Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Kimya: A arte da mixologia ao serviço da gastronomia

  • 333

A carta de bar nasceu primeiro e só depois a ementa. A hierarquia do Kimya, recentemente nascido no Sheraton Cascais Resort, está bem definida e contraria tudo aquilo de que se está à espera quando é a comida a acompanhar a bebida e não o contrário.

Criar uma reação química entre comida e bebida e comprovar que não é só na física (e no amor, dizem) que os opostos se atraem. No Kimya, o gastro-bar do Sheraton Cascais Resort, usa-se a ciência da mixologia molecular para casar sabores improváveis à mesa com a ajuda do copo.

De um lado, um bar-laboratório com pipetas, tubos de ensaio e balões para honrar o estado líquido; do outro, uma cozinha aberta para a sala que acompanha com olho atento as invenções que vão saindo do bar. A ideia do Kimya (Sheraton Cascais Resort, Rua das Palmeiras, Guincho, Cascais. Tel. 214 829 100) é que a cada prato corresponda um cocktail e que ambos, em conjunto, deem origem a uma experiência de palato inesperada com base no contraste forte de sabores - no “unthinkable”. Tão impensável como, por exemplo, acompanhar um mini hamburger em pão de bola de Berlim com um Clear Mary, uma reinterpretação do clássico Bloody Mary numa versão mais fresca (ver receita abaixo), ou acompanhar um Cone de salmão fresco com um E=MC2, uma Margarita fumada e temperada com chili vermelho.

Pode seguir as sugestões de pairing da carta ou apostar as fichas todas num cocktail desconhecido, o importante é aceitar o desafio sem medo de arriscar. Não espere bebidas coloridas nem chapeuzinhos no copo, aqui o esquema de cores é mais transparente e tendencialmente monocromático, sempre que possível com gelo seco e muito fumo. Os ingredientes são frescos com muitas ervas aromáticas e especiarias para temperar e os xaropes de fruta são de produção artesanal.

A ementa do gastro-bar Kimya, para já, acompanha a estação com propostas frescas para partilhar e dois menus de degustação. O Lei de Lavoisier (€25) junta cinco opções da carta mais leves, como o Trio de hambúrgueres e o Ceviche de salmão e o Relatividade Especial (€32), mais completo com oito pratos, inclui borrego corado, gaspacho de frutos vermelhos, frango à Brás e tataki de atum, entre outros.

Para terminar, fica a sugestão de acompanhar o cheesecake de abacate com o E=MC2, uma Margarita, precisamente.

O gastro-bar Kimya está aberto ao público e tem entrada independente do hotel.

Receita Clear Mary

75 ml de água de tomate
15 ml de sumo de limão
15 ml de vinagre de framboesa com pimenta caiena
50 ml de vodka
Gelo

Mexer levemente e servir num copo com crosta de sal e pimenta caiena e uma folha de manjericão. Gelo, sempre o máximo possível.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!