Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Eleger a melhor pizza de Portugal com vista para o Douro

  • 333

Hugo Taipa

Durante quatro dias, há exibições acrobáticas de pizza, exposições de Vespas e Ferraris e a seleção da melhor pizza de Portugal. A entrada é livre

A zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia recebe, a partir de dia 15 a quarta edição do Festival Italiano, uma competição saudável falada em duas línguas, que vai eleger e premiar a melhor pizza de Portugal. Durante quatro dias, até 18 de setembro, o programa dedicado à promoção da cultura italiana junta os grandes nomes da gastronomia portuguesa e transalpina para classificar e distinguir os exemplares mais dignos da iguaria italiana.

Este evento, com programação completa dedicada ao encontro das culturas e sabores dos dois países, vai encontrar um vencedor do Campeonato Português de Pizza, nas categorias de “Arte” e “Clássica” e que estará automaticamente apurado para acompanhar a Selecção Portuguesa de Pizzaiolos em algumas das mais célebres competições que se realizam em Itália.



Paolino Bucca
, o campeão mundial de pizza acrobática (aquela cuja massa voa e aterra perfeitamente no punho cerrado de quem a trabalha) vai mostrar ao longo de dois dias a mestria que lhe valeu três vitórias consecutivas na categoria. Além disso, integrará o painel de jurados com outras sumidades da cozinha italiana e portuguesa, esta representada pelo chefe José Cordeiro.

A pensar nos mais pequenos, dia 16, pelas 16h30 realiza-se um ateliê de cozinha criativa, onde crianças e jovens até aos 14 anos vão poder expressar o seu talento culinário. Ao longo do workshop, os participantes podem criar, desenhar, cozinhar e comer uma pizza preparada inteiramente por eles, desde a massa até ao recheio. Uma atividade que, através de uma componente lúdica, ensina aos participantes os segredos e o fascínio de um dos pratos mais conhecidos da gastronomia italiana. A participação é gratuita mas implica inscrição prévia.



O programa arranca com uma degustação de vinhos italianos no Espaço Convento Corpus Christi, para depois se dar início ao Festival propriamente dito, que conta com a presença de dezenas de restaurantes e mestres da cozinha italiana. A pizza frita será um dos destaques do festival, sem esquecer as versões mais simples e tradicionais, que estarão à prova em menus com o custo fixo de €12.

E porque Itália não se faz só da gastronomia, durante o evento há exposições da Fiat, Ferrari e Vespa para apreciar.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!