Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: Fugir à praia sem gastar um cêntimo

  • 333

Nem só de praia vive Portugal. Este fim de semana, aproveite o roteiro Boa Cama Boa Mesa das melhores atividades com entrada livre. E, divirta-se!

Fim de semana de calor, quase sempre pede praia. Se sol e mar não são a sua praia, passe o pleonasmo, damos-lhe um programa alternativo para os próximos dias. Divirta-se, a entrada é livre!

O mundo todo em Gaia
Até domingo o centro histórico de Gaia vai ser ponto de encontro da arte para celebrar a Humanidade e incentivar a consciência ambiental. Entre o largo Miguel Bombarda e o da Batalha de Aljubarrota, pelas centenárias ruas Sete Passadas, Direita ou Sampaio Bruno, pelos largos e recantos da cidade aterram artistas, criativos e pensadores dos quatro cantos do mundo, naquela que será a 1ª edição do GTM (Gaia Todo o Mundo). São mais de 50 horas de programação com espetáculos, conferências, gastronomia, intervenções artísticas e animação. A música ficará a cargo dos Sensible Soccers, Batida e Bonga, entre outros. A entrada é livre!

Lalai, a dealer do bairro
No dia 17 de Junho, pelas 22h00, o Eka Palace, centro cultural instalado num antigo palacete em Marvila, recebe o espetáculo “Vovó Ganza! Uma Comédia de Faca e Alguidar” que procura valorizar a tradição lisboeta com uma peça de teatro que conta a história de Lailai, uma velhinha simpática que se transforma na maior dealer do bairro. Uma comédia familiar, para pais e filhos, aberta a maiores de 12 anos e com entrada livre.

Festa da Diversidade
Integrada nas festas da cidade de Lisboa, esta é uma iniciativa que pretende divulgar o trabalho desenvolvido por muitas associações e artistas da periferia. A Ribeira das Naus (sábado e domingo, a partir das 16h00) transforma-se num grande espaço cultural e sede da Festa da Diversidade.

Soy Loco Por Ti, America
Este ano, Lisboa é a Capital Ibero-Americana e vários são os eventos que pretendem destacar a cultura dos vários países envolvidos. O Jardim do Palácio Pimenta – Museu de Lisboa recebe durante quatro dias, vários espetáculos musicais, com o título genérico Soy Loco Por Ti, America. Esta sexta-feira, dia 16 de junho, às 22h00, sobem ao palco as sonoridades cubanas de Yilian Cañizares. No sábado, dia 17, à mesma hora, atua Adriana Varela, considerada a cantora viva mais importante do Tango argentino. A entrada é livre, mas a lotação é limitada a 800 lugares.

Mercado dos Sentidos na Casa da Cerca
Deixe-se surpreender pelas mais recentes novidades de street food, design e lifestyle. Encontre uma seleção cuidada de criadores com produtos para olhar, tocar, cheirar, ouvir, saborear e levar para casa. A Casa da Cerca, em Almada, está de portas abertas até domingo com o Mercado dos Sentidos, com programação gratuita para toda a família: concertos, dança, teatro, exposições, visitas orientadas, yoga, tai-chi e oficinas de arte são algumas das propostas para descobrir e explorar este recanto idílico que se orgulha de ter a melhor panorâmica de Lisboa. Para usufruir das 10h00 às 21h30.

Beja na Rua
Até 15 de julho, Beja recebe o II Festival Beja na Rua, um festival de arte pública que celebra as artes e as indústrias criativas na rua. Juntar universos diferentes, potenciando projetos de fuso um dos objetivos do evento, que nesta 2ª edição volta a transformar o centro histórico da cidade numa sala de espetáculos e intervenções artísticas ao ar livre, palco de auditórios e galerias improvisadas. Música, animações de rua, arte urbana, exposições, dança, poesia e workshops serão um constante durante as quatro semanas do festival. Depois do concerto de abertura de Ney Matogrosso, Emir Kusturika, Seu Jorge e António Zambujo são alguns dos nomes que vão subir a palco durante o próximo mês. A entrada é livre.

Ópera no Convento dos Capuchos
Sábado e domingo, às 21h30, assinala-se a estreia absoluta da Ópera Soror Mariana Alcoforado, no Convento dos Capuchos, na Caparica. Baseado no romance epistolar As Cartas de Uma Freira Portuguesa, que conta a história de uma freira que se apaixonou por um oficial francês, em 1669, a ópera Soror Mariana Alcoforado é um programa participativo, construído após uma residência artística, durante os primeiros seis meses de 2017. O projeto conta com a participação de alunos e professores de escolas de Almada na criação de adereços, cenários e figurinos e bastidores. O espetáculo será gravado em vídeo para a produção de um documentário.

Índia e Portugal através da dança
Cruzar e encontrar os elos que ligam as culturas indiana e portuguesa é a tarefa a que se propõem as bailarinas e coreógrafas Tarikavalli e Lajja Sambhavnath, que este domingo regressam ao palco ao Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras, com a dança clássica indiana. O espetáculo está marcado para as 19h30, com entrada livre.

Showcooking de conservas
Numa homenagem à tradição conserveira em Portugal, em especial no norte do país, os chefes Nuno Miguel e Álvaro Costa vão estar no Espaço de Restauração do Mar Shopping, em Matosinhos, para um espetáculo de cozinha ao vivo com receitas que usam como matéria-prima as conservas das marcas Portugal Norte e La Gondola respectivamente. O primeiro showcooking é já amanhã, às 16h30, com o chefe Nuno Miguel. A iniciativa tem entrada livre mas a participação é limitada a 20 pessoas, com acesso por ordem de chegada. Durante a confecção, a banda sonora ficará a cargo do violinista Francisco Tavares.

Há festa no Village Underground
É já hoje que o Village Underground abre as portas à cidade para celebrar o 25º aniversário da Element, numa festa única a partir das 19h00. A essa hora vai haver demonstrações de skate da equipa Element dos quatro cantos do mundo tais como Brandon Westgate, Mason Silva, Nassim Guammaz, Jaakko Ojanen e os portugueses Gabriel Ribeiro, Bruno Senra, João Neto, Ruben Gamito e Rodrigo Pimentão. Das 22h00 às 03h00 há muito rock e música eletrónica para ouvir. A entrada é gratuita.

Festival de curtas na Foz do Porto
Entre os dias 14 e 18 de junho tem lugar o “Porto7 - Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto” no Forte de S. João da Barra, na Foz do Porto. Nesta 10º edição do evento, que apresenta curtas-metragens de todo o mundo, encontram-se todos os géneros cinematográficos, desde obras de ficção, animação, documentário e videoclipes que serão exibidos durante os cinco dias do festival. Os filmes são todos legendados em inglês e as projeções acontecem às 21h30 e 23h00. A entrada é grátis.

Vinho Verde em Amarante
O UVVA chega a Amarante pelo segundo ano consecutivo. Até domingo, o Universo do Vinho Verde ocupa o histórico Claustro do Convento de S. Gonçalo e junta nomes de peso da gastronomia nacional com produtores e sommeliers para brindar ao verão. Os chefes Tiago Bonito e Vítor Matos vão liderar as sessões de cozinha ao vivo e haverá harmonização dos pratos com os vinhos verdes da região. Conte ainda com provas de vinho, espetáculos de música ao vivo e muita conversa entendida sobre o néctar divino. A entrada é gratuita e o kit de prova, com um copo oficial do evento e porta copo, tem um custo de €2,50.

Feira do Livro de Lisboa
Até ao dia 18 de junho o Parque Eduardo VII recebe a Feira do Livro de Lisboa, que este ano atingiu um número recorde de 286 pavilhões e dez novos espaços de restauração. As novidades da 87.ª edição incluem dois novos espaços: um fraldário com área reservada para a alimentação do bebés e muda-fraldas; e um “Refrescão" dedicado aos amigos de quatro com bebedouro e área de repouso. Mas há mais: depois do sucesso das edições anteriores, regressa a campanha “Dê Nova Vida ao Livro”, que convida os visitantes a deixar livros usados de todos os géneros e para todas as idades para serem entregues às instituições que fazem parte do Banco de Bens Doados. Até ao dia 18 de junho, repete-se também a iniciativa Hora H, com descontos de 50% no preço dos livros, entre as 22h00 e as 23h00, de segunda a quinta-feira.

Vídeo mapping em Tomar
Até 18 de junho, os monumentos de Tomar vão contar histórias através de projeções de vídeo e de luz. Flux Tomar – Rota de Luz é um espetáculo multimédia inédito na cidade, que alia o vídeo mapping e pinturas de luz à riqueza patrimonial de Tomar. Esta é uma iniciativa do Município de Tomar, produzida pelo ateliê OCUBO. Os espetáculos acontecem entre as 21h30 e as 00h00, em quatro cenários emblemáticos da cidade templária: Convento de Cristo, Paços do Concelho, Igreja de Santa Maria do Olival e Complexo Cultural da Levada.

SOMERSBY OUT JAZZ
Jazz, soul, funk e hip-hop são alguns dos ritmos que voltam a colocar Lisboa e Cascais a dançar ao longo do verão com mais uma edição do SOMERSBY OUT JAZZ. Como é já habitual, de maio a setembro, ao domingo, os jardins da capital são “ocupados” pela música, mas também a vila de Cascais terá o prazer de receber aquele que é o maior festival gratuito de música ao ar livre - apenas um sábado por mês. Até ao final de junho, o Jardim do Campo Grande é o palco da iniciativa. Conheça a o programa na página de Facebook do SOMERSBY OUT JAZZ.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!