Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: Páscoa a custo zero

  • 333

Palácio Nacional da Pena, em Sintra

Wilson Pereira

Os próximos dias são de grande atividade: há celebrações pascais, mas também se comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Conheça as melhores atividades gratuitas para o fim de semana prolongado da Páscoa

A lista de sugestões de eventos gratuitos é extensa, variada e começa já este fim de semana (15 e 16 de abril), ainda que se prolongue até ao terça-feira, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A grande protagonista é a Páscoa, mas há outras temáticas a serem comemoradas durante este mês. Não perca!

Semana Santa de Braga
Com a chegada da Páscoa, a cidade de Braga recebe uma das mais importantes festas de Semana Santa do país. Nesta época, a cidade é decorada com motivos alusivos à quadra e os "Passos", que são altares de rua, enchem-se de flores e luzes, complementando a sumptuosidade das igrejas. Não perca ainda os concertos, espetáculos, exposições, celebrações e procissões que preenchem a programação dos próximos dias. Conheça todos os detalhes da Semana Santa de Braga.

A melhor vista de Lisboa é grátis
No dia 18 de abril, o Amoreiras 360º Panoramic View associa-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e tem entrada gratuita para a mais bela e privilegiada vista sobre a capital. A 174 metros de altura acima do nível do mar, este miradouro, localizado no topo das icónicas Torres das Amoreiras, é um dos pontos mais altos da cidade, tendo uma vista panorâmica de 360 graus sobre Lisboa e sobre as várias perspetivas da cidade. Está equipado com lunetas de focagem de longo alcance, mapas informativos e animações multimédia que dão início à experiência logo na subida de elevador. Este rooftop está aberto das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 22h00, com a última entrada 30 minutos antes do horário de fecho.

Palácio da Pena abre as portas
Para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Palácio Nacional da Pena abre portas gratuitamente na noite de 18 de abril, entre as 20h00 e as 00h00. Esta é uma oportunidade rara para visitar o Palácio da Pena à noite e desfrutar da singular atmosfera da Serra e do monumento, depois do anoitecer. Com capacidade limitada a 3 mil pessoas a entrada é livre mediante inscrição prévia obrigatória, feita através do link da Parques de Sintra.

Elba Ramalho em Lisboa
No próximo domingo, dia 16 de abril, às 19h00, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, a cantora Elba Ramalho encerra a primeira edição do “Brasil Junino” com um concerto gratuito. Os grupos Os Gonzagas, Pé Cerrado e Balé Flor do Cerrado juntam-se também à festa de encerramento. O programa inclui ainda intervenções artísticas e espetáculos ao vivo em programas de televisão e nos principais pontos turísticos da capital, designadamente na Praça Camões, Fonte Luminosa e Praça do Comércio. Os eventos são gratuitos.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios no Porto
A 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Porto vai dar a conhecer alguns dos elementos patrimoniais mais significativos da cidade e da sua história. As atividades começam às 09h30 e todas têm acesso livre, mas requerem inscrição. Não perca as exposições, documentários e visitas guiadas que mostram a cidade de outro ponto de vista. Veja aqui a programação da Porto Lazer.

Pink Market
No dois dias que antecedem a Páscoa, sexta-feira e sábado, entre as 11h00 e as 19h00, o Pink Market volta a apresentar-se junto à Praia Internacional do Porto com o seu mercado de arte, criatividade, vintage e sabores. Como é habitual, o evento terá animação complementar, sobretudo dedicada às crianças e decorre no Edifício Transparente.

Queima do Judas, Vila do Conde
Contando já com 12 edições, a Queima do Judas marca presença em Vila do Conde, na noite de 15 de abril de 2017, pelas 22h30. O espetáculo tem início no coreto dos Jardins da Av. Júlio Graça, seguindo em cortejo até ao Tribunal, que servirá de palco para a leitura do Testamento e para a tradicional Queima do Judas. Este ano a abordagem será muito visual e performativa. O evento conta com cerca de duas dezenas de associações locais, num total de 250 pessoas envolvidas no processo de criação e construção.

Abril com leituras mil
Abril é um mês para se ler em todo o lado! A leitura vai invadir espaços e ambientes, desafiando todos os portugueses a sair à rua e participar no movimento. A iniciativa, que tem data marcada até o dia 30 de abril, tem o calendário recheado de lançamentos e apresentações de livros, clubes de leitura, sessões de autógrafos, leituras públicas, workshops, exposições, intervenções artísticas, encenações, declamações, feiras de rua, horas de contos e tantas outras iniciativas. O objetivo é o de promover a literatura e os hábitos de leitura dos portugueses. Veja toda a programação no site Ler em Todo o Lado.

“Nowhere”de Marino Formenti
Até 29 de abril, uma casa temporária de cortiça, projetada por Ricardo Jacinto, está instalada no anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian e recebe o pianista italiano Marino Formenti para a performance “Nowhere”. Aqui o músico senta-se ao piano, toca, dorme, come e vive. Diariamente, entre as 10h00 e as 20h00, o público é convidado a entrar e sair livremente, a voltar, a ouvir música ao vivo, num reportório que abarca John Cage, Morton Feldman, Erik Satie, Brian Ero, Jean-Henri d’Anglebert, Gaspard le Roux ou Bjork, entre o barroco e o contemporâneo, numa performance/concerto no âmbito da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Com streaming 24h/dia, a partir do site da BoCA (www.bocabienal.org) a performance/concerto “Nowhere” pode ser acompanhada à distância desde o primeiro dia.

Dezenas de embarcações em Constância
No próximo dia 17 de abril, por volta das 13h00, chegam a Constância dezenas de embarcações, para participar nas cerimónias do Dia do Concelho. Os barcos vão participar num grandioso cortejo fluvial nos rios Tejo e Zêzere para receberem as Bênçãos de Nossa Senhora da Boa Viagem que, em terra, percorre as ruas da vila, em Procissão. As tripulações das embarcações estarão trajadas ao modo das épocas de então, lembrando os tempos em que os rios eram estradas e deles vinha o ganha pão de grande parte da população. Recebidas com salva de foguetes e saudação musical pela Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, as embarcações são representativas da quase totalidade dos municípios ribeirinhos do Tejo, desde Abrantes até ao mar.

Los Carpinteros em Lisboa
Até 1 de maio, das 15h00 às 18h00, de quarta a sábado, as Carpintarias de São Lázaro, no âmbito da programação de Lisboa Capital Ibero-Americana da Cultura, recebem a dupla cubana Los Carpinteros, Dagoberto Rodríguez e Marco Antonio Castillo. Os artistas desenvolvem um trabalho muito próximo do público, em que interrogam a relação corporal, psicológica, política e cultural das suas obras com a arquitetura, com a cidade e com o homem. O espaço, que já foi fábrica de móveis durante décadas, renasce agora como um novo centro cultural de Lisboa, onde é possível encontrar de produção artística a teatro, dança, artes visuais e gastronomia.

Visão Yanomami, de Claudia Andujar
Até 15 de abril, de segunda a sábado, das 10h00 às 19h00, no Arquivo Municipal de Lisboa/Fotográfico, recebe “Visão Yanomami”, um conjunto de fotografias do Centro de Artes de Inhotim, que corresponde essencialmente à produção dos anos 70 e parte dos anos 80 de Claudia Andujar. Esta obra sobre os Yanomami mistura um olhar assumidamente pessoal, aliando intenções documentais a uma busca estética bastante apurada. A entrada é livre.

Culinária de Páscoa para os mais pequenos
Em dia de Páscoa, o Mar Shopping recebe o atelier de culinária “Dominguinhos” onde as crianças vão preparar decorações comestíveis da época, como coelhos, cenouras e pintainhos, recorrendo à modelagem de pasta de açúcar. Entre as 11h00 e as 12h00, no corredor de Moda Infantil, Piso 0, acontece um leque de atividades gratuitas de lazer, numa simbiose entre momentos alegres e educativos.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!