Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: Fim de semana sem gastar um cêntimo

  • 333

Setembro assinala a rentrée e para celebrar o regresso à "normalidade", as ruas do país enchem-se de animação gratuita para aproveitar em família.

Há muita música para ouvir, desde as mais recentes novidades do outro lado do mundo até às bandas sensação portuguesas, passando por óperas intemporais que nunca nos cansamos dever e ouvir. Mas há mais. Siga os nosso roteiro gratuito e aproveite os dias que se seguem a custo zero.

Carmina Burana no Lisboa na Rua
Amanhã, sábado, no âmbito de mais uma edição da iniciativa Lisboa na Rua, o Parque do Vale do Silêncio, nos Olivais, transforma-se numa das maiores salas de espetáculos ao ar-livre da cidade. Respondendo ao desafio de estender a programação cultural até locais menos óbvios da cidade, pelas 21h30, a ópera Carmina Burana, do alemão Carl Off, toma conta do jardim pela Orquestra e Coro Gulbenkian acompanhada do Coro Infantil do Instituto Gregoriano de Lisboa. A entrada é livre.

Música na Avenida dos Aliados
A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música despede-se do Verão com um concerto ao ar livre preenchido por êxitos inesquecíveis da música sinfónica. Em plena Avenida dos Aliados, o palco gigante que ocupa uma das artérias principais da cidade do Porto, no âmbito da iniciativa Concertos na Avenida, prepara-se para receber, amanhã, às 22h00, alguns dos maiores êxitos mundiais da música sinfónica, num concerto ao ar-livre com entrada gratuita. Para ouvir: o Quebra-Nozes de Tchaikovski, entre outros, num espetáculos diverso que encerra com o famoso tema da saga Star Wars.

Suave Fest em Guimarães
O Suave Fest regressa ao Largo da Misericórdia, em Guimarães, para a sua 4a edição, com o melhor da música emergente nacional. Até domingo, no coração da cidade-berço, e com entrada livre, sobem a palco os Nice Weather For Ducks (sábado, 23h30), numa noite que termina tarde com o Dj set Los Bomboneros, pela 01h00. No domingo, os Sensible Soccer, às 23h30, são os cabeças de cartaz e um dos espetáculos mais aguardados da noite, que começa às 21h30 com o concerto dos Máquina del Amor. A entrada é livre.

Matias Damásio em Arganil
Um dos cantores sensação do panorama musical português, Matias Damásio, atua amanhã, sábado, às 22h30, na Ficabeira e Feira do Mont’alto, em Arganil. Naquela que é já a 36º do evento, ao longo do dia acompanhe a partida do Rally de Portugal de Vespas nos Paços do Concelho, pelas 10h00 e visite a exposição de pintura “Mário Vitória 2007-2017”, na Cerâmica Arganilense, com inauguração às 18h30. Durante o dia, há aulas de Zumba e Crossfit para todos. A festa termina na segunda-feira com o concerto de Quim Barreiros, às 22h30.

Música brasileira na Fnac de Almada
Leo Middea, uma das mais jovens promessas da música brasileira, vai estar na Fnac de Almada, amanhã, às 17h00 para um concerto de apresentação do seu segundo álbum (Segundo), fortemente aclamado pela crítica. O artista de 22 anos junta os sons tradicionais do Brasil com acompanhamento de orquestra clássica em composições que trazem de volta a memória dos grande mestres da MPB. A entrada livre.

Festival Todos em Lisboa
Uma criação para cinco malabaristas, um músico convidado e participantes locais, Monument convida-nos para um espetáculo de malabarismo com sabor a poesia, tendo a Colina de Santana como pano de fundo. O projeto, apresentado amanhã às 20h30 no Quartel de Santa Bárbara, resulta pesquisa poética com os malabares onde a cenografia é a cidade e os seus habitantes. A atuação é apenas uma das propostas do Festival Todos, que até domingo promete encher a zona do Campo Mártires de Pátria com apresentações musicais, de dança, arte urbana, teatro e fotografia.

Festival Internacional da Cultura em Cascais
Até ao final de setembro a vila de Cascais transforma-se em polo cultural com o Festival internacional da Cultura um programa completo que reúne música, literatura, pintura e arte urbana. Sábado e domingo, às 18h00, o Out Jazz ocupa o Jardim Marechal Carmona para um final de tarde animado em família. No sábado, entre as 12h00 e as 22h00, toma conta da baía de Cascais a Mostra Gastronómica e Cultural de Rua, com a street food e os petiscos tradicionais da vila a encontrarem-se animada festa de sabores. No domingo, juntam-se Sérgio Godinho, João Gil e Mafalda veiga para uma conversa sobre ligação da escrita com a música, às 17h00, na Festa do Livro.

Visita guiada ao Convento de São Francisco
A construção do Convento de São Francisco, em Coimbra, data de 1602, ano em que foi colocada a primeira pedra daquele que viria a ser um dos monumentos mais importantes da cidade dos estudantes. Com o tempo, o espaço já albergou um quartel, uma fábrica e agora, mais recentemente, foi transformado em centro de artes e espetáculos. No sábado, entre as 15h00 e as 18h00, há visita guiadas pelo edifício centenário para conhecer os cantos e as histórias da casa, por onde terá passado também Napoleão. A entrada é livre.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!