Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: Três dias de animação gratuita ao ar livre

  • 333

Agosto já vai a meio e para muitos é sinónimo de regresso ao trabalho. Vá com calma e aproveite os próximos dias para conhecer as propostas culturais que sugerimos. Há para todas as idades.

Regressar ao Parque Jurássico, reviver a época medieval, dançar ao som da eletrónica numa praia fluvial e conhecer de perto a história de Santo António serão sempre boas desculpas para não ficar em casa (de 11 a 13 de agosto)

Dinossauros saem à rua na Lourinhã
A Lourinhã será o palco da iniciativa Dinossauros Saem à Rua, que inclui uma mostra de 18 dinossauros em tamanho real, apresentações científicas, workshops de paleontologia, exposições e cinema em tela 360º. De sexta a domingo, a vila situada a cerca de uma hora de Lisboa, será um verdadeiro museu de dinossauros ao ar livre e promete uma aventura jurássica inesquecível, destinada a toda a família. O evento decorre em vários espaços da vila, como o Pavilhão Lourinhanosaurus (Associação do Hóquei Clube da Lourinhã), o Centro Draconyx (Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira) e o Espaço Paleontólogo Por Um Dia (Anfiteatro da Praça José Máximo da Costa). O Museu da Lourinhã também estará aberto ao público para visitas livres e com um conjunto de atividades como a “Hora do conto” e a “Caça ao Dinossauro”. O evento Dinossauros Saem à Rua tem início às 17H00 de sexta, dia 11, e encerra às 22h00 de domingo. A entrada é gratuita.

Festival de luz em Sintra
A partir de hoje, sexta-feira, e até domingo, Sintra recebe um espetáculo com instalações interativas, videomapping e projeções de luz para ser visitado entre as 21h00 e as 00h00. O AURA Festival, que este ano se dedica ao tema Light Atmospheres, tem entrada gratuita e promete dar ainda mais luz à noite da vila.O circuito desenrola-se desde o o MU.SA (Museu das Artes de Sintra) até ao Palácio da Vila, passando pela chamada Volta do Duche.

Danças do mundo em Gaia
Coreógrafos, treinadores e bailarinos de todo o mundo juntam-se já este domingo na Serra do Pilar, em Gaia, para o ALC Hug Meeting, um evento de dança onde serão apresentadas as coreografias de cada um dos grupos associados ao movimento, trabalhadas ao longo do ano nos respetivos países. Durante o dia, sobem a palco os alunos de vários agrupamentos de escolas de Vila Nova de Gaia em representação do projeto Hug Dance Escola. O espetáculo final vai contar com a presença do cantor Badoxa. O encontro está marcado para as 15h00 e a entrada é livre.

Música eletrónica e fitness na Pampilhosa da Serra
O Seaside Sunset Sessions regressa à praia fluvial da Pampilhosa da Serra para a 4ª edição do eco-festival de música eletrónica, que se prolonga até dia 20 de agosto com um programa completo pensado para todas as idades. Para além da música eletrónica, está prometida uma experiência verdadeiramente diferenciadora com desportos radicais, workshops e aulas de grupo, animação de rua e iniciativas para os mais pequenos, como é o caso do Funky Kids. Durante o festival haverá ainda os Unhais River Games, uma espécie de Jogos sem Fronteiras em insufláveis, uma competição noturna de Laser Tag e muito exercício físico à mistura, com o Fitness on Water, aulas de dança e Yoga. Dentro do recinto encontra-se um espaço dedicado à Street Food, com zona de alimentação e espaço de campismo (a preço acessível). A entrada no festival é gratuita.

Reguengos Wine & Blues Fest
Shirley King
, Budda Power Blues e Maria João, Fast Eddie Nelson e Chino & The Big Bet compõem a banda sonora do Reguengos Wine & Blues Fest, o primeiro festival internacional de Blues do Alentejo, que vai decorrer nos dias 11 e 12 de agosto no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. Durante o evento, que decorre até amanhã, haverá provas de vinhos produzidos pelos nove produtores do concelho, nomeadamente da CARMIIM, Esporão, Ervideira, Monte dos Perdigões, Adega José de Sousa, Quinta da Várzea, Luís Duarte Vinhos, Monte das Serras e São Lourenço do Barrocal. A filha de BB King, Shirley King, sobe a palco às 23h35 de sábado, para um concerto que revela o Blues mais puro de Chicago. A entrada é gratuita.

Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia
Um concurso de barcos engalanados, um círio fluvial a ligar as duas margens do rio Sado e animação cultural marcam as Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, que este ano acontecem entre sábado e segunda-feira no centro de Setúbal e em Tróia. Os festejos começam já amanhã, e têm o seu ponto alto na procissão fluvial, às 15h00, acompanhada pela s bandas da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da Banda Musical Charanga de Sarilhos Grandes. A fechar o dia, às 21h30, já em Troia, onde os participantes permanecem no tradicional acampamento na Caldeira até 14 de agosto, acontece uma procissão de velas pela praia, a que se segue um baile e arraial animado por João Tendeiro. No domingo, celebra-se uma missa, seguida de nova procissão pelo areal. A partir das 16h00, estão previstos divertimentos na praia e, uma hora mais tarde, decorre o habitual concurso de barcos engalanados. À noite, a partir das 22h00, é a vez de Fátima Dias animar o arraial e o baile na praia, enquanto à meia-noite há um espetáculo de fogo-de-artifício.

Santo António Faz anos!
Para assinalar o nascimento de Santo António em Lisboa, 826 anos depois e no mesmo local onde nasceu, onde fica agora o largo e a Igreja de Santo António, o Museu de Lisboa preparou um programa especial que relembra os feitos do santo padroeiro da cidade. Na segunda-feira, dia 14 de agosto, é exibido, às 21h30, o documentário de Gonçalo Cadilhe, Nos Passos de Santo António e na noite seguinte (terça-feira), pelas 20h00, Carminho canta ao Santo na Igreja de Santo António. A entrada é livre e sujeita à lotação. Durante estes dois dias o museu estará aberto em horário alargado (até às 22h00) e haverá visitas orientadas: às 11h30, O Santo de Lisboa - A vida de Santo António, e às 15h00, As Profissões Medievais. O custo das visitas é de €3 e a marcação deve ser feita através do endereço: servicoeducativo@museudelisboa.pt.

Feira Medieval de Bragança
As ruas e ruelas da cidadela de Bragança regressam ao reinado de D. Afonso IV em mais uma edição da Festa da História. Até 15 de agosto, soldados que controlam a entrada do castelo, mercadores que agitam a feira com os seus pregões e larápios, que esperam os bolsos cheios dos mais distraídos, são algumas das personagens com que se irá cruzar. Com entrada livre e com atividades pensadas para todas as idades, esta feira medieval convida a regressar até ao período histórico em que reinou D. Afonso IV (1325-1357), uma época marcada por conflitos com o irmão bastardo Afonso Sanches. Esta edição pretende retratar o ataque a Bragança (em 1326) resultado da primeira ordem de D. Afonso IV para que todos os bens, rendas e benefícios conferidos pelo seu pai ao meio-irmão fossem confiscados. Este momento de contextualização histórica – “Conflito de irmãos” - será representado domingo e segunda-feira pelas 22h00, no Castelo de Bragança.

Cinema ao ar livre em Oeiras
A Fábrica da Pólvora de Barcarena recebe, até ao final de agosto, a 5ª edição de cinema ao ar livre, uma atividade organizada pela Câmara Municipal de Oeiras, pensada para juntar a família nas manhãs e noites quentes de verão. Com uma seleção de obras que entretêm e fazem sorrir, aqui se reúnem títulos de origem diversa, dos Estados Unidos da América à Europa, da aventura à comédia, da imagem real à animação. Sábado, às 22h00, passa "Agora ou Nunca", e no domingo, às 11h00, o filme de animação "Ozzy". A entrada é livre.

Yoga, música e dança na Ribafria
Até dia 10 de setembro, a Quinta da Ribafria, em Sintra, promove diversos eventos e atividades que complementam a oferta de passeio e lazer deste espaço emblemático. Todos os domingos pode contar com sessões de Yoga (10h00) e música edança (18h00). No domingo, conte com a atuação do duo dejazz Filipa Lopes e Pedro Vieira de Almeida. A entrada é livre.

Dança na Praça Carlos Alberto
Até 17 de setembro, vários estilos de dança vão animar os fins de tarde de sábado e domingo junto ao Quiosque da Ramadinha, na Praça Carlos Alberto, no Porto. Com um espírito informal, a iniciativa Dança na Praça é aberta a todos os que quiserem dançar e pretende juntar a atividade física, a troca intercultural e o convívio entre gerações. Aos sábados, entre as 19h30 horas e as 22h00, há danças portuguesas, europeias e africanas, lindy-hop, folk, entre outras. Já os domingos serão dedicados ao forró, sempre entre as 18h00 e as 23h00, com sessões organizadas por DJ Inove Brasilidades e DJ Tiago Martins. Entrada e participação gratuitas.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!