Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: Atividades gratuitas e já com sabor a Páscoa

  • 333

Prepare-se para os próximos dias: a leitura é obrigatória, começam as celebrações de Semana Santa por todo o país e há atividades programadas para os mais pequenos, em época de férias escolares. Mas há muito mais. Aproveite o sol e saia à rua!

Com a Páscoa a chegar e o sol a marcar os dias, prepare-se para um fim de semana intenso (8 e 9 de abril), com muitas atividades ao ar livre para usufruir sem gastar um cêntimo!

Semana Santa de Óbidos
A Semana Santa de Óbidos é tida como uma das mais impressionantes manifestações religiosas na região Oeste. O ponto alto das solenidades tem lugar na Sexta-feira Santa com a Procissão do Enterro do Senhor, em que a iluminação é assegurada apenas por alguns archotes colocados em pontos-chave do percurso. As cerimónias terminam no domingo de Páscoa com a Procissão Eucarística onde estão representadas as várias paróquias e lugares. Do programa fazem ainda parte uma série de concertos e outras celebrações religiosas, que começam já este sábado, dia 8 de abril. Veja a programação no site da Semana Santa de Óbidos.

Santos Populares Brasileiros
Os “Santos Populares Brasileiros” vão marcar a movida Lisboeta entre 7 e 16 de abril, com uma programação cultural gratuita, em vários pontos da cidade, que inclui exposições, intervenções artísticas, workshops de gastronomia e espetáculos ao vivo. O Brasil Junino estreia sábado, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa. Lucy Alves, Os Gonzagas e o grupo Pé Cerrado abrem a Festa com um animado espetáculo de música, dança e muita cor. Haverá ainda músicas regionais e danças folclóricas, comida típica assinada pela Chef Morena Leite e elementos expositivos das principais Festas Juninas do Brasil.

Abril com leituras mil
Abril é um mês para se ler em todo o lado! A leitura vai invadir espaços e ambientes, desafiando todos os portugueses a sair à rua e participar no movimento. A iniciativa, que tem data marcada até o dia 30 de abril, tem o calendário recheado de lançamentos e apresentações de livros, clubes de leitura, sessões de autógrafos, leituras públicas, workshops, exposições, intervenções artísticas, encenações, declamações, feiras de rua, horas de contos e tantas outras iniciativas. O objetivo é o de promover a literatura e os hábitos de leitura dos portugueses. Veja toda a programação no site Ler em Todo o Lado

Trabalho de Cristina Bergoglio no Conrad Algarve
Até ao dia 17 de abril, as obras de arte de Cristina Bergoglio, sobrinha neta do Papa Francisco, vão estar expostas no luxuoso Conrad Algarve, na Quinta do Lago. Esta exposição reúne cerca de 25 quadros que, até à Páscoa e em parceria com a Galeria ArtCatto, vão dar uma nova vida às paredes do Conrad Algarve. Fortemente influenciada pela dança, e em particular pelo tango, as obras da artista representam algumas das principais capitais do mundo como Nova Iorque, Paris, Madrid ou Lisboa, a óleo e tinta acrílica.

Música e livros
No próximo sábado, dia 7 de abril, o espaço “O Bom, O Mau e O Vilão”, em Lisboa, recebe a apresentação dos livros “Matrioska”, de Marla de Queiroz e de “Poeira de Areia”, de Nuria Mallena, autora e cantora brasileira da música “Ouro Verde”, parte integrante da banda sonora da telenovela com o mesmo nome, que dará um pequeno concerto, onde interpretará os seus temas mais conhecidos. São convidados da cantora alguns atores como Thaiane Anjos, Pedro Carvalho e Igor Marchesi que irão ler alguns textos do livro.

"Agora, Amarelo." pela mão de Délia de Carvalho
É já este sábado, dia 8 de abril, entre as 16h00 e as 19h00, que o Centro de Artes e Oficios Casa da Senhora Aninhas, em Guimarães, recebe a exposição de pintura da artista plástica Délia de Carvalho, intitulada " Agora, Amarelo". A artista, nascida em França, está representada em várias coleções públicas e particulares em Portugal e no estrangeiro e desde 1999 participa em várias exposições coletivas e individuais. Em 2007 recebeu duas menções honrosas: “Aveiro Jovem Criador” e “Prémio Salúquia às Artes” e alia a atividade artística à de docente. A entrada é livre.

Cinema grátis aos domingos
Aos domingos há cinema grátis, para toda a família, em 15 centros comerciais espalhados por todo o país. As sessões, marcadas para as 11h00, exigem levantamento de bilhete aqui. Esta semana o filme "Kubo e as Duas Cordas" fará as delícias dos miúdos e dos adultos. Inscreva-se aqui antes que esgote.

Escravos dos Tempos Modernos
Até dia 19 de abril, a galeria Manifesto, em Matosinhos, expõe: “Talibes - Escravos dos Tempos Modernos”, do fotojornalista Mário Cruz, que com este trabalho denuncia uma realidade até agora nunca documentada: mais de 50.000 crianças são escravizadas e torturadas em falsas escolas corânicas no Senegal. As imagens expostas mostram, pela primeira vez, a reportagem galardoada pelo World Press Photo 2016, na categoria Assuntos Contemporâneos, e que venceu também o prémio Picture of the Year International 2016 e o Prémio Estação Imagem. A entrada é livre. De terça a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

A Lisboa que teria sido
A partir de 26 de janeiro, no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, está patente uma exposição subordinada ao tema: “A Lisboa que teria sido”. 200 projetos, maquetas, desenhos e propostas que foram desenvolvidos para a capital portuguesa, entre os séculos XVI e XX, e que nunca foram concretizados. De terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, com entrada livre.

ChocoArte
O Dolce Vita Tejo vai ter uma programação especial durante a época da Páscoa. De 7 a 15 de abril, a atividade ChocoArte vai proporcionar workshops gratuitos a pensar em toda a família. Os workshops para crianças vão decorrer no Piso 0 do Centro Comercial, durante a semana entre as 14h00 e as 20h00 e aos fins de semana e feriados, entre as 11h00 e as 20h00. As crianças vão poder dar asas à imaginação, construindo caixinhas para guardar as amêndoas e decorando ovos de chocolate e bolachas. Para os adultos, nos dias 8 e 15 de abril, vão estar disponíveis dois workshops de confeção de chocolates, ministrados pela formadora Amélia Ferreira. Às 11h00, os amantes de chocolate vão poder aprender a preparar bombons e, às 16h00 vão ter oportunidade de confecionar ovos da Páscoa. As atividades são gratuitas e os participantes são acomodados mediante a ordem de chegada e a lotação dos espaços.

Workshop Mamãs&Bebés
No dia 10 de Abril, às 18h30, o Dolce Vita Ovar tem workshop gratuito para futuros Pais. O Workshop Mamãs&Bebés promove um momento em estes podem dissipar as questões sobre os sinais de alerta, o processo de nascimento e o falso trabalho de parto, com a ajuda de uma Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia. O tema da Criopreservação das Células Estaminais será outro tema a esclarecer: a diferença entre o sangue e o tecido do cordão umbilical e as aplicações terapêuticas. Inscrições aqui workshop@mamasebebes.pt ou por telefone 935 726 691.

À descoberta do corpo humano
O GaiaShopping desafia os mais novos a conhecer a exposição “Sistemas de Vida”, uma iniciativa que convida à descoberta do corpo humano através de curiosidades e diversas atividades digitais e interativas. A forma ideal de aprender com diversão e aproveitar as férias da melhor maneira! Tem entrada livre e vai estar no Piso 0, Praça Central, do GaiaShopping, até dia 17 de abril, das 10h00 às 21h00.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!