Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

São João para crianças: Dá cá um balão para eu brincar!

  • 333

Este sábado celebra-se a noite mais esperada do Porto e arredores. Mas porque o São João é para todos, os mais pequenos também têm muita festa para aproveitar. Saiba como celebrar as festas de São João com as crianças também à luz do dia!

Carrosséis pela cidade
Boavista, Fontaínhas, Miragaia e Foz são pontos nevrálgicos da festa de São João e aqui não faltam carrosséis e diversões que deixam os mais pequenos em pulgas! A roda gigante da Rotunda da Boavista é ponto de passagem obrigatório, mas no centro desta rotunda encontra também carrosséis, carrinhos de choque, matraquilhos e farturas. As diversões mantém-se até dia 25 de junho (Alameda das Fontainhas), 1 de julho (Avenida da Boavista e Largo do Calém, Lordelo), e 8 de julho (Avenida D. Carlos I, Foz), diariamente entre as 14h00 e as 23h00, à sexta-feira até à 1h00, aos sábados, domingos e vésperas de feriados das 10h00 à 1h00. Na noite de São João, só encerram às 6h00.

PortoCartoon
Na sua 20ª edição, o tema do PortoCartoon é em 2018 'Limpar o Planeta’. No evento organizado pelo Museu Nacional de Imprensa, a mostra de desenho humorístico transpõe as portas do Museu (Estrada Nacional 108, Porto. Tel. 22 530 4966) onde estão expostos os desenhos vencedores deste ano - o vencedor do Grande Prémio, o artista croata Nikola Listes, o 2º Prémio Agim Sulaj (Itália) e os 3ºs Prémios (ex-aequo) atribuídos a Cau Gomez (Brasil) e a Mahboubeh Pakdel (Irão). A festa estende-se pela cidade: Centenas de desenhos mostram-se na Rua do PortoCartoon, nos Clérigos, e na Festa da Caricatura, na Estação de S. Bento, no dia 23 de junho, das 15h00 às 18h00. O Via Catarina Shopping acolhe ainda outra exposição, do 44.º Salão de Piracicaba (S. Paulo), a partir do dia 22 de junho.

Concurso de martelinhos
A exposição final do sétimo Concurso de Martelinhos de São João, está patente no Palácio das Artes (Largo São Domingos, 19, Porto) até dia 30 de junho. A mostra apresenta 112 versões diferentes dos martelos sanjoaninos, um dos grandes símbolos da maior festa popular do Porto. Entre os modelos expostos, encontram-se homenagens a figuras da cidade, ilustrações da gastronomia local, evocações aos turistas, a costumes bairristas ou a ícones tradicionais e culturais portuenses. A entrada é livre.

Oficinas na Casa do Infante
A lenda dos tripeiros” e “Heróis do Mar” são as três oficinas disponíveis, até dia 29 de junho, na Casa do Infante (Rua da Alfândega, 10, Porto). De participação gratuita, destinam-se a crianças entre os 7 e os 10, a primeira e até aos 12, a segunda, e prometem dar a conhecer boa parte da história das gentes do Porto e das tradições da cidade. Para crianças com necessidades especiais, a oficina “Entro no Quadro e experimento sonhar” decorre também até 29 de junho. Todas funcionam de terça a sexta e requerem inscrição prévia pelo Tel. 222 060 423.


Fogo de artifício nos céus da cidade
Normalmente encanta miúdos e graúdos: O fogo de artifício, lançar a partir do rio, celebra a noite de São João e faz parar Porto e Gaia à meia-noite. Este sábado, 23, às 12 badaladas, os olhos fixam-se no céu para ver um espetáculo acompanhado de música que, ano após ano, é sempre diferente.

Regata de Barcos Rabelos
É uma ‘corrida’ de rara beleza esta que junta no Douro os barcos outrora utilizados para transportar as pipas de Vinho do Porto entre o Douro e as Caves de Vila Nova de Gaia. O percurso inicia-se no Cabedelo e tem como meta a Ponte Luíz I. Nas margens não faltam pontos ideais para assistir à competição que envolve 19 embarcações e começa às 12h30. Saiba mais no site da Confraria do Vinho do Porto.

Quadras de São João no Mar Shoping
No Domingo, 24 de junho, Dia de São João, o padroeiro do Porto serve de inspiração para um ateliês de poesia e criação de quadras alusivas à festividade. Os dominguinhos deste dia 24, a decorrer entre as 11h00 e as 12h00, no corredor de Moda Infantil do MAR Shopping Matosinhos:
Tira uma palavra
À solta numa caixa!
Cria uma rima,
Vais ver que tudo encaixa!

Porque é S. João,
Nos “Dominguinhos”,
Poesia vais aprender.
E no dia 24 de junho,
Quadras vão “chover!”

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!