Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Vinhos

Festival do Vinho do Douro Superior: Provas, sabores, música e animação

  • 333

Festival do Vinho do Douro Superior

Anabela Rosas Trindade

Vila Nova de Foz Côa volta a vestir-se de festa para mais uma edição de uma iniciativa que é muito mais do que vinhos e sabores regionais. O evento começa esta sexta-feira, dia 25 e a entrada é livre.

Verdadeira montra dos melhores vinhos do Douro Superior, o festival, este ano na sétima edição, alarga-se e transforma-se, também, num evento cultural, com destaque para a atuação, na noite de sábado, dia 26 de maio, da fadista Carminho.

Ao longo dos três dias do Festival do Vinho do Douro Superior, que tem como palco o EXPOCÔA - Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa, a atração maior, para o público, é a tradicional Feira de Vinhos e Sabores. Com diversos momentos de animação e entrada livre, os visitantes vão poder conhecer e provar os melhores vinhos da sub-região do Douro Superior, mas também outros produtos alimentares dos concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

A Feira de Vinhos e Sabores está aberta durante as tardes de sexta-feira (a partir das 17h00) e de sábado e domingo (a partir das 14h00). Durante este período todos vão poder assistir a provas comentadas de vinhos brancos, tintos e do Porto, mas também de azeites, destacando-se a presença do crítico do Expresso, João Paulo Martins, entre outros.

Durante as manhãs do fim de semana decorrem as principais iniciativas “profissionais” do Festival do Vinho do Douro Superior, com diversos debates e conversas sobre temas como “O Douro e a história: Vale com passado, Vinha com futuro”, viticultura, castas, tendências e inovações.

O momento alto do evento, organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, com a produção da Grandes Escolhas, é o “Concurso de Vinhos do Douro Superior”, nas categorias Douro (branco e tinto) e vinho do Porto. A avaliação é feita “às cegas” por um painel de jurados constituído por jornalistas, escanções e compradores.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!