Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Há um chefe de cozinha português entre os 100 melhores do Mundo!

  • 333

O chefe português Tiago Sabarigo foi considerado um dos 100 melhores chefes do mundo. A distinção foi recebida dia 1 de outubro, numa cerimónia que decorreu em Milão e que surpreendeu o mundo da gastronomia, com Tiago Sabarigo ser o único português a constar numa lista onde cabem os 300 melhores chefes do mundo. A lista é liderada pelo espanhol Joan Roca, do Celler de Can Roca, seguido por René Redzepi do Noma 2.0 em Copenhaga. Fecha o top 3 o David Munoz, responsável pelo restaurante DiverXo em Madrid.



A lista The Best Chef Awards é uma das mais exclusivas do mundo e é elaborada por profissionais do setor, críticos gastronómicos, fotógrafos e influenciadores digitais. O resultado final é alcançado através da votação de chefes de cozinha que elegem os melhores entre os seus pares. Tiago Sabarigo é o responsável pelo Costes Downtown, restaurante com uma estrela Michelin desde 2016, conquistada em apenas dez meses e que pertence ao grupo onde Miguel Rocha Vieira conquistou a primeira estrela do prestigiado guia em Budapeste.



Tiago Sabarigo
, em entrevista ao Boa Cama Boa Mesa, considera este “um prémio muito especial e uma grande surpresa”. Aliás, diz, “os últimos três anos tem sido perfeitos, desde que ganhei a primeira estrela Michelin”. Considera-se, perante a crítica, “um bocado esquecido” e “verdadeiramente surpreendido por não existirem mais nomes portugueses na lista dos 300 melhores”. Mas, confessa, a distinção não vai em nada alterar a rotina diária à frente Costes Downtown, uma vez que “só quero continuar a cozinhar e a fazer o meu melhor”.

O chefe Tiago Sabarigo nasceu em Évora, e foi o chefe do restaurante Fortaleza do Guincho, Miguel Rocha Vieira que levou para o restaurante Costes. Conheceram-se no Ritz Four Seasons de Lisboa e no curriculum leva ainda passagens pelo Pétrus de Gordon Ramsay, pelo Pied à Terre e pelo Texture – Restaurant and Champaign Bar, de Aggi Sverrisson. Vai regressar a Portugal no final do ano, mas apenas para matar saudades da família.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!