Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: Acabar o mês sem tocar na carteira

  • 333

Antes de entrar agosto, despeça-se de julho com um fim de semana de programação a custo zero.

Cinema ao ar-livre, mercados de objetos usados, dança na rua e muita gastronomia são as propostas para acabar o mês em festa... e a custo zero.

Showcooking de conservas
Com um currículo que impressiona, Álvaro Costa, chefe executivo do Porto Palácio Congress Hotel & Spa, associa-se à conserveira La Gondola para mostrar e dar a provar petiscos saborosos, confecionados com as conservas da marca matosinhense, como as sardinhas, as ovas ou o polvo. O showcooking acontece amanhã, sábado, no Espaço de Restauração do MAR Shopping Matosinhos, pelas 16h30. A entrada é gratuita.

Festival Pão Nosso na Guarda
A cultura do pão de centeio, os valores e identidade da montanha e a sua harmonia com a cultura local são o mote da terceira edição do Festival Pão Nosso, a decorrer até domingo no âmbito do ciclo de Festivais de Cultura Popular do Concelho da Guarda. A grande novidade de 2017 será a realização de uma Oficina de Pão, pela mão de Diogo Amorim, jovem padeiro que preserva as técnicas tradicionais do fabrico do pão de centeio. O festival irá ainda contar com um Roteiro dos Fornos comunitários, oficinas de artesanato, poesia e música, atuações locais de concertinas, cavaquinhos e degustações de sabores e produtos de montanha.

Campeonato de Skate em Lisboa
Portugal recebe, pela primeira vez, uma competição mundial de Vert Skate, o LISBOA Stone Crushers, que vai traz, a partir de hoje, à Praça do Marquês de Pombal um half-pipe com 350m2 e sete metros de altura, onde alguns dos melhores skaters mundiais vão mostrar as mais espetaculares (e arriscadas) manobras em cima de um skate. Até domingo vale a pena passar também pelo Martim Moniz e pelo Parque Eduardo VII para a assistir às provas de Street Skate e à estreia europeia do documentário “Devoted”, do realizador francês Lucas Beaufort. O acesso é gratuito, mas convém chegar cedo.

World Press Photo 2017 no Forum Algarve
A maior exposição de fotojornalismo do mundo, o World Press Photo 2017, vai estar presente no Forum Algarve até 6 de agosto na praça central, entre as 10h00 às 00h00. Em exibição vão estar as 154 imagens vencedoras do 60º concurso anual da World Press Photo, selecionadas a partir de um total de 80 408 fotografias de 5 034 fotógrafos de todo o mundo. A grande imagem vencedora, de Burhan Ozbilici, que capta o momento de assassinato do embaixador Russo na Turquia, é uma das imagens em destaque nesta exposição que tem como objetivo mostrar ao público a realidade que algumas sociedades e povos enfrentam atualmente. A entrada é gratuita a todos os visitantes do centro.

Teatro gratuito no Centro Cultural Vila Flor
Depois de percorrer várias freguesias do concelho de Guimarães, a peça de teatro Meu amor, doi! apresenta-se hoje à noite, pelas 21h30, no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor. Escrita e encenada por Marcela Fernandes, a peça aborda o tema da violência de género como obstáculo à igualdade, desenvolvimento e paz e é constituída por oito monólogos, de oito personagens diferentes, baseados em relatos reais. O evento tem entrada gratuita mas está sujeito ao levantamento de bilhete na no Centro Cultural Vila Flor.

Cinema ao ar livre na Biblioteca de Marvila
As sextas-feiras à noite na Biblioteca de Marvila são dedicadas ao cinema. Até setembro, e sempre à sexta-feira, vão estar seis filmes em exibição numa tela gigante colocada no pátio. Hoje, pelas 21h45 será projetado Comer Dormir Morrer, da realizadora sueca Gabriela Pichler, que aborda o tema da precariedade laboral e cujo elenco é exclusivamente composto por atores e atrizes amadores. A entrada é livre. Fica a sugestão de chegar mais cedo e dar uma espreitadela ao espólio de obras guardadas na Biblioteca - são mais de 20 mil.

Flea Market em Matosinhos
“O lixo de uns é o tesouro de outros”. É com este lema que o Flea Market Porto volta a invadir o Parque Basílio Teles, em Matosinhos, para reunir 150 vendedores da “mais fina tralha do Norte”. Roupa, bijuteria, objetos antigos e livros são algumas das peças que vão estar à venda naquele que já é um evento habitual durante o verão. O mercado realiza-se amanhã, sábado, entre as 14h00 e as 19h00 e é de entrada livre.

Dança na Praça Carlos Alberto
Até 17 de setembro, vários estilos de dança vão animar os fins de tarde de sábado e domingo junto ao Quiosque da Ramadinha, na Praça Carlos Alberto, no Porto. Com um espírito informal, a iniciativa Dança na Praça é aberta a todos os que quiserem dançar e pretende juntar a atividade física, a troca intercultural e o convívio entre gerações. Aos sábados, entre as 19h30 horas e as 22h00, há danças portuguesas, europeias e africanas, lindy-hop, folk, entre outras. Já os domingos serão dedicados ao forró, sempre entre as 18h00 e as 23h00, com sessões organizadas por Dj Inove Brasilidades e DJ Tiago Martins. Entrada e participação gratuitas.

Voar de balão em Setúbal
A Feira de Sant’Iago, em Setúbal, pode, nesta edição, ser apreciada nas alturas, com o certame que decorre entre os dias 22 de julho e 6 de agosto, nas Manteigadas, a proporcionar aos visitantes voos cativos em balão de ar quente. Os voos (a 30 metros de altura) estão disponíveis durante todos os dias da Feira de Sant’Iago 2017, sempre das 20h00 às 22h30. O acesso a esta atividade é gratuito, bem como a todos os espetáculos musicais é gratuito. O Palco Setúbal volta a ser o epicentro do programa cultural do certame e recebe nomes como Anjos, Nelson Freitas, Toy, Jorge Fernando, Tito Paris, Mercado Negro, Hands on Approach, HMB, Moonspell, Agir, Aurea, José Cid e Jorge Palma. Ao longo de 16 dias, o programa da feira inclui um vasto leque de atividades para todos os públicos, com exposições, sessões de cozinha ao vivo, workshops de gastronomia e muitos divertimentos.

Porto: Yoga e Pilates no jardim
Até setembro, os fins de semana no Porto têm aulas gratuitas de pilates, yoga, tai chi e método DeRose. O Dias com Energia é um dos vários projetos desportivos organizados pelo município para promover a prática de exercício físico e a adoção de um estilo de vida saudável. O programa distribui-se entre os Jardins do Palácio de Cristal e o Parque da Cidade do Porto. A participação nas aulas é gratuita, Basta aparecer com equipamento confortável à hora marcada. Consulte os horários.

Fins de semana gratuitos no Parque Biológico de Gaia
Durante os fins de semana de julho a entrada é gratuita no Parque Biológico de Gaia. São três quilómetros de área agroflorestal para explorar e conhecer mais de uma centena de espécies de animais e plantas. Durante algumas noites do mês as portas abrem-se às 21h45 para visitas guiadas de Observação de Pirilampos e outros animais à luz das estrelas. Mais informações através do telefone 227 878 138.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram.