Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: Chegou abril com atividades a custo zero

  • 333

Abril chegou a correr e abriu as portas à primavera. Nesta nova estação, não fique em casa e aproveite as atividades gratuitas espalhadas por todo o país.

Se não está a par da agenda, mas anda cheio de energia damos-lhe uma ajuda com a lista que lhe propomos a seguir. Voe pelos céus ribatejanos, viaje no tempo em Trás-os-Montes, passeie pelas memórias vimaranenses, faça desporto no Porto ou prove iguarias exóticas em Lisboa.

“Cada bairro, uma Cidade” na LisbonWeek

Até 2 de abril, o LisbonWeek apresenta várias propostas e experiências para viver e redescobrir o Lumiar. “Cada bairro, uma Cidade” será a assinatura da 4ª edição. A programação é variada e inclui algumas atividades gratuitas como a exposição de fotografia “Lumi”, que pode ser vista entre as 09h30 às 17h30 na Galeria Liminare ou o Ciclo de Cinema a decorrer no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (mediante marcação), entre outras atividades. Todo o programa no site da Lisbon Week.

Balões nos céus de Coruche
Até 2 de abril, em Coruche, o novo festival de balões de ar quente Rubis Gás Up – Festival Internacional de Balonismo promete colorir os céus da vila ribatejana naquela que é a sua primeira edição. O programa inclui atividades pensadas para o grande público, como a participação de balões de ar quente com “formas especiais”. Há também subidas gratuitas em balões de ar quente estáticos, que oferecem pequenas experiências de voo e que se elevam a cerca de 30 metros de altura, com uma duração entre cinco a dez minutos.

Feira Medieval de Torre de Moncorvo

De 31 de março a 2 de abril Torre de Moncorvo regressa à idade média e ao reinado de D. Dinis, com a Feira Medieval de Torre de Moncorvo. Nesta recriação histórica, onde a figura central é o Rei D. Dinis, não falta a animação e o convívio, um mercado medieval, assim como os figurantes trajados de época, que levam os visitantes a uma viagem ao passado. A novidade é a recriação do quotidiano das ferrarias, onde serão visíveis alguns quadros fundamentais como o transporte de minério, a britagem com maço e picalhão, a redução e fundição do ferro e o forjamento. Além da faceta mais boémia e lúdica que marcava a época medieval, nesta edição pretende-se dar a conhecer ao público o lado mais obscuro da Idade Média. Prepare-se!

Corrida e caminhada pelo autismo
No primeiro domingo de abril, a Associação Vencer Autismo, em parceria com o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP), promove a Corrida e Caminhada pelo Autismo, no Parque da Cidade do Porto. A corrida está marcada para as 10h00 e a caminhada para as 10h30. Ambos os percursos têm a distância de cinco quilómetros e o ponto de encontro é junto à entrada principal do parque, do lado da Avenida da Boavista. A participação na caminhada é gratuita. Os interessados podem inscrever-se através do email info@vencerautismo.org ou do Tel. 914 279 669.

Dias com energia
Todos os sábados de manhã, nos Jardins do Palácio de Cristal, há aulas de pilates (das 9 às 10 horas), yoga (das 10 às 11 horas) e tai chi (11 às 12 horas), com acesso livre para toda a população. Nos dias em que se registem condições climáticas desfavoráveis para a prática destas modalidades, as aulas mudam-se para o ginásio do Pavilhão Rosa Mota, também localizado no interior dos jardins. Comece o fim de semana com energia e em boa forma.

Escravos dos Tempos Modernos
Até dia 19 de abril, a galeria Manifesto, em Matosinhos, expõe: “Talibes - Escravos dos Tempos Modernos”, do fotojornalista Mário Cruz, que com este trabalho denuncia uma realidade até agora nunca documentada: mais de 50.000 crianças são escravizadas e torturadas em falsas escolas corânicas no Senegal. As imagens expostas mostram, pela primeira vez, a reportagem galardoada pelo World Press Photo 2016, na categoria Assuntos Contemporâneos, e que venceu também o prémio Picture of the Year International 2016 e o Prémio Estação Imagem. A entrada é livre. De terça a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Street Fest
Este fim de semana, no Martim Moniz, pode degustar sabores de excepção, ouvir música e mexer o corpo ao som dos DJs Dady Dread, Mr. Bird, Rycardo e Lucky e passear no Mercado Urbano, onde encontrará um pouco de tudo. Delicie-se com as deliciosas e exóticas ofertas gastronómicas, algumas já habituais e outras em estreia. As portas do STREET FEST abrem das 12h00 às 22h00, dos dias 1 e 2 de abril, a entrada é gratuita e recomenda-se!

Mercado da felicidade
“Spread Happiness” é o desafio do Mercado Crafts & Design no Jardim da Estrela para o próximo fim de semana, das 10h00 às 19h00. Presentes estarão projetos de design e artesanato contemporâneo, tendências para a nova estação e criatividade. Se preferir leve uma manta e faça um piquenique ou vá até às do jardim para aproveitar o sol e pôr a leitura em dia. Aproveite, porque o Quiosque Biblioteca está aberto ao sábado.

Livros de fotografia e narrativas
O Instituto Português de Fotografia vai promover, na próxima segunda-feira dia 3 de abril, às 19h00, uma conferência cujo mote é “Livros de fotografia e narrativas”. Com a participação do prestigiado fotógrafo italiano Walter Costa, a iniciativa é vocacionada para fotógrafos, designers e artistas visuais, sejam estudantes ou profissionais, ou simples entusiastas da fotografia. A entrada é livre e tem lugar marcado nas instalações de Lisboa do instituto, localizadas na Rua da Ilha Terceira, 31.

Memórias vimaranenses com Samuel Silva
A Casa da Memória em Guimarães é um local de encontro, partilha e reflexão sobre as raízes, tradições e memórias da cidade. Este sábado, dia 1 de abril, às 17h00, o jornalista Samuel Silva será o guia de luxo por este espaço. Habituado a contar histórias, que cruzam a vertente patrimonial, turística e registo das memórias individuais e coletivas (das quais já resultaram alguns livros), a visita promete um passeio pelos labirintos e pelas memórias mais escondidas da cidade e do concelho. A entrada é livre e sujeita a inscrição.

Alvarinho recebe a primavera
Na próxima sexta-feira, entre as 19h00 e as 22h00, a Garage Wines, em Matosinhos, encerra um ciclo de provas para celebrar a nova estação do ano. Na companhia de Luís Cerdeira, serão dados a provar cinco vinhos brancos em que a casta rainha é o Alvarinho. A prova será de três de estilos e formas de vinificação completamente diferentes: Soalheiro Clássico, Soalheiro Granit (lançamento 2016) e Soalheiro Terramater (Bio sem filtração), o evento termina com duas novidades. Todos os vinhos serão servidos em Magnum.

Cinema e oficina para os mais novos
A sessão gratuita de cinema infantil de 1 de abril, às 10h30, no Mar Shopping, traz à tela a nova aventura de Manny, Diego e Sid em “A Idade do Gelo: O Big Bang”. No dia 2, domingo, entre as 11h00 e as 12h00, no corredor de Moda Infantil do MAR Shopping, Piso 0, é a vez do Ateliê de artes plásticas “Coelhos da Páscoa”, cujo objetivo é transformar uma colher de plástico num coelho divertido para animar a Páscoa.

Cinema grátis ao domingo
Abril vai ser um mês de ação e drama no Arrábida Shopping , que promete grandes filmes nas sessões de cinema gratuito . “A Juventude”, “Velocidade Furiosa 7”, “Ressurreição”, “Inferno” e “Guardiões da Galáxia” estarão em exibição, de 2 a 30 de abril, aos domingos, às 19h00. Uma programação diversa e para toda a família. Para aceder deve ir à plataforma www.promofans.pt e criar o seu registo. A promoção é limitada ao número de lugares por sessão e sala.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!