Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Vinhos

Cinco Chagas: A cerveja da Bairrada

  • 333
1 / 8

2 / 8

3 / 8

4 / 8

5 / 8

6 / 8

7 / 8

8 / 8

O método clássico champanhês, com que se fazem os espumantes da região bairradina, chegou à cerveja! A Brut de Chagas vai estar, em breve, disponível para apreciadores e curiosos...

O método clássico champanhês, com que se fazem os espumantes da região bairradina, chegou à cerveja! A Brut de Chagas vai estar, em breve, disponível para apreciadores e curiosos...

O desafio é ousado e até atrevido: juntar na mesma garrafa o método com que se faz o espumante da Bairrada, um dos símbolos da região e do País, com cerveja artesanal. O resultado é animador e em breve chegam às lojas as primeiras garrafas feitas com este método. Será a quinta chaga e mais uma cerveja a juntar às restantes quatro que surpreendem os palatos mais apurados, a partir da região da Mealhada.

A ideia de produzir estas cervejas Cinco Chagas partiu de cinco amigos que se dedicaram à fermentação os cereais e a transforma-los em cerveja apenas para terem algo de beber em festas e ocasiões especiais. Como a resposta foi positiva de quem a degustava, decidiram levar a sério a tarefa e criar a marca Cinco Chagas. Com quase dois anos de experiência nesta arte cervejeira, já produziram quatro cervejas, às quais chamam as primeiras quatro chagas, divididas pelos mais comuns tipos internacionais desta bebida.

A gama das Cinco Chagas começa na Bohemian Pilsner, leve, dourada e com aroma de cereais, feita segundo as regras inventadas em 1842 em Pleze, a quarta maior cidade da República Checa. Assemelha-se ao tipo de cerveja mais produzida em todo o mundo e é ideal para acompanhar pratos leves, carne branca e comida japonesa. A Blanc é uma witbier inspirada nas produções belgas, produzida com trigo e malte de cevada. Não é filtrada e apresenta aromas de laranja, com um leve sabor picante devido às sementes de coentros usadas na preparação. Perfeita para queijos, peixes e sushi.

A coleção de cervejas continua com IPA, English India Pale Ale, que reproduz uma receita inglesa do início da colonização da Índia, no século XVIII. Tem um sabor complexo, com notas de caramelo e aromas terrosos, perfeita para acompanhar carnes bem condimentadas ou picantes, bem como queijos duros. Segue-se ainda no portefólio a Trigo, uma weissbier/hefeweizen, que se caracteriza pela espuma cremosa e pelos aromas de cravo e banana.

A já referida quinta chaga chega em breve e apresenta-se como uma American India Pale Ale, com aroma intenso de maracujá, perfeita para acompanhar com hambúrgueres, comida mexicana ou pratos com caril. Cada garrafa tem a particularidade de ter 75 cl, o que a torna perfeita para dividir com amigos a uma refeição ou, simplesmente, pelo prazer de beber uma cerveja diferente. Cada garrafa é vendida a €9. 

E Mais!
Loiras ou morenas? Artesanais para brindar no Dia Internacional da Cerveja

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook!
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.