Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Conrad Algarve: Ler Os Lusíadas copo a copo...

  • 333

Chama-se “The Age of Discovery” o novo menu de cocktails do Gusto Bar, criado por Nelson de Matos. São 10 cocktails de assinatura, inspirados na obra poética de Luís Vaz de Camões

Há ocasiões em que misturar bebidas dentro de um shaker, mistura-las e servi-las num copo é muito mais do que fazer um cocktail. Da mesma maneira que há quem, ao criar a mistura perfeita, seja muito mais do que um bartender, e use cada copo para contar uma história, criar uma narrativa e até fazer viajar o cliente por outras paragens e destinos.



Nelson de Matos
, Head- Bartender no Gusto Bar, do hotel Conrad Algarve, é mais do que o homem por detrás do balcão, ou a pessoa que mistura bebidas. É, através da mixologia, um contador de histórias, um narrador de epopeias e feitos gloriosos. A ultima criação é, ainda por cima, das mais ambiciosas de sempre. Chama-se “The Age of Discovery” e foi inspirada na obra poética do escritor Luís Vaz de Camões, considerada a epopeia portuguesa por excelência.

Sobre “Os Lusíadas”, antes de os servir, Nelson de Matos explica que a obra ficou “ Concluída em 1556, só foi publicada pela primeira vez em 1572, três anos após o regresso do autor, do Oriente. A ação central reflete a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português. A obra é composta de dez cantos, assim como o novo menu, que apresenta dez cocktails de assinatura”. Remata explicando que a nova carta é “uma verdadeira aventura de sabores”. Assim se explica a utilização de Caldo de Marisco num deles.

O “Canto 1” do menu “The Age of Discovery” chama-se “By The Hand Of Venus” e inclui “Tanqueray Ten, Porto Reserva Branco, Água de Rosas, Framboesas, Tomilho Limão, Absinto, Xarope Limão, Limão”. Segue-se o “The Maneuver” feito com “Bulleit Rye com Infusão de Proteína de Arroz, Café, Mel, Chocolate, Sal líquido, Água Tónica de Pimenta Rosa”, e o inusitado “Echoes Of History” que leva “Tanqueray Ten, Redestilação de Ketel One com Caldo De Marisco, Porto Reserva Ruby, Moscatel Roxo , Ácido Cítrico, Açúcar, Bitter Laranja, Espumante da Bairrada”.



O “Canto 4” segue com o “Believers”, que junta “Don Julio Blanco, Porto Pink, Carcavelos D.O.C, Cenoura, Limão, Açúcar, Aneto, Soda”, o “CAPE OF STORMS”, em vez do Adamastor, apresenta “Talisker 10 Years, Madeira Malvasia, Sal Líquido, Ananás, Canela, Gengibre”, seguindo-se o “The Quest To Paradise”, com “Zacapa 23, Haig Club, Chocolate Negro 70% com Especiarias, Canela, Camomila e Darjeeling”, e ainda o “City of Spies”, com “Cîroc Coconut, Curcuma, Água de Coco, Lima, Açúcar, Cardamomo, Malagueta”.

Convém, à medida que se provam os cocktails do menu “The Age of Discovery”, ir aproveitando as explicações e os enquadramentos históricos de Nelson de Matos sobre o conteúdo de “Os Lusiadas”. Para perceber, exatamente, o contexto da criação do “The Exchange”, que leva “Ketel One, Vinho Late Harvest, Limão, Mel, Cerveja Artesanal Portuguesa, Aipo, Pimento Vermelho, Especiarias Indianas”. Bem como na altura de pedir o “Glorious Preeminence”, feito com história, “JW Gold Label Reserve, Limão, Xarope de Limão,Tintura Don Julio Reposado com Figo da índia e Folha de Oliveira, Violetas Doces, Água Tónica de Hibisco”.



A aventura e a história contada através de copos termina com as inevitáveis “Tagus Nymphes”, desta vez igualmente sedutoras, mas feitas a partir da mistura de “Zacapa 23, Ketel One, Limão, Açúcar, Nigella, Lima Kaffir, Pêra de Cacto, Água Tónica Castello”. O menu de cocktails é servido no Gusto Bar do Conrad Algarve (Estrada da Quinta do Lago, Quinta do Lago. Tel. 289 350 700). Cada um dos cocktails custa €16.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!