Segredos de Portugal: Arrabidine, o licor secreto da Arrábida

02 Julho 2013

Podem ser precisos 15 anos para produzir uma única garrafa de Arrabidine

    Toda a história que envolve a produção deste Licor está recheada de segredos. Não se sabe ao certo quais os ingredientes. A receita está escondida a sete chaves e até há poucas garrafas no mercado à disposição dos compradores. Certo é que estamos perante um dos maiores segredos da produção de bebidas da região de Setúbal, e que este Arrabidine é um licor único e exclusivo.

    Quando se fala desta região à beira do Sado, a bebida que povoa o imaginário de cada um é o Moscatel. Mas, reza a história, no final do Século XIX, uns monges que habitaram o Convento de Nossa Senhora da Arrábida, discretamente e longe dos olhos dos comuns dos mortais começaram a preparar uma bebida quase mística, feita à base de frutos silvestres e de outros ingredientes que só as mãos conhecedoras dos religiosos sabiam identificar e usar. Quando perseguidos, os monges levaram os segredos da produção na debandada, bem como as barricas onde produziam o licor, acabando refugiados na casa de uma família da Quinta do Anjo, que os recebeu. Foi dessa família que a fórmula quase mágica saiu para as mãos de Emídio Fortuna, patriarca dos atuais produtores que pacientemente passaram este segredo de geração em geração.

    Do que se sabe sobre o Arrabidine é que é moroso o processo de produção. Além das bagas, de origem mediterrânica e que apenas podem ser colhidas no mês de dezembro e dos ingredientes secretos, o licor fica a macerar nas barricas originais de carvalho amazónico durante, pelo menos, três anos. Sabe-se também que pode ser apreciado enquanto “branco” (€ 42), com um sabor mais frutado, ou “tinto” (€ 38), mais picante, mas igualmente agradável aos sentidos. A ajudar a compor a mística, diga-se também que só na década de 80 é que se voltou a produzir tão exclusiva bebida, sendo que a última produção deu origem a apenas 7 400 garrafas.

    Apresentado numa garrafa escura, com uma base oval e com um desenho no rótulo a evocar os mesmos monges que criaram o licor, o Arrabidine pode ser encontrado em lojas exclusivas e selecionadas. Apresenta-se como uma novidade absoluta, apesar de ser uma bebida centenária, e um dos segredos bem guardados da produção de licores da região de Setúbal.

    Conheça este e outros Segredos de Portugal com o jornal Expresso.

    Segredos de Portugal: A pensão mais pequena do mundo!

     
     

    0 Comentários inserir comentário

    Passatempos

    Passatempo: Ganhe uma noite no turismo rural Naturarte!

    Concorra até dia 14 de novembro e ganhe uma noite para duas pessoas, com pequeno-almoço!

    

    Passatempo: Ganhe convites para o filme Rio, Eu Te Amo!

    Temos para oferecer convites duplos para as antestreias de Lisboa e Porto. Participe!

    Passatempo: Ganhe guias Boa Cama Boa Mesa 2014

    Saiba como concorrer até 31 de outubro.

    Google Play Apple


    Convento da Sertã Hotel: a História renovada
    Paz de espírito
    Os restaurantes mais bonitos de Portugal: Porque os olhos também comem…
    Os mais belos
    Aliança Underground Museum: Arte debaixo da terra
    Arte e espumantes
    Vinhos: O regresso da Casa das Gaeiras
    Casa das Gaeiras