Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Arquivo

Estatuto Editorial

  • 333

O Boa Cama Boa Mesa é um guia que pretende retratar, de forma rigorosa e criativa, as melhores opções em matéria de turismo e lazer.

O Boa Cama Boa Mesa defende a liberdade de expressão e a liberdade de informar, bem como repudia qualquer forma de censura ou pressão, seja ela legislativa, administrativa, política, económica ou cultural. O Boa Cama Boa Mesa é um meio de comunicação social com convicções, mas independente de todos os poderes, manifestando esse espírito de independência também em relação aos seus próprios anunciantes.

O Boa Cama Boa Mesa entende que as publicações de natureza informativa devem ser independentes porque só assim cumprem a sua função essencial perante a sociedade. Julga, pois, que as publicações informativas não são instrumentos ou meios ao serviço de determinados objetivos, por mais louváveis que estes sejam, mas instituições autónomas através das quais os cidadãos podem, em liberdade e no pluralismo, procurar o esclarecimento de que necessitam para o exercício das suas opções.

O Boa Cama Boa Mesa considera, no entanto, que determinadas causas comuns à cidadania - como sejam a da defesa das liberdades fundamentais e da democracia, a de um ambiente saudável que não coloque em risco as gerações futuras, a da língua e do património histórico do país, a da paz e da participação plena de Portugal na União Europeia, a do incitamento à participação da sociedade civil na resolução dos problemas da comunidade - devem ser divulgadas e sustentadas, sem prejuízo do pluralismo de opinião e de conceder voz a todas as correntes, nunca perdendo nem renunciando à capacidade de crítica.

O Boa Cama Boa Mesa tem e terá presente os limites impostos pela deontologia dos jornalistas, pela ética profissional e pelo Código de Conduta dos jornalistas do Boa Cama Boa Mesa. Quaisquer leis limitadoras da liberdade de expressão terão sempre a firme oposição deste jornal.

O Boa Cama Boa Mesa sabe, que é indispensável, em cada momento, distinguir entre as notícias - que deverão ser, tanto quanto possível, objetivas, circunscrevendo-se à narração, à relacionação e à análise dos fatos para cujo apuramento devem ser ouvidas as diversas partes - e as opiniões que deverão ser assinadas por quem as defende, claramente identificáveis e publicadas em termos de pluralismo. O Boa Cama Boa Mesa toma posição através de editoriais não assinados que vinculam a posição do jornal.

O Boa Cama Boa Mesa sabe, ainda, que a seleção do material a publicar, a sua colocação nas diversas páginas, a colocação dos respetivos títulos, a ilustração com fotografias, infografias ou cartoons devem obedecer a critérios de inserção baseados na importância efetiva de cada texto e não nas convicções ideológicas ou interesses particulares de quem as escreve, escolhe ou pagina.

O Boa Cama Boa Mesa sabe, também, que em casos muito excecionais, há notícias que mereciam ser publicadas em lugar de destaque, mas que não devem ser referidas, não por autocensura ou censura interna, mas porque a sua divulgação seria eventualmente nociva ao interesse nacional. O Boa Cama Boa Mesa reserva-se, como é óbvio, o direito de definir, caso a caso, a aplicação deste critério.

O Boa Cama Boa Mesa sabe, igualmente, que a publicação insistente de determinados assuntos - do crime e do sexo às baixezas da vida política e económica - poderia aumentar a venda de exemplares, mas recusa-se a alimentar qualquer tipo de sensacionalismo que ponha em perigo o jornalismo de qualidade que sempre pretendeu fazer. Respeita, acima de tudo, os leitores e está consciente de que eles aceitam e desculpam os erros que o Boa Cama Boa Mesa comete, mas que não lhe perdoariam se, deliberadamente, por ação ou por omissão, os enganasse ou abusasse da sua boa-fé.

O Boa Cama Boa Mesa atribui prioridade absoluta à coerência que historicamente lhe tem permitido ser um projeto ganhador e de referência, independentemente de quem sobe e de quem desce do poder.

O nosso maior trunfo é a reputação de grande qualidade e independência do Grupo Impresa. Tudo faremos para a fortalecer.