Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Descobrir os segredos do Leitão na Bairrada

  • 333

Até dia 2 de abril as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada estão em destaque na região da Bairrada. Água, Pão, Vinho e Leitão são assunto de conversas, música e, claro, de provas do bacorinho

Todas as razões são boas para provar Leitão. Mais do que uma especialidade regional, são já um prato símbolo da gastronomia nacional e uma das razões pela qual a região da Bairrada foi eleita como destino gastronómico nacional de 2017. Mas há mais para provar na região, as chamadas 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, que estão em destaque até ao próximo domingo na Semana do Leitão à Mesa.

A Água, Pão, Vinho e Leitão, são as estrelas deste fim de semana, e são servidas com música, cultura, exposições, tertúlias e workshops. Há atividades para as famílias, espetáculos em caves e provas quer de pão, de água, de vinho e ainda do famoso leitão. Nas oficinas de pintura há ainda porquinhos em miniatura para pintar e levar como recordação.

Já esta sexta-feira, 31 março, no restaurante Pedro dos Leitões e a partir das 19h00, há uma Tertúlia sobre “O Leitão e o Turismo”, dividindo-se a conversa entre o debate da “Importância da Gastronomia no Turismo”, misturada com espumante de honra, visita guiada ao restaurante, e degustação de leitão.

No dia 1 de abril a Semana do Leitão à Mesa sugere uma experiência chamada “Uma Alhada Doce” e à noite, pelas 21h00 na Adega Rama surge o concerto acústico de Rogério Cardoso Pires, na iniciativa “Música na Adega”. Inclui visita guiada, prova de vinhos e uma degustação. No último dia o programa termina no Parque do Lago, no Luso, com uma oportuna hora de atividade física das 11h00 às 12h00, chamada “Da Mesa para a Rua”, com dicas para manter o equilíbrio em dias de excessos. A partir das 17h00, também no Luso, a Semana do Leitão à Mesa termina com um passeio “Contar o que Ninguém Conta... pelas Maravilhas da Mealhada”.


Durante todo o evento, nos restaurantes aderentes à Semana do Leitão à Mesa, serão oferecidas entradas relacionadas com o leitão. Participam na iniciativa os restaurantes Pedro dos Leitões, Restaurante Castiço, Restaurante Típico da Bairrada, Rei dos Leitões, Restaurante Pic-Nic, Restaurante NelsonFt, Restaurante Portagem Bairrada Center, Restaurante Rocha, Restaurante Otávio dos Leitões e o Restaurante Adega na Quinta dos Três Pinheiros.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!