Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Guia Boa Cama Boa Mesa: Há cinco novas “Chave de Ouro” na edição 2017

  • 333

Penha Longa Resort - Chave de Platina 2016

Marcos Borga

A menos de uma semana da entrega de prémios, já se sabe que existem grandes novidades entre os vencedores da edição deste ano, que vai para as bancas a 14 de abril.

Ano após ano, o Guia Boa Cama Boa Mesa, seleciona os melhores restaurantes e os melhores alojamentos de Portugal, distinguidos com a inclusão no guia anual, e premiados numa cerimónia que está já a gerar grande expectativa nos setores da hotelaria e da restauração. A entrega de prémios está agendada para a próxima quarta-feira, dia 12 de abril, no Palácio da Ajuda e, para já, apenas um dos premiados é conhecido: Evaristo Cardoso, fundador e proprietário do restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa, vai ser distinguido com a entrega do “Prémio Carreira - Boa Cama Boa Mesa”, cujo propósito é prestar homenagem e elogiar, de uma forma pública, uma personalidade que se destaque nas diversas vertentes associadas à “Boa Cama” e “Boa Mesa”. Explique-se que este prémio, que teve como primeiro homenageado o chefe Vítor Sobral, em 2016, é atribuído a uma personalidade que tenha contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento e afirmação da gastronomia e/ou da hotelaria em Portugal, com uma vida profissional dedicada a estes setores, e reconhecimento pela comunidade. O Júri do “Prémio Carreira” foi constituído por Francisco Pinto Balsemão (Presidente), Fortunato da Câmara, José Bento dos Santos, Paulo Brilhante e Vítor Sobral.

Novas “Chave de Ouro” e novos “Garfo de Ouro”

Em contagem decrescente para o anúncio dos prémios da edição 2017, já se sabe que os dois grandes vencedores do ano – Chave de Platina e Garfo de Platina – nunca ganharam este galardão e que vão existir seis novos “Garfo de Ouro”, em relação ao último ano, e também cinco novos “Chave de Ouro”, que confirmam a grande dinâmica dos setores da restauração e da hotelaria em Portugal, fortemente envolvidos no grande crescimento do turismo em Portugal. A lista completa de premiados, incluindo ainda a distinção de “Chef do Ano” só será conhecida, na quarta-feira, aquando da apresentação da edição 2017 do Guia Boa Cama Boa Mesa, que vai estar à venda, com o Expresso, a partir de sexta-feira, dia 14 de abril, por €9,90. Vão também ser anunciados os prémios “Revelação”, para as áreas de “Boa Cama” e “Boa Mesa”, que destacam um restaurante e um hotel, resort ou turismo em espaço rural, que tenha sido inaugurado durante os últimos 12 meses. Recorde-se que, em 2016, o guia premiou como melhor restaurante nacional, o Feitoria, no Altis Belém Hotel & SPA, liderado por João Rodrigues, que conquistou o galardão de “Chef do Ano”, e o Penha Longa Resort, em Sintra, como a melhor unidade hoteleira. Como curiosidade, refira-se que o primeiro alojamento a conquistar a “Chave de Platina”, em 2008, foi o AquaPura Douro Valley, hoje Six Senses Douro Valley, que no último ano conquistou uma “Chave de Ouro”. Já vertente “Boa Mesa”, o primeiro restaurante a ser reconhecido com um “Garfo de Platina” foi o Vila Joya, em Albufeira, liderado pelo chefe austríaco Dieter Koschina e na época o único “duas estrelas Michelin”, em Portugal.

A edição deste ano do Guia Boa Cama Boa Mesa apresenta a seleção dos melhores restaurantes e alojamentos de Portugal, totalizando perto de 1000 sugestões, organizadas por distritos e incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Para se chegar as estas escolhas, entre abril de 2016 e março de 2017, os jornalistas do Boa Cama Boa Mesa percorreram mais de 100 mil quilómetros (e também muitas milhas aéreas) para avaliaram mais de 1600 estabelecimentos.

(Texto publicado no Expresso diário de 06/04/2017)

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!