Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: Está aí setembro e o primeiro fim de semana a custo zero

  • 333

O outono ainda não chegou mas o verão já começa a ter os dias contados. Neste período de transição, é aproveitar que os dias ainda estão longos com programas animados para toda a família

É inevitável fugir das vindimas nesta época do ano. Aqui encontra sugestões para celebrar a tradição do vinho, mas também convites para ir ver os aviões ao Porto.

Red Bull Air Race no Porto
Dez anos depois da estreia, o Porto está de volta ao calendário da Red Bull Air Race World Championship. Tal como aconteceu nas edições de 2007, 2008 e 2009, a ação decorre sobre as águas do Douro, entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia - num autêntico anfiteatro natural de onde vai ser possível ver ao vivo e de perto os malabarismos aéreos de dezenas de pilotos experientes. Os céus da cidade enchem-se já a partir de amanhã e até domingo, pelo que convém escolher já o melhor sítio para assistir ao evento. No site oficial da corrida encontra dicas com os melhores spots para passar o dia de olhos postos no ar, como chegar e onde estacionar.

Vindouro em S. João da Pesqueira
A partir de amanhã e até domingo, S. João da Pesqueira brinda à mais antiga região demarcada do mundo em mais uma edição da Vindouro. A grande celebração anual do Douro, que apresenta mais de duas dezenas de produtores de vinhos DOC Douro e Porto, instala-se mais uma vez na vila do distrito de Viseu e promete dois dias recheados de pretextos de visita. A festividades arrancam já amanhã, pelas 15h45 no Museu do Vinho. Durante os dois dias, a programação inclui um showcooking do chefe Vítor Matos, conversas sobre vinho e celebrações relacionadas com as vindimas. A animação musical fica a cargo de Os Azeitonas e de António Zambujo (sábado e domingo, respetivamente). Entrada livre.

Feira do Vinho do Dão em Nelas
Chegaram as vindimas e, com elas, mais uma edição da Feira do Vinho do Dão. Pelo 25º ano consecutivo, a vila de Nelas, no distrito de Viseu, transforma-se, até domingo, no epicentro do vinho do Dão e assume-se, mais do que uma mostra, como uma festa que celebra o que de melhor se produz na região. Com uma programação completa e pensada para toda a família, há workshops, espetáculos de música e dança, desporto ao ar-livre, provas gastronómicas e de vinhos, exposições alusivas à vinha e conversas com os mais de 200 produtores associados. Amanhã, pelas 17h00, o chefe Diogo Rocha junta-se à festa com um showcooking harmonizado com os vinhos locais.

Celebrar a música em Mafra
Para assinalar o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, a Câmara Municipal de Mafra organiza uma nova edição do evento Celebrar a Música, que se realiza no domingo, dia 3 de setembro, no Terreiro D. João V, em frente ao Palácio Nacional de Mafra. A iniciativa, que tem como missão homenagear o papel o movimento filarmónico do concelho, tem início às 15h00 com a apresentação das Bandas Filarmónicas do Concelho de Mafra, seguindo-se o desfile em direção ao Jardim do Cerco. A partir das 15h45, têm lugar as atuações musicais, que arrancam com um concerto da Orquestra Sinfónica de Jovens da Junta de Freguesia de Santo Isidoro. A entrada é livre.

Vídeo Mapping em Mafra
São 300 anos de histórias projetadas em 222 metros de fachada e contadas em 30 minutos, com locução original na voz inconfundível de Diogo Infante e o apoio de 20 atores. Estes são os números do espetáculo de video mapping e laser que, entre hoje e amanhã, às 22h00, transformam o maior monumento do Barroco Português numa tela de projeção para assinalar os 300 anos do lançamento da primeira pedra do Real Edifício de Mafra.

LEGO® Fun Factory do Dolce Vita Tejo
O 2º Aniversário da LEGO® Fun Factory do Dolce Vita Tejo é celebrado com muitas atividades e surpresas, durante todos os fins de semana de setembro. Amanhã, sábado, a construção de esculturas LEGO® Darth Vader e de um Polícia, entre as 15h00 e as 19h00, promete não deixar ninguém indiferente. Com a ajuda dos monitores e dos assistentes da LEGO® Fun Factory, as crianças poderão participar no processo de construção e, depois, ver expostas nos corredores do Dolce Vita Tejo as obras de arte que ajudaram a criar.

Música e Arte em Ponte da Barca
Ponte da Barca, em Braga, está em festa com a terceira edição do Festival Ecos do Lima, uma iniciativa cultural que junta, entre amanhã e domingo, música Indie e Stoner com exposições de arte. Através das paisagens bucólicas que rodeiam o Largo do Choupal, o festival tem como missão transmitir a conexão entre a Natureza e a Cultura de forma natural natural através das criações de músicos nacionais e artistas plásticos em ascensão. O campismo, também no Largo do Choupal, é gratuito, bem como a entrada no evento.

Port Wine Day no Porto
O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. (IVDP) comemora o Dia do Vinho do Porto com um programa de dez dias (até 10 de setembro) que junta produtores e enólogos, caves, restaurantes e bares locais, comboio histórico e barcos rabelos, convidados internacionais e o público geral para uma celebração do vinho licoroso mais famoso do mundo. O Port Wine Day começa hoje a "Contagiar a Cidade" e culmina com a Sunset Party aberta ao público, dia 10 de setembro, a partir das 17h, no Jardim das Oliveiras, Clérigos, Porto.

Festa das Vindimas em Palmela
Até 5 de setembro Palmela vive a 55.ª edição da Festa das Vindimas, a grande celebração da cultura da vinha e do vinho desta região, profundamente enraizada na sua identidade. No espaço Adegas Wine Lounge, no Largo de S. João, os visitantes podem provar e comprar os melhores vinhos produzidos pelas várias adegas da região. Ao início da tarde de domingo, às 16h00, é apresentado o livro “Territórios Vinhateiros de Portugal”. A gastronomia e os produtos locais, o desporto, a cultura, o movimento associativo, a feira e a animação infantil são mais alguns dos motivos para uma visita ao evento, promovido pela Associação de Festas de Palmela – Festa das Vindimas, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.O cartaz musical aposta em nomes como Cuca Roseta, Amor Electro, Quim Barreiros, Átoa, David Antunes, Miguel Azevedo, Diana Lima ou Los Cavakitos, entre muitos outros. A entrada é gratuita.

Desenlata Matosinhos
É já amanhã, 2 de setembro, que arranca a terceira edição do Desenlata - Festival de Arte Independente de Matosinhos, que este ano promete fazer a cidade sair da casca durante um mês inteiro, mostrando arte urbana dedicada ao tema “Mar e Horizonte”. Com curadoria de Filipe Granja, o evento promete desenlatar e devolver à cidade as antigas fábricas conserveiras, repensando e reinterpretando a relação de Matosinhos com esta indústria.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram.