Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Feira do Alvarinho: Brindar ao vinho verde em Monção

  • 333

Berço do Alvarinho, Monção celebra este néctar singular durante três dias. Gastronomia regional, produtos tradicionais, música e muito Alvarinho animam a festa de 29 de junho a 1 de julho.

É um vinho singular que tem em Monção seu berço. Todos os anos a terra dedica-lhe um fim-de-semana inteiro de festa em que não só se provam os néctares como esta casta peculiar de vinho verde se faz acompanhar dos bons petiscos da região. Queijos, fumeiro, doces e outros produtos tradicionais estão disponíveis para provar e também levar para casa.

O Alvarinho é a grande estrela da festa, bem instalada, este ano, no Parque das Caldas, durante três dias - entre 29 de junho e 1 de julho - bem recheados de provas de vinho, conferências temáticas e animação musical.

Em 2018 participam 29 produtores de vinho Alvarinho, 20 tasquinhas com produtos tradicionais, fumeiros, queijos e doçaria e ainda duas dezenas de expositores de artesanato.

À mesa ganha também protagonismo o “Cordeiro à Moda de Monção”. O prato típico de Monção, conhecido localmente como “Foda à Monção” é pré-finalista do concurso nacional “7 Maravilhas à Mesa”, e um dos protagonistas da Feira do Alvarinho.

Espaço lounge, outro só para crianças, sala de provas e área para workshops de culinária compõem o certame.


No que respeita à animação, além dos bombos, concertinas, cavaquinhos, folclore e charangas galegas, destaca-se ainda a presença de grupos musicais e animadores conhecidos do grande público. Ao longo dos três dias, as tardes serão preenchidas com conferências temáticas, provas de vinho, workshops de culinária e atuação de agrupamentos folclóricos. As noites iniciam-se com animação de rua (charangas), continuando, pela noite dentro, com os Dj`s Nuno Luz e Ana Isabel Arroja, da Rádio Comercial, media partner do evento.

Logo na sexta feira há workshop de culinária “Com as mãos na massa” com o chefe Hugo Filipe Martins, pelas 17h30. Às 19h00 começa uma conversa com a especialista Maria João de Almeida sobre “Alvarinhos da sub-região de Monção e Melgaço com idade”, que inclui prova de alguns néctares. A noite é animada por rancho, charanga e Djs até de madrugada.

Sábado a festa começa cedo. Pelas 11h00 há workshop para crianças sobre “Aromas e sabores da nossa terra”, passeio de BTT, lanche saudável, um workshop para famílias a partir das 16h00 e, claro, muita animação durante todo o dia e noite fora.

No domingo, a festa começa pelas 10h00, novamente dedicada às famílias, logo pela manhã, que podem ficar a saber mais sobre os produtos da terra, e, a partir das 13h00, canta-se o fado. A harmonização dos vinhos desta sub-região com os sabores locais é tema de uma conversa a ter lugar pelas 13h30, com João Paulo Menezes e, pelas 17h00, é tempo de falar de enoturismo com Madalena Vidigal. Tudo acompanhado dos néctares da região e muita animação musical que se prolonga até às 20h00.
Conheça o programa completo na página de Facebook da Feira do Alvarinho de Monção 2018

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!