Borlas: Eventos com entrada livre - Porto e Norte!

18 Setembro 2012

Dezenas de atividades de cultura e lazer de entrada livre estão à sua espera na zona Norte. Aproveite, é de graça!

    É a norte que resiste uma vibrante Capital Europeia da Cultura, recheada de eventos gratuitos. Mas não é só em Guimarães que é possível usufruir das melhores atividades à borla. Veja tudo o que pode fazer sem gastar um cêntimo entre os dias 19 e 25 de setembro!

    Kinergia no Palácio de Cristal
    Este sábado, vá passar o dia ao Palácio de Cristal e dedique-se às atividades de inspiração oriental que aqui acontecem, para miúdos e graúdos. Reiki, meditação zen, concertos meditativos, bonsai, caligrafia japonesa, origami, pintura, tai chi, judo, livraria temática e várias atividades para crianças podem ser experimentadas entre as 10h00 e as 20h00 no Jardim Romântico do Palácio de Cristal. A participação é livre!

    Tempo para renascer em Guimarães
    Tempo para Renascer” é um espetáculo de rua pelos La Fura Dels Baus que tem início marcado para as 22h00, do dia 22 de setembro, no Campo de São Mamede. São convidados especiais para este quarto capítulo o Centro Maschere e Strutture Gestuali de Donato Sartori e Paola Piizzi, que desenvolveu o conceito de "máscara urbana" e o projeto "7 mil milhões de Outros" do realizador francês Yann Arthus-Bertrand, um projeto monumental iniciado em 2003 e que ainda se encontra em execução. São perto de 6000 entrevistas realizadas em todas as partes do mundo sobre temas universais para demonstrar como os homens são fundamentalmente iguais nos seus desejos e na sua imaginação. Parece quase como uma coisa óbvia, mas a cada dia é esquecido. O espetáculo será encerrado pelo concerto dos Melech Mechaya. Ainda neste dia, na vibrante Capital Europeia da Cultura, inaugura a instalação Refraction (you), no Paço dos Duques. Conheça toda a programação, incluindo a gratuita, no site Guimarães Capital Europeia da Cultura.

    Fotografia na antiga Cadeia da Relação
    Há novas exposições para ver no Centro Português de Fotografia. Três diferentes abordagens, todas elas captando o mundo através do olhar clínico da fotografia, estão aqui patentes e podem ser vistas gratuitamente entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 15h00 e as 18h00, de terça a sexta-feira, e aos sábados, domingos e feriados das 15h00 às 19h00. Uma exposição de fotografia de Aurélio da Paz dos Reis, fotógrafo portuense e introdutor do cinema em Portugal que chegou a estar preso no Edifício da Ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto; a exposição Entre Margens, resultado de uma intervenção artística nos centros históricos de várias cidades da Região do Douro e a mostra "Sossego City", fotografias de Ana Miriam, estão aqui patentes até dezembro. Já 'Casas de Brasileiro', de Júlio de Matos, retrata a arquitetura de diversas residências da elite endinheirada espalhadas pelo Brasil e está patente até dia 12 de fevereiro.

    Imagens do vinho do Porto: rótulos e cartazes
    Também é de imagens que trata a exposição Imagens do vinho do Porto: rótulos e cartazes, mas desta vez são de um ícone da cidade, o vinho mais conhecido do mundo. A exposição, da responsabilidade do Museu do Douro, pretende elucidar o visitante sobre a importância da embalagem, marca e cartaz do vinho do Porto, contextualizando emocionalmente o consumo, mas também despertá-lo para a necessidade de uma linha que caracterize a imagem genérica do vinho do Porto e lhe dê identidade enquanto produto, facilitando assim a sua comunicação. A mostra está patente na Reitoria da Universidade do Porto até 26 de outubro.

    Inaugurações simultâneas em Miguel Bombarda
    A festa, a animação e a arte tomam conta da Rua Miguel Bombarda, no Porto, em dia de inauguração de novas exposições nas suas muitas galerias. O prazer das compras na rua mais alternativa da Invicta alia-se à arte exposta a cada esquina e a muita animação fora de portas. Para apreciar este sábado, 22, a partir das 16h00.

    Magia em Coimbra
    Coimbra acolhe até dia 23 de setembro o Festival Internacional de Magia de Coimbra - Encontros Mágicos, que agrega uma mão cheia de artistas, espetáculos e atividades. Embora a maioria das atividades seja paga, todos os dias enquanto decorre o festival há sessões de magia de rua, em diversos pontos da cidade. Saiba tudo no site da Câmara Municipal de Coimbra.

    Cinema gratuito para os mais novos
    No Parque Nascente, o cinema de animação aos domingos é gratuito para as crianças (e dois acompanhantes adultos). Embora gratuita, a entrada está limitada ao número de lugares disponíveis e os pais devem fazer a reserva prévia durante a semana, no quiosque de informações do piso 0.  Este domingo exibe-se o filme Happy Feet 2, às 10h30. Mais informações no site do Parque Nascente.

    Porto Sunday Sessions
    É de aproveitar. Até ao final de setembro, ao domingo e ao pôr-do-sol, diversos espaços verdes da cidade do porto acolhem o Porto Sunday Sessions. A próxima sessão acontece no Parque da Cidade do Porto entre as 17h00 e as 21h00 e está a cargo dos Salto.

    Festival do Livro no Palácio de Cristal
    Organizado pela Fábrica de Escrita, o 1.º Festival do Livro decorre este fim de semana, dias 21, 22 e 23, no Palácio de Cristal, no Porto. Feira do livro, descontos, alfarrabistas, cinema, poesia, concertos, teatro, oficinas para crianças e bebés, de tudo isto e muito mais de faz esta celebração.  

    Workshops gratuitos em Coimbra
    A pensar no bem-estar e comodidade dos visitantes que escolhem o Dolce Vita Coimbra como local para estudar, o Centro Comercial acaba de renovar o “Dolce Espaço”, localizado no piso 4. Este espaço será palco de conferências e palestras ao longo do ano, iniciando a programação já em setembro. Dia 12, a partir das 18h00, tem lugar mais uma sessão das “Conversas com Barriguinhas”. A moda e a imagem são outros temas abordados na programação de setembro do “Dolce Espaço”. No dia 20 de setembro, pelas 18h00, a Black at White promove o workshop gratuito intitulado “O que é a moda”, seguindo-se no dia 27 de setembro a sessão “O que vestir e em que ocasião”? O Dolce Espaço encontra-se aberto de domingo a quinta-feira, das 8h30 às 23h00, e sexta-feira, sábado e vésperas de feriado, das 8h30 às 24h00.

    Workshop Facebook e Marketing em Viseu
    A Galileu apresenta esta sexta-feira, na loja Fnac de Viseu, pelas 18h30, um Workshop Facebook e Marketing. O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas a nível mundial, sendo um componente de qualquer estratégia de Marketing Digital. Esta oficina mostra de que forma o Facebook pode promover o seu negócio, através das ferramentas que disponibiliza especificamente para empresas.

    Fotografia Subaquática de José Rollo
    De 14 a 29 de setembro na Sala de Âmbito Cultural, Piso 6, do El Corte Inglés de Gaia Porto, aprecie a exposição "Underwater Views" de José Rollo, que desde 2003 se dedica à Fotografia Subaquática.

    Cinema na Lusófona
    Todas as quartas-feiras, pelas 18h00, há cinema na Lusófona. Este é já o 11º Ciclo, desta vez dedicado ao tema O Real e a Verdade. Os filmes são sempre exibidos na Sala de Atos da Universidade Lusófona do Porto. Mais informações no site da Universidade Lusófona.

    World Press Cartoon em S. João da Madeira
    A edição de 2012 dos melhores “cartoons” de todo o mundo está exposta na Biblioteca de S. João da Madeira. Esta conceituada exposição internacional de “cartoons” estará patente em S. João da Madeira até 12 de outubro, mostrando caricaturas, “cartoons” editoriais e desenhos de humor que fazem a história de todo um ano. São olhares de diferentes culturas, obras em que os autores retratam e criticam o andar do Mundo com uma acutilância muito própria. A mostra estará aberta ao público na sala polivalente da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, de segunda-feira a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h30, e aos sábados, entre as 10 e as 13 horas. A entrada é livre.

    Exposição e Mapa/Roteiro no Porto
    O Palácio da Bolsa, o Aeroporto e o Metro do Porto acolhem uma exposição que apresenta em suporte vídeo, dos 20 projectos que integram a Seleção "RESPECT FOR ARCHITECTURE, Porto 2012" em resultado da 1ª seleção feita no país destinada a divulgar um conjunto de obras no âmbito da oferta Turística, construídas na cidade do Porto, que preservem e respeitem a qualidade arquitetónica. Com entrada livre, estará patente nestes diferentes espaços da cidade Invicta até 5 de outubro. 

    Snoopy Parade no Cidade do Porto
    A Snoopy Parade está no Shopping Cidade do Porto que vai ter em exposição, até 24 de setembro, 11 estátuas desta mítica personagem. Além de visitar a mostra, o público pode votar na sua estátua favorita, já que o Shopping vai adquirir a mais votada. A escolha do público acontece até 24 de setembro, e o valor reverterá a favor do projeto Escolas para África, da Unicef.

    O Cinema Vai à Vila em Guimarães
    Numa ação promovida pelo Cineclube e Guimarães, a Capital Europeia da Cultura leva o cinema a nove vilas vimaranenses, até outubro. As sessões decorrem às sextas e sábados, em espaços públicos das vilas de Pevidém, Moreira de Cónegos, Brito, Ronfe, Serzedelo, Taipas, S. Torcato, Lordelo e Ponte. "Drive - Duplo Risco", "Super 8" e "Cavalo de Guerra" são algumas das películas com exibições agendadas para as próximas semanas, com início marcado para as 21h30. Conheça o programa completo no site de Guimarães Capital Europeia da Cultura.

    Tardes com cultura no Museu de Aveiro
    São diversas as visitas guiadas pelo património natural e cultural das diferentes freguesias do concelho de Aveiro, sob temáticas que vão desde a história, à flora e à geologia locais. Organizadas pelo Museu da Cidade de Aveiro em parceria com a ADERAV – Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro, destinam-se a todos os interessados e prolongam-se até ao dia 26 de outubro. Mais informações no bloque do Museu de Aveiro.

    Ponto de Fuga em S. João da Madeira
    A exposição Ponto de Fuga/Vanishing Point estará patente na Galeria dos Paços da Cultura de S. João da Madeira. Fruto de uma seleção de obras pertencentes à Coleção da Fundação de Serralves que utilizam a fotografia, o cinema e o vídeo como suporte dos processos criativos dos artistas representados, a mostra pode ser vista até 11 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 20h00, e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h30. As obras expostas exemplificam alguns dos programas conceptuais das últimas quatro décadas da experiência artística contemporânea: a relação entre Arte e Paisagem, a auto representação, ou a crítica dos modelos sociais. Cada tema é uma pista para a descoberta da individualidade de cada obra.

    Fado vadio, fado menor
    Prepare-se! Este verão, o Fado vai ecoar pelas ruas da cidade do Porto. Todos os sábados, até 22 de setembro, e sempre com entrada livre, deixe-se encantar pela canção que já é Património da Humanidade. Tome nota na agenda, que o fado começa a ecoar a partir das 16h00.

    Coleção Egípcia da Universidade do Porto
    Até ao final do ano está patente, na Reitoria da Universidade do Porto, uma exposição que reúne a coleção de cem peças oferecidas à Universidade no início do século XX e que, para além da sua raridade e valor, permitem conhecer melhor a história de tão importante civilização antiga. Para ver de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00.

    100 anos de Jorge Amado na UMinho
    Até setembro a Biblioteca Pública de Braga promove a exposição "100 anos de Jorge Amado (1912-2012)", na galeria do salão medieval da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga. A mostra bibliográfica e documental apresenta o percurso literário do autor e os reflexos da sua obra em Portugal, patentes em diversos relatos na imprensa e em publicações da especialidade, e, por outro lado, apresenta a sua ligação à cidade de Braga, de que é exemplo a participação na abertura da Feira do Livro em março de 1993. A mostra tem entrada livre.

    Fotografia no Centro Gerardo Rueda
    A exposição Fotografia na Colecção Rueda está patente até dia 30 de setembro no CAM – Centro de Arte Moderna Gerardo Rueda, em Matosinhos. Jaime Gorospe, Javier González Porto, Moises Fernández Acosta assinam os cerca de cem trabalhos aqui expostos. A entrada na exposição é paga (3,50 euros), exceto ao domingo, dia em que pode aproveitar para a visitar gratuitamente, entre as 13h00 e as 19h00.

    Matemática e Natureza em Coimbra
    “IMAGINARY – Matemática e Natureza” ou como as equações matemáticas se transformam em belas imagens é a exposição patente durante o verão, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Descobrir a geometria e a álgebra na diversidade de formas da natureza de forma lúdica, é o objetivo desta exposição, que estabelece uma ligação interativa entre a matemática e as formas que se encontram na natureza. A exposição convida o visitante a descobrir as equações matemáticas que estão na origem de formas geométricas, desenhadas em computador por matemáticos e artistas, e que lembram limões, corações ou animais, entre outros. Num segundo passo, pequenos e graúdos são levados a reinventar essas imagens através de um software interativo. Para ver e participar no Museu da Ciência. Mais informações no site da exposição Imaginary.

    Acompanhe o escape.pt no Facebook!

    *Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.

     
     

    0 Comentários inserir comentário

    Passatempos

    Passatempo: Ganhe bilhetes para o Festival de Humor Solrir!

    Temos 10 convites diários duplos para oferecer. Concorra até dia 29 de dezembro! 

    Saiba quem ganhou convites para o Ciclo de Cinema Israelita!

    Parabéns aos vencedores de convites duplos para o Ciclo de Cinema Israelita!


    Google Play Apple


    Quartos com lareira: Um convite ao romantismo
    Escapadinhas...
    O Bacalhau e o Natal, uma tradição feliz e saudável!
    Bacalhau tradicional
    À descoberta de Ponte da Barca
    Do Lima à serra
    Gastronomia e vinhos: Livros com sabor para o Natal