Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Descobrir os segredos do Leitão na Bairrada

  • 333

Todas as razões são boas para provar Leitão. Mais do que uma especialidade regional, são já um prato símbolo da gastronomia nacional e uma das razões pela qual a região da Bairrada foi eleita como destino gastronómico nacional de 2017. Mas há mais para provar na região, as chamadas 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, que estão em destaque até ao próximo domingo na Semana do Leitão à Mesa.

A Água, Pão, Vinho e Leitão, são as estrelas deste fim de semana, e são servidas com música, cultura, exposições, tertúlias e workshops. Há atividades para as famílias, espetáculos em caves e provas quer de pão, de água, de vinho e ainda do famoso leitão. Nas oficinas de pintura há ainda porquinhos em miniatura para pintar e levar como recordação.

Já esta sexta-feira, 31 março, no restaurante Pedro dos Leitões e a partir das 19h00, há uma Tertúlia sobre “O Leitão e o Turismo”, dividindo-se a conversa entre o debate da “Importância da Gastronomia no Turismo”, misturada com espumante de honra, visita guiada ao restaurante, e degustação de leitão.

No dia 1 de abril a Semana do Leitão à Mesa sugere uma experiência chamada “Uma Alhada Doce” e à noite, pelas 21h00 na Adega Rama surge o concerto acústico de Rogério Cardoso Pires, na iniciativa “Música na Adega”. Inclui visita guiada, prova de vinhos e uma degustação. No último dia o programa termina no Parque do Lago, no Luso, com uma oportuna hora de atividade física das 11h00 às 12h00, chamada “Da Mesa para a Rua”, com dicas para manter o equilíbrio em dias de excessos. A partir das 17h00, também no Luso, a Semana do Leitão à Mesa termina com um passeio “Contar o que Ninguém Conta... pelas Maravilhas da Mealhada”.


Durante todo o evento, nos restaurantes aderentes à Semana do Leitão à Mesa, serão oferecidas entradas relacionadas com o leitão. Participam na iniciativa os restaurantes Pedro dos Leitões, Restaurante Castiço, Restaurante Típico da Bairrada, Rei dos Leitões, Restaurante Pic-Nic, Restaurante NelsonFt, Restaurante Portagem Bairrada Center, Restaurante Rocha, Restaurante Otávio dos Leitões e o Restaurante Adega na Quinta dos Três Pinheiros.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!