Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Vinhos

Wine Summit: Chuva de estrelas do universo do vinho a caminho de Cascais

  • 333

Expectativas crescem e o painel de oradores também! Em contagem decrescente para junho, a organização anuncia novos oradores para o primeiro grande Encontro Internacional de Vinhos em terras nacionais.

Depois da surpresa inicial, quando nos primeiros dias de janeiro foi anunciada a realização, em Cascais, do primeiro Wine Summit a ter lugar em território nacional, a organização do Encontro Internacional de Vinhos tem vindo, gradualmente, a divulgar pormenores do evento.

Hoje, a entidade promotora do Wine Summit Cascais, a empresa MUST Fermenting Ideas, liderada pelo jornalista Paulo Salvador e pelo crítico de vinhos Rui Falcão, anuncia mais três “grande nomes” do universo do vinho, que vão fazer parte da constelação de estrelas que vai integrar o evento, agendado para os dias 7,8 e 9 de junho: Eric Asimov, José Vouillamoz e Geoff Kruth!

Antes de explicar quem são estes “senhores do vinho” recorde-se que o Wine Summit Cascais, com um formato único no planeta, “será acima de tudo um ponto de encontro para debater a indústria e as ideias, as tendências e os problemas, as oportunidades e os desafios. Será o espaço de excelência e de conhecimento, totalmente dedicado ao vinho.” O palco do Wine Summit será o Centro de Congressos do Estoril.

Senhores do Vinho:

Segundo a organização, Eric Asimov é “uma das maiores e mais temidas autoridades sobre vinho. Por norma não participa em eventos internacionais deste tipo, mas estará em Portugal”. Asimov é crítico, responsável e editor-chefe de vinhos no New York Times, e autor de livros “tão famosos e de tamanho êxito editorial como “How to Love Wine: A Memoir and Manifesto,’’ “Wine With Food: Pairing Notes and Recipes From The New York Times’’ e o muito aclamado “The New York Times Book of Wine’’.

Sobre José Vouillamoz explica-se que “é hoje a maior autoridade viva sobre castas, tendo-se especializado na sistematização da génese das milhares de castas internacionais tentando encontrar relações de parentesco e filiação entre as milhares de castas europeias. Servindo-se sobretudo de marcadores de ADN, este professor suíço estabeleceu-se como a principal referência e fonte de conhecimento mundial sobre as diferentes variedades de uvas. Em coautoria com Jancis Robinson e Julia Harding, escreveu aquela que é considerada a bíblia das castas.

Geoff Kruth é descrito como um dos “melhores sommeliers do mundo”, sendo hoje o presidente da Guild of Sommeliers, a associação que reúne os melhores profissionais dos Estados Unidos. Foi, além disso, criador e fundador do “Top Somm”, uma das maiores competições internacionais de sommeliers que ajudou a prestigiar a profissão. Ostenta o título de Master Sommelier.

Programa e participação

Para além destes três novos nomes, a organização do Wine Summit Cascais já anunciou outros participantes de peso mundial, como Alice Feiring, Felicity Carter, Jamie Goode, Victor de la Serna e Paul Symington para já o único “português” entre os oradores convidados, oriundos de vários continentes. Recorde-se que o Wine Summit Cascais é um encontro exclusivamente para profissionais, que vai debater os temas fundamentais o futuro do setor do vinho, na produção, no comércio, no enoturismo, no marketing/comunicação. Para aceder a este evento, o bilhete, se comprado até ao dia 27 de março, é de €620 (mais IVA), e inclui refeições durante os três dias, provas de vinhos e alguns eventos paralelos.

Veja ou reveja a entrevista de Rui Falcão na Edição da Manhã da SIC Notícias.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!