Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: Começar agosto sem gastar um cêntimo

  • 333

Para além de praia, o primeiro fim de semana de agosto oferece muitas atividades de entrada livre: música, cinema e yoga são apenas algumas das sugestões.

Arte contemporânea, mercados de rua, jazz e cinema ao ar livre e animação japonesa são algumas das propostas para fugir das enchentes à beira-mar. Este fim de semana (4 a 6 de agosto) divirta-se a custo zero.

Cinema ao ar livre em Oeiras
A Fábrica da Pólvora de Barcarena recebe, até ao final de agosto, a 5ª edição de cinema ao ar livre, uma atividade organizada pela Câmara Municipal de Oeiras, pensada para juntar a família nas manhãs e noites quentes de verão. Com uma seleção de obras que entretêm e fazem sorrir, aqui se reúnem títulos de origem diversa, dos Estados Unidos da América à Europa, da aventura à comédia, da imagem real à animação. O Sonho Certo, uma comédia romântica de Kristjan Knigge, com Mark Killeen, Miguel Damião e Lúcia Moniz, é exibido já amanhã, às 22h00. No domingo é a vez do filme O Gangue do Parque, às 11h00, uma animação com as vozes de Clara de Sousa, Pedro Granger e Manuel Marques. A entrada é livre.

Jazz em Coimbra nas Escadas do Quebra Costas
O projeto OGRE que envolve é a mais recente aventura da cantora Maria João. O projeto, que vive da mistura harmoniosa entre o jazz e a música eletrónica, fará a sua apresentação em Coimbra, em dois concertos, hoje e amanhã, pelas 22h30 no âmbito do festival urbano de jazz, o QuebraJazz.Fest 2017. O festival promete animar as Escadas do Quebra Costas, no centro histórico da cidade, até 2 de setembro, todas as sextas feiras e sábados, com um total de 12 concertos e 22 apresentações.

Mercado e Jazz no Jardim da Estrela
Cool Sounds
é o tema do mês de agosto do Mercado Crafts & Design ao Jardim da Estrela, que acontece amanhã e domingo, das 10h00 às 19h00. Paralelamente, no domingo, o coreto do jardim recebe mais uma edição do Somersby Out Jazz, com as atuações de Kiloko e do DJ Zenoção, que se prolonga até ao final do mês. Deixe-se contagiar pelos ritmos urbanos e descubra os projetos de autor nas áreas de moda, joalharia, decoração, design e ilustração.

Ciclo de animação japonesa no Museu do Oriente
O ciclo de animação japonesa "Arquitectos do Imaginário" regressa ao Museu do Oriente, todos os domingos de agosto, pelas 18h00, para quatro exibições da mestria artística de Studio Ghibli. Nausicaä do Vale do Vento, de Hayao Miyazaki, Contos de Terramar, de Goro Miyazaki, O Castelo Andante, de Hayao Miyazaki e O Mundo Secreto de Arriety, de Hiromasa Yonebayashi são os quatro filmes exibidos neste ciclo, com entrada gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.

Yoga, música e dança na Ribafria
Até dia 10 de setembro, a Quinta da Ribafria, em Sintra, promove diversos eventos e atividades que complementam a oferta de passeio e lazer deste espaço emblemático. Todos os domingos pode contar com sessões de Yoga (10h00) e música e dança (18h00). No domingo, conte com a atuação do duo de jazz Filipa Lopes e Pedro Vieira de Almeida. A entrada é livre.

Dança na Praça Carlos Alberto
Até 17 de setembro, vários estilos de dança vão animar os fins de tarde de sábado e domingo junto ao Quiosque da Ramadinha, na Praça Carlos Alberto, no Porto. Com um espírito informal, a iniciativa Dança na Praça é aberta a todos os que quiserem dançar e pretende juntar a atividade física, a troca intercultural e o convívio entre gerações. Aos sábados, entre as 19h30 horas e as 22h00, há danças portuguesas, europeias e africanas, lindy-hop, folk, entre outras. Já os domingos serão dedicados ao forró, sempre entre as 18h00 e as 23h00, com sessões organizadas por DJ Inove Brasilidades e DJ Tiago Martins. Entrada e participação gratuitas.

Guitarra portuguesa no Museu do Chiado
É já hoje à noite (sexta-feira), pelas 19h30, que o guitarrista Ricardo Rocha ocupa o Jardim das Esculturas do Museu de Arte Contemporânea do Chiado, no âmbito da iniciativa "As Noites de Verão do Museu", para um concerto intimista onde confirma ser um dos grandes mestres da guitarra portuguesa. Do repertório constam as novas composições do músico, apresentadas pela primeira vez ao público. A entrada é livre.

Carros de Bombeiros no SEA LIFE Porto
O SEA LIFE Porto junta-se aos Bombeiros Voluntários do Porto para alertar para a problemática dos fogos que nesta altura do ano devastam o país. A pensar nisso, até 31 de agosto está patente uma exposição de quatro veículos da instituição solidária, dois dos quais verdadeiras peças de museu: carro de fogo Chevrolet de 1929, e uma carroça de socorro a náufragos, de 1879. Estacionados à entrada do aquário estarão ainda outros dois exemplares mais modernos, cujas funções serão explicadas pelos próprios bombeiros. Durante o fim de semana há rastreios de saúde gratuitos para todas as idades. Aproveite a visita para espreitar a exposição de construções LEGO relacionadas com o mar.

Voar de balão em Setúbal
A Feira de Sant’Iago, em Setúbal, pode, nesta edição, ser apreciada nas alturas, com o certame que decorre entre os dias 22 de julho e 6 de agosto, nas Manteigadas, a proporcionar aos visitantes voos cativos em balão de ar quente. Os voos (a 30 metros de altura) estão disponíveis durante todos os dias da Feira de Sant’Iago 2017, sempre das 20h00 às 22h30. O acesso a esta atividade é gratuito, bem como a todos os espetáculos musicais é gratuito. O Palco Setúbal volta a ser o epicentro do programa cultural do certame e recebe nomes como Anjos, Nelson Freitas, Toy, Jorge Fernando, Tito Paris, Mercado Negro, Hands on Approach, HMB, Moonspell, Agir, Aurea, José Cid e Jorge Palma. Ao longo de 16 dias, o programa da feira inclui um vasto leque de atividades para todos os públicos, com exposições, sessões de cozinha ao vivo, workshops de gastronomia e muitos divertimentos.

World Press Photo 2017 no Forum Algarve
A maior exposição de fotojornalismo do mundo, o World Press Photo 2017, vai estar presente no Forum Algarve até 6 de agosto na praça central, entre as 10h00 às 00h00. Em exibição vão estar as 154 imagens vencedoras do 60º concurso anual da World Press Photo, selecionadas a partir de um total de 80 408 fotografias de 5 034 fotógrafos de todo o mundo. A grande imagem vencedora, de Burhan Ozbilici, que capta o momento de assassinato do embaixador Russo na Turquia, é uma das imagens em destaque nesta exposição que tem como objetivo mostrar ao público a realidade que algumas sociedades e povos enfrentam atualmente. A entrada é gratuita.

Coleção de Serralves no porto de Leixões
O Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta no Terminal de Passageiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, a exposição "Passagens: A Coleção de Serralves no terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões”. "Passagens”, patente até 17 de setembro, faz parte de um programa de apresentações de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para outros locais de exposição, com o objetivo de tornar o acervo de Serralves acessível para além das portas do Museu. Conte com mais de 30 obras da coleção do museu, de 26 artistas portugueses e internacionais numa configuração distinta daquela que é habitual no contacto formal com a arte contemporânea.

Porto: Yoga e Pilates no jardim
Até setembro, os fins de semana no Porto têm aulas gratuitas de pilates, yoga, tai chi e método DeRose. O Dias com Energia é um dos vários projetos desportivos organizados pelo município para promover a prática de exercício físico e a adoção de um estilo de vida saudável. O programa distribui-se entre os Jardins do Palácio de Cristal e o Parque da Cidade do Porto. A participação nas aulas é gratuita, Basta aparecer com equipamento confortável à hora marcada. Consulte os horários.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!