Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Conrad Algarve: Ler Os Lusíadas copo a copo...

  • 333

Há ocasiões em que misturar bebidas dentro de um shaker, mistura-las e servi-las num copo é muito mais do que fazer um cocktail. Da mesma maneira que há quem, ao criar a mistura perfeita, seja muito mais do que um bartender, e use cada copo para contar uma história, criar uma narrativa e até fazer viajar o cliente por outras paragens e destinos.



Nelson de Matos
, Head- Bartender no Gusto Bar, do hotel Conrad Algarve, é mais do que o homem por detrás do balcão, ou a pessoa que mistura bebidas. É, através da mixologia, um contador de histórias, um narrador de epopeias e feitos gloriosos. A ultima criação é, ainda por cima, das mais ambiciosas de sempre. Chama-se “The Age of Discovery” e foi inspirada na obra poética do escritor Luís Vaz de Camões, considerada a epopeia portuguesa por excelência.

Sobre “Os Lusíadas”, antes de os servir, Nelson de Matos explica que a obra ficou “ Concluída em 1556, só foi publicada pela primeira vez em 1572, três anos após o regresso do autor, do Oriente. A ação central reflete a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português. A obra é composta de dez cantos, assim como o novo menu, que apresenta dez cocktails de assinatura”. Remata explicando que a nova carta é “uma verdadeira aventura de sabores”. Assim se explica a utilização de Caldo de Marisco num deles.

O “Canto 1” do menu “The Age of Discovery” chama-se “By The Hand Of Venus” e inclui “Tanqueray Ten, Porto Reserva Branco, Água de Rosas, Framboesas, Tomilho Limão, Absinto, Xarope Limão, Limão”. Segue-se o “The Maneuver” feito com “Bulleit Rye com Infusão de Proteína de Arroz, Café, Mel, Chocolate, Sal líquido, Água Tónica de Pimenta Rosa”, e o inusitado “Echoes Of History” que leva “Tanqueray Ten, Redestilação de Ketel One com Caldo De Marisco, Porto Reserva Ruby, Moscatel Roxo , Ácido Cítrico, Açúcar, Bitter Laranja, Espumante da Bairrada”.



O “Canto 4” segue com o “Believers”, que junta “Don Julio Blanco, Porto Pink, Carcavelos D.O.C, Cenoura, Limão, Açúcar, Aneto, Soda”, o “CAPE OF STORMS”, em vez do Adamastor, apresenta “Talisker 10 Years, Madeira Malvasia, Sal Líquido, Ananás, Canela, Gengibre”, seguindo-se o “The Quest To Paradise”, com “Zacapa 23, Haig Club, Chocolate Negro 70% com Especiarias, Canela, Camomila e Darjeeling”, e ainda o “City of Spies”, com “Cîroc Coconut, Curcuma, Água de Coco, Lima, Açúcar, Cardamomo, Malagueta”.

Convém, à medida que se provam os cocktails do menu “The Age of Discovery”, ir aproveitando as explicações e os enquadramentos históricos de Nelson de Matos sobre o conteúdo de “Os Lusiadas”. Para perceber, exatamente, o contexto da criação do “The Exchange”, que leva “Ketel One, Vinho Late Harvest, Limão, Mel, Cerveja Artesanal Portuguesa, Aipo, Pimento Vermelho, Especiarias Indianas”. Bem como na altura de pedir o “Glorious Preeminence”, feito com história, “JW Gold Label Reserve, Limão, Xarope de Limão,Tintura Don Julio Reposado com Figo da índia e Folha de Oliveira, Violetas Doces, Água Tónica de Hibisco”.



A aventura e a história contada através de copos termina com as inevitáveis “Tagus Nymphes”, desta vez igualmente sedutoras, mas feitas a partir da mistura de “Zacapa 23, Ketel One, Limão, Açúcar, Nigella, Lima Kaffir, Pêra de Cacto, Água Tónica Castello”. O menu de cocktails é servido no Gusto Bar do Conrad Algarve (Estrada da Quinta do Lago, Quinta do Lago. Tel. 289 350 700). Cada um dos cocktails custa €16.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!