidalgo serve, por estes dias, Samos de bacalhau com escabeche, Caldo de línguas de bacalhau com ovo escalfado e Bacalhoada gandaresa. Já a Cantina – Bar da Lota aposta num menu (€18), com Carinhas de bacalhau fritas, Pataniscas de bacalhau e Línguas de bacalhau fritas com arroz de feijão. No Maradentro a oferta passa por Chora de bacalhau, Arroz de brisa com línguas de bacalhau e Abafado de bacalhau.

O restaurante do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel também participa no Festival Gastronomia de Bordo, com o chefe Ricardo Marques a preparar uma degustação, no âmbito de um dos passeios gastronómicos. Caso pretenda ir até ao hotel existe um menu (€30) composto por couvert com salada de bacalhau desfiado cru e com salada de ovas de bacalhau, seguido de Aveludado de bacalhau com línguas de coentrada e por Arroz de bacalhau.

Pode consultar a lista de restaurantes aderentes e todo o programa de atividades na página oficial do Festival Gastronomia de Bordo.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram