Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Opinião

"As tascas são um dos pilares da cultura e da gastronomia popular do nosso país"

  • 333

Tascas, tasquinhas, tascos, tabernas, adegas, casas de pasto, snack bars, petisqueiras, cafés, cervejarias e restaurantes. São muitas as formas de tentar agrupar os locais que apostam em servir petiscos em nome de uma arte ancestral, que teve como base um copo de vinho e algo mais para trincar porque, acima de tudo, o mais importante é o convívio e a conversa.

Neste guia “Tascas e Petiscos”, com uma seleção de mais de 350 estabelecimentos, o objetivo nunca foi escolher as melhores, mas sim, encontrar, ao longo do país, ilhas obviamente incluídas, exemplos de locais onde servir petiscos é, quase mais do que um negócio, um verdadeiro prazer, de um lado ou de outro do balcão.

Acima de tudo, este guia, dividido em sete regiões (Norte, Grande Porto, centro, Grande Lisboa, Sul, Madeira e Açores) é um elogio a todos os que mantêm viva a tradição do petisco e do convívio. Também por essa razão, este é um guia bilingue, para que todos os turistas possam, mais facilmente, conhecer este pedaço de Portugal.

Em conclusão, as tascas são um dos pilares da cultura e da gastronomia popular do nosso país, cada vez mais influenciada pelo cosmopolitismo da cozinha moderna, onde não faltam saudáveis fusões e algumas confusões.

Um agradecimento especial a todos os chefes de cozinha nacionais que aceitarem o desafio para colaborar na edição do guia "Tascas e Petiscos" by Boa Cama Boa Mesa, à venda desde sábado, dia 18 de novembro.