Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Gourmet Experience: as novas estrelas de Lisboa

  • 333

Photographer: Bruno Calado

Qualquer conversa que comece com uma frase do género: três portugueses, dois espanhóis e um mexicano encontram-se no último andar de um edifício, seria levada, normalmente como uma anedota. Mas não neste caso. É um assunto sério, tão sério que bem feitas as contas dá como resultado, no mesmo espaço, cinco chefes com estrelas Michelin, mil lugares sentados, 250 novos postos de trabalho e um investimento de cerca de 7 milhões de euros.



Os portugueses José Avillez, Henrique Sá Pessoa, Kiko Martins, o mexicano Roberto Ruiz e os espanhóis Pepe Solla e Aitor Ansorena são as estrelas que passam a iluminar o último andar do El Corte Inglés de Lisboa, e prometem fazer deste “Gourmet Experience” (já testado noutros espaços em Espanha) um caso sério na cidade. Feitas as contas só em estrelas, há cinco à disposição neste espaço que, além de agitar Lisboa, leva quase que um mundo inteiro à mesa. As propostas dos chefes cruzam o planeta, com sabores exóticos, originais e, claro, com sabores tradicionais portugueses.



José Avillez
marca presença no “Gourmet Experience” em três locais distintos. Na Tasca Chic apresenta um espaço sofisticado, contemporâneo e acolhedor. Promete os sabores genuínos das tascas tradicionais, acrescentados do espírito chic e cosmopolita de Lisboa. Há bitoque e também Bacalhau à Gomes de Sá com creme de cebolada, ou Ervilhas com ovo escalfado, toucinho e chouriço com arroz branco. Logo ao lado o mais premiado chefe nacional apresenta o Jacaré, um espaço “Carnivoro/Vegetariano”, onde tão depressa se prova Picanha, Lombo ou Entrecôte nas brasas, como se experimenta um Hambúrguer de Quinoa e Beterraba no pão.

No Balcão, Henrique Sá Pessoa presta homenagem às tascas e tabernas do país, com pratos que revelam uma maior maturidade e uma criatividade quase sem limites. Há também um bitoque, mas serve ainda arroz de pato de forno, Leitão e, por exemplo, tártaro de corvina. Kiko Martins surpreende com o Poke, com uma carta de inspiração havaiana, de novo com peixe cru marinado, que além do poke clássico, de atum, junta versões com salmão ou polvo. Não falta na ementa o ceviche puro d’A Cevicheria.



Ainda numa parceria com José Avillez, conte ainda encontrar o Cascabel, do chef mexicano Roberto Ruiz com uma estrela Michelin no seu Punto MX, que serve sabores mexicanos autênticos e cocktails originais e irresistíveis, à base de mescal. Ao lado fica o Atlântico, do Chefe Pepe Solla, Estrela Michelin pela Casa Solla, um espaço de inspiração marítima, onde se pode saborear cozinha autêntica da Galiza. Há ainda o Imanol, que apresenta a fusão de novas tendências com a cozinha Basca tradicional, confecionada com produtos de qualidade, pela mão do Chefe Aitor Ansorena.



Mas num espaço desta imensidão, o “Gourmet Experience” apresenta ainda o The G Bar, a cargo da Gin Lovers e o Club Del Gourmet que permite a experimentação e a prova de diferentes produtos, vinhos e raridades gastronómicas, tais como presuntos e queijos D.O.P., chocolates belgas ou bolachas caseiras. Há ainda um Wine Bar que completa a oferta da exclusiva garrafeira e permite degustar queijos, presuntos ou conservas, acompanhados pelos melhores vinhos e espumantes a copo.

Quem gosta de doces, conte com a Alcoa, mestres da doçaria conventual. Nas vitrinas há em exposição séculos de segredos e de história que podem ser desvendados sem ter de procurar nas atas do Mosteiro de Alcobaça. Na Godiva testemunha-se a arte do chocolate de origem belga e na Landeau Chocolate prova-se o bolo de chocolate que o NY Times descreveu como "Um bolo de chocolate diabolicamente bom!”. Na Nannarella há alguns dos mais famosos gelados de Lisboa para provar, no La Gondola as conservas que fazem parte da cultura nacional, e na Dammann Frères, prove ou leve para casa alguns dos melhores chás do Mundo. Há 80 variedades e misturas de chá, capazes de seduzir pelos aromas e também pela elegância dos acessórios e latas.

O “Gourmet Experience” (Avenida António Augusto Aguiar, 31, Lisboa) está disponível de domingo a quinta-feira, entre as 10h00 e as 24h00, e à sexta-feira e sábado, entre as 10h00 e a 1h00. O preço médio de uma refeição é de €20.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!