Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Guia Boa Cama Boa Mesa 2018: as grandes estreias do ano

  • 333

Anantara Vilamoura Algarve Resort

Sven Ellsworth

15 anos depois da primeira edição, o Guia Boa Cama Boa Mesa, já à venda desde sexta-feira (pode também encomendar na Loja Expresso), afina os critérios de avaliação e assume 2018 como o “novo ano zero” com a apresentação de uma nova estrutura de premiados. Passa a haver três categorias móveis – Prata, Ouro e Platina – e, por isso, os alojamentos e restaurantes que atingirem qualquer uma delas terão de lutar para subir e/ou para não descer de escalão. Este novo critério contribuirá para que a mobilidade obrigue a fazer melhor. E é isso que se pretende.

A categoria Chave de Ouro ganha, esta edição, mais um vencedor, o Anantara Vilamoura Algarve Resort, que assinala uma grande mudança com a entrada do Minor Group à gestão do hotel, que chegou a ser premiado pelo Guia Boa Cama Boa Mesa com a Chave de Ouro, entre 2010 e 2014, na altura como Tivoli Victoria.

Anantara Vilamoura Algarve Resort
Com 280 quartos e suítes, o Anantara Vilamoura Algarve Resort diferencia-se pelo luxo e requinte e por tornar a estada memorável com as experiências que disponibiliza. Pode praticar golfe ajudado por um guru, ir com o chefe conhecer o centro histórico de Loulé e comprar produtos no mercado para depois os cozinhar (via Spice Spoons), pedir um chã no quarto e até passear de tuk-tuk pela zona. Não precisa de se levantar da espreguiçadeira para escolher o peixe do almoço no novo restaurante Ria, junto à piscina exterior. O Spa é um oásis: tem seis salas de tratamento, piscina, sauna, banho turco e duche Vichy. Para casar fine dinning e bons vinhos, jante no EMO. Lembre-se do fabuloso pequeno-almoço e do seu croissant butler!
Avenida dos Descobrimentos, Vilamoura. Tel. 289 317 000

A atribuição do prémio Chave de Prata apresenta duas novidades inauguradas em meados de 2017: o FeelViana Hotel, em Viana do Castelo, e o Sapientia Boutique Hotel, em Coimbra. A lista de estreantes fica completa com outros quatro alojamentos, de entre os quais o Torre de Palma Wine Hotel, eleito Melhor Turismo Rural de 2014 pelo Guia Boa Cama Boa Mesa.

FeelViana Hotel
Foi construindo em tempo recorde – 11 meses – e abriu em 2017, junto à Praia do Cabedelo. O FeelViana Hotel Assume-se como “o primeiro sport hotel em Portugal” e consegue o melhor de vários mundos. É um santuário para os amantes de atividades desportivas, náuticas e terrestres, aproveitando as excecionais condiciones de Viana do Castelo (mar, rio e montanha). Realce para as zonas de estar cheias de conforto, as varandas voltadas para o pinhal e o mar, 46 quartos e nove bungalows, para dormir entre as árvores e com mais privacidade. O Spa vem com piscina interior, sauna, banho turco, ginásio, ioga e tratamentos naturais e à base de algas.
Rua Brás de Abreu Soares, 222, Praia do Cabedelo, Viana do Castelo. Tel. 258 330 330

Luz Charming Houses
A escassa distância do Santuário de Fátima, mas suficientemente afastado para conseguir garantir um mundo de paz e serenidade, a partir dos portões entra-se no universo de Ana Alves e Pedro Silva, um jovem casal que fez questão de voltar à sua terra para a elogiar a partir de um projeto que não se esgota no alojamento. No Luz Charming Houses há ainda uma horta biológica e a premiada piscina construída com blocos de pedra talhadas no local. A Mãe Casa é a parte central do hotel, com uma área de lazer, a receção e ainda um local especial onde todos podem deixar o seu “coração”. As 15 casas, de varias tipologias, são decoradas com uma elegância inesperada. Deixe-se levar pelo espírito que faz das Luz Charming Houses um projeto único no país.
Rua Principal, 78, Moimento, Ourém. Tel. 249 532 275

Memmo Príncipe Real
“Luxo confortável”. É desta forma que os responsáveis pelo mais recente dos três hotéis do Grupo Memmo de nem esta unidade, discretamente instalada no Príncipe Real. Um arco das acesso a este espaço cosmopolita, inaugurado no outono de 2016, com uma vista magnífica sobre Lisboa. Recuperou-se um edifício devoluto e, graças a uma excelente abordagem arquitetónica, encaixou-se o hotel na colina, e equiparam-se, com pormenores de design, conforto e serviço personalizado, 41 quartos e suítes. Atente nas ligações a D. Pedro V, o verdadeiro Príncipe Real, e aproveite o terraço do Memmo Príncipe Real, com um bar e uma pequena piscina. Vasco Lello lidera o restaurante, com inspirações dos quatro cantos do mundo, a partir da cozinha portuguesa.
Rua D. Pedro V, 56 J, Lisboa Tel. 219 016 800

Pousada de Lisboa - Praça do Comércio
Na movimentada e central Praça do Comércio, esta unidade, classificada como Monument Hotel e integrada no portefólio da Small Luxury Hotel of the World, continua a ser um segredo que merece ser usufruído. A grande mudança desde a inauguração foi a integração do restaurante RIB Beef & Wine, dedicado às carnes, em ambiente descontraído, que, de certa forma, contrasta com a solenidade do local. Por ser ainda quase secreta, poucos percebem que no interior a Pousada de Lisboa - Praça do Comércio guarda 90 quartos e um Magic Spa, com piscina interior, sauna e salas de tratamentos, e ainda um deck para os dias de sol. O serviço de concierge eleva os padrões de serviço.
Praça do Comércio, 31-34, Lisboa Tel. 210 407 640

Sapientia Boutique Hotel
Nasce da reconstrução de três edifícios, na zona nobre de Coimbra, paredes meias com a Universidade e a zona alta da cidade. O Sapientia Boutique Hotel tem 22 quartos, espaçosos, todos decorados de forma simples, onde livros, autores e a língua portuguesa assumem papel relevante. Os quartos receberam o nome de Eça de Queirós, Luis Vaz de Camões, Mário de Sá Carneiro, Cesário Verde e Fernando Pessoa, do igualmente imortal Miguel Torga, sem esquecer Antero de Quental ou Fernando Namora. Cada detalhe de ligação a um dos mestres da língua portuguesa transforma a pernoita num autêntico evento cultural.
Largo Augusto Hilario, 9, Coimbra Tel. 239 151 803

Torre de Palma Wine Hotel
Na verdade, a quinta já existia há vários séculos, mas a sua transformação em empreendimento turístico de 5 estrelas só aconteceu em 2014, com a divisão do espaço em 19 luxuosas unidades de alojamento (entre suítes independentes, um loft e uma suíte principal), onde convivem harmoniosamente móveis de design com peças de antiquário e objetos tradicionais. Para além das atividades relacionadas com o vinho, uma das principais atracões do Torre de Palma Wine Hotel, há muito para fazer, desde a visita à capela, transformada numa moderna obra de arte, a passagem pela loja de produtos endógenos e, claro, a subida à torre, de onde se pode avistar a propriedade e acompanhar o pôr do sol com um copo de vinho na mão.
Herdade de Torre de Palma, Vaiamonte, Monforte. Tel. 245 038 890

Velhos conhecidos do Boa Cama Boa Mesa e presenças assíduas nas páginas do guia, estreiam-se, este ano, na lista de restaurantes premiados com o Garfo de Prata:

A Cozinha Por António Loureiro
No restaurante A Cozinha Por António Loureiro escolhe-se entre a carta e um menu de degustação: o Tradição, de abordagem consensual e segura; o Momentos, mais contemporâneo e aberto às novas técnicas e à experimentação, ou um menu de Estação, que é uma oportunidade para ir conhecendo, sazonalmente, sabores como a trufa, varias expressões de caça ou a riqueza do fumeiro. Não se é indiferente à luz da lula cheia, uma ponte que liga aos ingredientes naturais contrastes e novas técnicas. Ou ao bacalhau no borralho, com o chouriço de cebola de Ponte de Lima a dar o efeito da cinza e o chefe a “reconstruir” um curioso tomate. Serviço de sala exemplar e muitos vinhos DOC reservas e a copo.
Largo do Serralho, 4, Guimarães. Tel. 253 534 022

Restaurante Noélia
Noélia Jerónimo nasceu com mão para a cozinha (e que doceira ela também é!) e deixou-se levar por esta paixão, aprendeu e continua a aprender e quer sempre experimentar. No Restaurante Noélia, que ganhou nos últimos anos o devido enquadramento de vinhos e uma mais confortável amesendação, continuam a ser servidos os clássicos que lhe deram fama, como as pataniscas de polvo com arroz de coentros, a açorda ou a canja de amêijoas da ria Formosa. Mas Noélia vai mais longe e, graças ao seu esforço diário, trabalha produtos locais como ninguém em pratos criativos e que enchem a alma: ceviche de ostras do Moinho dos Ilhéus, salmorejo com muxama de atum, arroz de limão com corvina e amêijoas e arroz de carabineiros com espargos. Reserve sempre antes de ir.
Avenida Ria Formosa, Edifício Cabanas-Mar, Cabanas de Tavira. Tel. 281 370 649

Euskalduna Studio
Só há 16 lugares, à mesa ou ao balcão, e é atrás do balcão que a magia acontece. Este é o surpreendente laboratório de cozinha do chefe Vasco Coelho Santos, que passou pelo País Basco e Catalunha antes de abrir o Euskalduna Studio. O menu tem 10 momentos, com ofertas pelo meio, como a tainha com escabeche e também os citrinos, em que se pode pegar e conhecer as frutas antes de as saborear na pré-sobremesa. A carta é sazonal e muda todas as semanas. A excelência na técnica e a pesquisa revelam-se em pratos como a lula, em que o dashi pode levar katsuobushi produzido pela equipa, ou ainda a cavala, que é curada só em sal e vem fria ao lado de uma espuma quente e gin.
Rua de Santo Ildefonso, 404, Porto Tel. 935 335 301

Taberna Ó Balcão
A esta distância, parece que foi noutra vida que Rodrigo Castelo abandonou a profissão ligada à informação médica e vestiu uma jaleca pela primeira vez. Até porque, percebe-se ao provar qualquer petisco de que é autor, este é um cozinheiro de mão-cheia e que este é o ambiente onde se sente bem. Mas será também redutor dizer que Rodrigo Castelo é só isto. É também um entusiástico estudante da região, que percorre a lezíria à procura de pequenos produtores, que convence, em alguns casos, a regressar ao passado, e outros a chegar mais depressa ao futuro, com criações arrojadas, novos tipos de enchidos ou outras experimentações, sem nunca perder o norte, que aqui se deve ler o sabor. O menu regular da Taberna Ó Balcão divide-se em cinco ou sete tempos, podendo ir aos 13, mediante marcação previa.
Rua Pedro de Santarém, 73, Santarém Tel. 243 055 883

(Texto adaptado do artigo publicado no Expresso Diário de 29/03/2018)

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!