Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: festeje o fim de semana de São Martinho sem gastar um cêntimo!

  • 333

Tome nota na sua agenda e prepare um fim de semana divertido a custo zero.

Por este dias (entre sexta-feira, dia 10, e domingo, dia 12 de novembro), vai encontrar castanhas, vinhos e petiscos em diversos eventos, de entrada gratuita, espalhados por todo o país. Concertos, exposições, bailes, corridas e até um passeio de tuk-tuk, prometem animar este fim de semana. Espreite as sugestões Boa Cama Boa Mesa para não ficar por casa.

Festa da Castanha
Este fim de semana, o Jardim das Amendoeiras, no Palácio dos Acipestres (Linda-a-Velha) festeja o Magusto com uma Festa da Castanha. Para esta iniciativa estão prometidas diversas iguarias relacionadas com a castanha
. O programa conta com bailes, ranchos, coros e um magusto permanente num assador gigante. Hoje, dia 10 de novembro, e amanhã, sábado, a Festa da Castanha abre às 15h00 e encerra às 23h00. No domingo, dia 12, o início está marcado para as 15h00 e encerra às 21h00.

O pão de castanhas no Moinho de Armação
O Moinho de Armação, em Alcabideche, abre as portas neste domingo, dia 12 de novembro, para mais uma oficina do pão. Desta vez o pão que vai ser feito é de castanhas. Entre as 9h30 e as 13h00, pode celebrar o São Martinho e ficar a conhecer o funcionamento do moinho. Aproveite também e espreite a exposição permanente sobre os moinhos de Cascais que fazem parte do património da cidade.

Magusto no Seixal
Amanhã, 11 de novembro, o São Martinho vai ser comemorado no Seixal e na Amora, entre as 15h00 e as 18h00. A música tradicional, as castanhas assadas e a água-pé não vão faltar nesta tarde de Magusto. No Seixal, a animação está marcada para o Núcleo Urbano Antigo, na área exterior envolvente ao Posto Municipal de Turismo. Já na Amora, o ponto de encontro é na zona ribeirinha, junto ao coreto. Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Seixal, em parceria com a Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal.

Provas de vinhos
Para comemorar o Dia Europeu do Enoturismo, a Casa Agrícola Alexandre Relvas preparou um programa que inclui visitas e provas de vinho gratuitas. No domingo, dia 12 de novembro, a Adega da Herdade da Pimenta, em São Miguel de Machede, perto de Évora, vai ter, entre as 11h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 17h00, quatro momentos de visita e prova de vinhos de castas portuguesas (vinificação em talha e vinho biológico) da colheita deste ano. Na herdade, as visitas são feitas à medida de cada visitante, satisfazendo todas as exigências, do mais leigo ao mais profundo conhecedor.

“Attero” de Bordalo II
A exposição “Attero”, de Bordalo II, vai estar aberta até 26 de novembro, de quarta-feira a domingo, entre as 14h00 e as 20h00. Amanhã, dia 11, conta com uma visita temática, às 16h00, guiada por João Farinha, biólogo de Recursos Faunísticos e Ambiente. No domingo, dia 12, às 16h00, está planeada uma tertúlia sobre “Lixo Marinho”. “Attero” é um termo latim, que significa “desperdício”, e dá nome à primeira grande exposição a solo de Bordalo II. O artista critica a sociedade consumista atual e a exploração abusiva dos recursos naturais, utilizando lixo, como já é prática da sua arte, para construir peças de animais. Ao todo, a exposição é composta por cerca de 30 peças que estão num armazém em Beato (Rua Xabregas, 49), duas na rua do armazém, uma na Avenida 24 de Julho e uma no Cais do Sodré.

Música ao vivo na FNAC
Os palcos da FNAC recebem, este fim de semana, mais uma série de showcases. A fadista Cuca Roseta promete deslumbrar com a apresentação do seu novo álbum, “Luz”, na FNAC Colombo. A atuação está marcada para domingo, dia 12 de novembro, às 17h00. O projeto de música eletrónica Daily Misconceptions vai à FNAC Coimbra, no dia 12 de novembro, pelas 17h00. Mas as atuações não ficam por aqui. Offtime, uma banda de rock alternativo, toca na FNAC Viseu, amanhã, dia 11, pelas 21h00. Vanessa Sassine, cantora e compositora luso-brasileira e libanesa apresenta o seu novo projeto, “Do Mundo”, na FNAC NorteShopping, amanhã (dia 11) pelas 18h00 e no dia seguinte, 12 de novembro, na FNAC Santa Catarina, às 17h00.

Festival de Sopas em Montemor-o-Novo
Entre hoje e domingo, decorre o Festival de Sopas no Pavilhão de Exposições de Montemor-o-Novo. Da Sopa de peixe à Canja de Galinha, vai encontrar mais de 50 sopas e duas dezenas de restaurantes. Durante o evento a Banca de Vinhos de Montemor vai estar presente com happy hours, workshops e provas de vinhos. No sábado, 11 de novembro, conte com um workshop de Construção de Marionetas com rolhas de cortiça, entre as 16h00 e as 19h00, e um Workshop de Provas de Vinho com o enólogo Carlos Ramos, entre as 19h00 e as 20h30. O Festival de Sopas começa hoje, dia 10, entre as 18h00 e as 24h00. Amanhã, dia 11, as portas estão abertas entre as 12h00 e as 24h00. No domingo, dia 12, começa às 12h00 e termina às 17h00.

Baile Folk no Quiosque da Ramadinha
Amanhã, dia 11 de novembro, o Quiosque da Ramadinha (Praça Carlos Alberto, Porto) promete muita animação com o Todo o MONDO ao Quiosque. O evento começa às 21h00, com uma oficina de iniciação ao baile Folk, por Diana Azevedo. Pelas 22h00, está planeado um Baile Folk com várias surpresas. Esta iniciativa é organizada pela Associação Cultural Popolomondo. Acompanhe a noite de dança com uma Ginga Artesanal em copo de chocolate, uma das especialidades do Quiosque.

Visitas de tuk-tuk ao Mural da Restauração
Durante a tarde de amanhã, dia 11 de novembro, a Câmara do Porto programou visitas de tuk-tuk ao Mural da Restauração. Os tuk-tuks vão partir da Rua de Miguel Bombarda, rumo à Rua da Restauração, regressando depois ao ponto inicial. Esta atividade é gratuita e não são permitidas reservas. A seleção dos participantes vai ser feita por ordem de chegada, consoante as vagas. Cada tuk-tuk leva 6 pessoas e as partidas estão previstas entre as 16h30 e as 19h00. Cada viagem dura cerca de 20 minutos. O Mural da Restauração é um projeto integrado no Programa de Arte Urbana do Porto e conta com obras de artistas como BellaPhame, Contra, Flix, VIRUS, entre outros.

Porto Antistress
O Porto Antistress continua no mês de novembro, no dia 12, domingo. Esta iniciativa integra corridas e caminhadas, acompanhadas por profissionais de educação física e técnicos de saúde. A próxima corrida está marcada para o Parque Oriental do Porto, pelas 10h00. Vão estar disponíveis autocarros (sem qualquer custo) para levar os participantes desde a estação de metro da Campanhã, até ao Parque, e de volta à estação novamente. Consulte os horários na página da organização Runporto.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!