Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Torel Avantgarde, um hotel que quer estar um passo mais à frente

  • 333

Lu\303\255s Ferraz

Esculturas em madeira e em ferro dão as boas vindas a quem entra no Torel Avantgarde, o novo boutique hotel de cinco estrelas do Porto. Aqui, deve esquecer a rigidez da hotelaria tradicional e aventurar-se na vanguarda.

Este é um hotel temático, que homenageia a arte enquanto motor de rutura. O edifício remonta aos anos 40, marcados por ditaduras e a Segunda Guerra Mundial e em que a arte desenhava “novas fronteiras do experimentalismo”, rompendo com o vigente.

O escultor Paulo Neves assina a porta principal e a mesa da receção. A garrida sala comum das flores suspensas traz a natureza para dentro de portas, recriando um jardim interior. Um desafio aos sentidos, pensado pela designer de interiores Isabel Sá Nogueira e que, normalmente, faz parar quem por ali passa. Modernas e alternativas, as obras dos graffiters Frederico Draw e Daniel Eime acrescentam valor e todos os materiais e peças de mobiliário são de origem portuguesa – a unidade pretende celebrar a ideia de “portugalidade” nas suas diversas manifestações.

Quartos e serviços

Não há cartões para abrir a porta dos quartos, mas chaves, em favor da experiência autêntica. Os 47 quartos e suítes são todos diferentes e alusivos a artistas que conseguiram “abanar” a estrutura (a partir de €200). As vivências, “a visão e personalidade” de cada um espelham-se no design e na decoração, sem perder o foco no conforto. Escolheram-se texturas, objetos e cores com um propósito: veja-se o disco e as tonalidades negras no quarto dedicado a Nina Simone, figura que se empenhou na luta pelos direitos civis dos negros. Ou ainda a vivacidade do quarto Frida Kahlo, que aponta à força interior e raiz mexicana deste vulto da pintura. Jorge Curval, por sua vez, recorreu a técnicas diversas para compor quadros inspirados nesses criativos – como Coco Chanel, Pablo Picasso, Salvador Dali, Mozart, Stanley Kubrick, Francis Bacon, Fernando Pessoa, Alberto Giacometti ou Leonardo da Vinci, que dá nome à Suite Royal.

A partir do hotel Torel Avantgarde aprecie a magnífica vista sobre o Douro, desde as varandas e os terraços. É essa, também, a imagem que se tem da piscina e jacuzzi exteriores. Utilize o ginásio, o banho turco ou faça um tratamento no Balsamea Spa: há terapias com bambu, pedras quentes e velas, massagens holísticas como a Áyurveda, Shiatsu e Reiki, e até um Ritual de Sal dos Himalayas. Diariamente, das 15h30 às 19h00, pode participar no muito inglês ritual do chá, com os devidos scones, torradas, manteigas e compotas. O ambiente do bar, a meia luz, é bastante acolhedor. Pode ainda escolher uma cerveja artesanal ou acertar com o barman, Jorge Salpico, um cocktail mais personalizado.

Digby

Quando chegar ao restaurante Digby, já se terá apercebido que o hotel Torel Avantgarde fica na lateral do Palacete Silva Monteiro, onde funciona o Instituto do Vinho Verde, com qual a unidade hoteleira tem uma parceria. Na carta do Digby, os vinhos, em particular os verdes, assumem papel de relevo. Um sem número de garrafas decoram o espaço e remetem para Sir Kenelm Digby, um cortesão, filósofo e diplomata inglês que foi considerado o inventor da garrafa de vinho moderna. Descendo as escadas, encontra uma segunda sala, para onde estão previstos jantares vínicos.

O Digby é o primeiro restaurante da Casa da Comida no Porto. Convoca os sabores da gastronomia portuguesa com ingredientes de qualidade. Além de clássicos da Casa da Comida, incluem-se apontamentos regionais, como a francesinha. O serviço é cuidado, competente e permite muitas harmonizações a copo. Recomenda-se a Vieira e a “festa” de sabores presente no Magret de pato, por exemplo. Ao sábado e domingo é servido um brunch (das 12h30 às 15h00, que custa €30).

O Torel Avantgarde (Rua da Restauração, 336, Porto. Tel. 220 110 082) é um hotel provocador e luxuoso e em que a distinção se manifesta nos detalhes. Está prevista uma colaboração frutuosa com os agentes culturais da cidade.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!