Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Vinhos

Quinta da Aveleda: enoturismo renovado e atraente em Penafiel

  • 333

A Quinta da Aveleda, em Penafiel, vive um período importante. Uma intervenção de fundo na vertente enoturística, em 2017, veio dotar esta referência da Região Demarcada dos Vinhos Verdes de excelentes condições para receber visitantes. Reabilitou-se o edificado no espaço da antiga eira e redobrou-se, assim, o prazer de conhecer vinhos de grande fama.

Do núcleo recuperado fazem parte alpendres, um espigueiro e um edifício principal que integra uma nova e generosa loja - com os vinhos, espumantes, aguardentes, queijos e linha gourmet Aveleda, que inclui chocolates, ganaches, chutneys, biscoitos e doces com sugestões de harmonização vínica -, uma vinoteca onde estão colheitas mais antigas, uma imponente sala de provas, virada para as vinhas e de onde se vê uma capela de 1671, e ainda um mezzanine, com zonas de estar preparadas para provas mais resguardadas, no conforto dos sofás.

De ambiente contemporâneo, estes espaços trazem para a luz das visitas objetos que se encontravam na quinta, como baús, estivadores, cofres e fotos antigas. Conta-se, em cada parede, a história da quinta e dos vinhos que a tornaram conhecida. Um autêntico “desafio de autenticidade”, que caracteriza esta quinta há muitas gerações da famíllia Guedes, explica Chantal Guilhonato, responsável pelo enoturismo da Quinta da Aveleda. A produção iniciou-se em 1870, por intermédio do fundador, Manoel Pedro Guedes.

A preservação de memória estende-se a outro edifício, decorado de forma típica, seguindo a melhor tradição minhota. Aqui, dinamizam-se workshops gastronómicos em que, no final, os participantes podem comer o que confecionaram, sentando-se à volta de mesas corridas de madeira. Espere pela sopa das vindimas e pela broa caseira feita no forno.

A antiga varanda, onde se faziam as provas, tornou-se exclusiva para refeições enogastronómicas, sob marcação. As visitas guiadas regulares à Quinta da Aveleda (Rua da Aveleda, 2, Penafiel) passam pela adega velha, pelos jardins suntuosos que envolvem a propriedade, permitem uma perspetiva sobre as vinhas, e terminam com provas e experiências enogastronómicas. Visitas e provas (sujeitas a marcação, Tel. 255 718 242) estão disponíveis todos os dias (desde 8), incluindo dois vinhos e dois queijos. Também é possível agendar piqueniques nas vinhas.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!