Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Vinhos

Encontro com o vinho e sabores: o melhor da região da Bairrada

  • 333
1 / 9

2 / 9

3 / 9

4 / 9

5 / 9

6 / 9

7 / 9

8 / 9

9 / 9

Este fim de semana a vinha, o vinho, a gastronomia e o turismo da região da Bairrada estão em destaque em Sangalhos. Uma oportunidade única para provar e descobrir uma das mais dinâmicas regiões do País.

Este fim de semana a vinha, o vinho, a gastronomia e o turismo da região da Bairrada estão em destaque em Sangalhos. Uma oportunidade única para provar e descobrir uma das mais dinâmicas regiões do País.

As portas do Centro de Alto Rendimento - Velódromo de Sangalhos abrem esta sexta-feira para por à prova do grande público o que de melhor esta região do centro do país tem para oferecer. Até domingo estão em destaque produtos singulares, símbolos regionais da gastronomia, num evento onde a história será revisitada, e onde se apresentam as mais recentes produções desta região. Para degustar sem pressas, haverá os tradicionais espumantes, os vinhos tintos, brancos e rosés, e ainda as aguardentes, as águas da região. Na gastronomia o leitão da Bairrada será o atrativo principal, bem como o pão da Mealhada, os ovos-moles de Aveiro, os Amores da Curia, as queijadas de Águeda e o Folar de Vale de Ílhavo.

Ao todo são 60 os produtores que vão estar presentes no certame, com entrada grátis, e que vão disponibilizar novidades vínicas ao público, mediante a compra de um copo, ao preço simbólico de €3. Para os apreciadores, há ainda três provas comentadas de vinho, por diversos especialistas nacionais. No sábado, às 18h00, no Museu do Vinho Bairrada apresentam-se treze produções selecionadas dos melhores vinhos feitos na região, entre as colheitas de 1985 e 2011. São néctares com história e estórias para contar, que vão surpreender pela sua autenticidade, carácter e identidade e, no caso dos mais antigos, pela longevidade. Leva o nome de "Os Bairrada que fizeram história - 1985 a 2011" e pela mesa de provas vão passar exemplares raros e grandiosos, como os brancos "Frei João 1988" e o "Campolargo 2011", distinguido recentemente como o melhor branco o International Wine Challenge, ou ainda os tintos "Sidónio de Sousa 1985", "Casa de Saima Garrafeira 1990", "Quinta das Bágeiras Garrafeira 1995" e "Quinta do Ribeirinho Pé Franco 2011", entre muitos outros. Estão ainda agendadas mais duas provas. Na sexta-feira às 18h00 realiza-se o "Bairrada de Excelência – Espumantes". No domingo às 16h00 tem lugar o "Bairrada de Excelência - Brancos e Tintos".

Paralelamente à realização do 2.º "Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada" realiza-se ainda a 4.ª edição do "Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada", que vai por à prova de cerca de 20 jurados mais de 100 vinhos, todos eles certificados pela Comissão Vitivinícola da Bairrada. Neste concurso o destaque vai para a eleição do "Melhor Espumante de Baga", a casta bandeira da região, que se destaca pela originalidade e versatilidade para produzir grandes vinhos tintos e frescos espumantes brancos e rosés. Os prémios serão entregues sexta-feira pela Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

 

E Mais!

Vindimas no Douro: Das tabernas aos restaurantes vínicos

Restaurantes com vinho a copo: Harmonias perfeitas

Vinhos Verdes & Gastronomia: Harmonizações versáteis

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook!
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.