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Opinião

“Portugal Sou Eu”

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Artigo de opinião de Branca Pereira, da Associação Empresarial de Portugal - Órgão Operacional “Portugal Sou Eu”

O “Portugal Sou Eu” é uma convicção, uma manifestação coletiva de orgulho, uma atitude responsável, uma forma simples de fazermos a diferença no País e fazermos um País diferente.

Este é o manifesto “Portugal Sou Eu”. Uma missão, uma convicção, uma atitude, que visa mitigar a condição endógena de termos de importar uma grande parte das matérias-primas que a nossa indústria consome.

À data em que escrevo este artigo (11 de agosto) foi publicado em Diário da República o despacho que aprova a fase II do Programa “Portugal Sou Eu”. Nesta segunda fase, o programa mantém os dois princípios base: a dinamização e valorização da oferta com elevada incorporação nacional e a promoção do consumo informado.

Se é certo que com consumidores mais informados temos uma sociedade mais atenta e exigente e incentivamos as empresas a pautarem-se por padrões de excelência, também estamos a ajudar a aumentar a competitividade das empresas portuguesas.

Por via de uma maior incorporação de valor acrescentado na produção nacional, através do Selo “Portugal Sou Eu” estamos a evidenciar elementos diferenciadores como uma mais-valia competitiva para as empresas e um fator de afirmação da identidade e excelência do País, constituindo um contributo fundamental para a recuperação sustentada do crescimento económico e para a criação de emprego.

Se na sua génese, em 2012, o “Portugal Sou Eu” teve o foco nos produtos e na certificação da incorporação nacional dos mesmos, em 2015, o programa alargou a sua esfera de intervenção aos serviços, criando simultaneamente o Estatuto de Estabelecimento Aderente.

Um alargamento que permite alcançar a transversalidade da marca, integrar o setor terciário e uma inclusão vertical da cadeia de distribuição e do comércio por grosso e a retalho, como forma de potenciar o consumo dos produtos com Selo “Portugal Sou Eu”.

Tendo em conta este posicionamento, a parceria que o “Portugal Sou Eu” estabeleceu com a marca Boa Cama Boa Mesa, uma referência no setor da restauração e alojamento, foi um passo natural que ajudará a alavancar o “Portugal Sou Eu” e a fomentar sinergias.

Saiba como aderir ao "Portugal Sou Eu"