Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Convento da Sertã Hotel: a História renovada

  • 333
1 / 13

2 / 13

3 / 13

4 / 13

5 / 13

6 / 13

7 / 13

8 / 13

9 / 13

10 / 13

11 / 13

12 / 13

13 / 13

Quando ao passado se junta dedicação, bom gosto e prazer no que se faz, rescreve-se o capítulo de uma história de sucesso. Por André de Atayde.

Imaginemos que o tempo parou ali para os lados da Beira Baixa, quase no centro do país, e recuou mais de 300 anos. Pensemos em votos de pobreza, em humildade, simplicidade e justiça, princípios fundamentais para a Ordem dos Frades Menores, ou franciscanos. Pensemos em São Francisco de Assis. Agora façamos um esforço de memória e pensemos nos lugares que conhecemos e nos deixam com a alma leve e desimpedida, em tons de azul celeste.

É o que se sente no Convento da Sertã Hotel, unidade hoteleira de quatro estrelas, que já foi casa religiosa, escola, residência particular, sede dos escuteiros e quartel da GNR. Hoje é um hotel… e dos bons. A decoração é sóbria, de bom gosto. A tranquilidade e a paz de espírito, difíceis de alcançar noutros locais. Não direi que me senti na pele de um franciscano, nem mesmo “que vi a luz”, mas senti uma enorme felicidade na parte do dia e noite que ali passei. Os quartos são de um conforto extremo, silenciosos (a própria acústica do espaço leva a que as pessoas moderem o tom de voz), modernos sem destoar. Tem 25 à disposição, todos com nomes de personalidades ligadas à memória do convento, na sua maioria frades. O pequeno-almoço é tomado no claustro, que mantém a arquitetura original, assim como todo o edifício, e está cheio de produtos caseiros e regionais. As (várias) compotas são uma delícia. Deixo-lhe um desafio: Se conseguir não comer mais do que uma das várias queijadas à disposição, sinta-se um herói. Eu, guloso, me confesso… não consegui. E ainda bem! A piscina é pequena, encaixada no único espaço possível, mas confortável. No health club pode desfrutar de uma massagem de corpo inteiro, “O silêncio retemperador do convento”, bem como de outro tipo de experiências. Massagens com pedras quentes, aiurvédica, reiki e exfoliações corporais, completam o leque de cuidados que pode ter com o seu corpo, sem deixar de “trabalhar” a mente.

Não sei se há, algures, um segredo para o sucesso. Mas na Sertã há, certamente, um segredo para o bem-estar. Talvez “possuídos” pelos antepassados do convento, a família Marçal, dona do hotel, conseguiu descobrir uma parte importante do elixir da eterna juventude, respeitando, ainda que de forma não propositada, alguns dos princípios fundamentais de vida dos franciscanos.

Convento da Sertã Hotel
Alameda da Carvalha, Sertã
Tel. 274 608 493
geral@conventodasertahotel.pt
Preços: a partir de €70

E Mais!
Nacional 2, uma mulher de sonho
Vidago Palace Hotel: Realeza discreta

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook!
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.