Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Santarém: celebrar a gastronomia com tributo ao “Pão de Cada Dia”

  • 333

Está a chegar mais uma edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. David Costa, estrela Michelin em S. José, na Califórnia, é o cabeça de cartaz

Para dar continuidade ao trabalho de defesa da gastronomia como Património Nacional, a 37.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém (FNG), o mais antigo festival nacional vai dedicar particular atenção ao pão. Sob o lema “Pão de Cada Dia”, o programa inclui diariamente conteúdos que dão destaque a pratos gastronómicos tradicionais e modernos cuja base da sua confeção é o pão.

Para não fugir à tradição, mantém-se, na edição deste ano, o lema “Descubra Santarém enquanto prova Portugal”, em 11 dias de festa (de 19 a 29 de outubro) que comemoram a gastronomia portuguesa através de uma viagem pelos sabores mais ricos do território. Ao todo, são 12 Tasquinhas tradicionais e 4 tasquinhas de Petisco à disposição, bem como uma mostra de doçaria conventual e um mercado de produtos típicos.



O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém volta a acolher o Restaurante Lucky 13, onde durante oito noites se apresentam os valores para o futuro da gastronomia com a participação de 16 chefes que vão proporcionar ao visitante oito experiências gastronómicas distintas com jantares temáticos exclusivos para um máximo de 50 pessoas. Este ano, David Costa, premiado com uma Estrela Michelin na cidade de S. José, na Califórnia, nos Estados Unidos da América, é o convidado principal. Os jantares no Lucky 13 estão sujeitos a marcação e têm o valor de €35 por pessoa, por menu completo.

Numa aposta na defesa dos produtos tradicionais portugueses, o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém apresenta o “Pão de Cada Dia”, como subtema, com uma programação diária dedicada a um, ou mais produtos emblemáticos do município convidado. Santarém, Lamego, Madeira, Vila Nova de Gaia e Freguesia de Avintes, Bragança, Açores, Vidigueira, Loulé, Mafra, Seia e Almeirim levam à mesa uma enorme multiplicidade de pães, desde os mais tradicionais aos mais inovadores.



Nos dias 24 e 25 de Outubro, o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém volta a acolher a Final Nacional do concurso Jovem Talento da Gastronomia, com 42 finalistas disputarem o primeiro lugar em 7 categorias. Há ainda, como novidade, um WinebarEspaço de Degustação de Vinhos e petiscos, de norte a sul, do país e uma Padaria Educativa, onde se faz pão diversas vezes ao dia permitindo aos visitantes acompanhar todo o processo.

O festival funciona de segunda a quinta-feira entre as 12h00 e as 00h00 e às sextas-feiras e sábados entre as 12h00 e a 03h00 na mítica Casa do Campino, no Campo Emílio Infante da Câmara, em Santarém. O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém foi criado em 1980, e é o mais antigo festival gastronómico do país.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!