Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: Celebrar a primavera gratuitamente

  • 333

Apague as luzes. No próximo dia 25 de março comemora-se a Hora do Planeta. A atividade não só é grátis como é amiga do ambiente. Quer mais ideias? Continue a ler.

Conheça Sérgio Godinho pessoalmente. Voe pelos céus do Ribatejo. Faça visitas guiadas pelo Porto. Passeie em mercados ou faço um workshop. Tudo sem gastar um cêntimo!

Hora do Planeta
No dia 25 de março comemora-se a Hora do Planeta pelo mundo. A apoiar o evento estão os hotéis Sheraton Lisboa Hotel & Spa, Lisbon Marriott Hotel, Sheraton Cascais Resort e Penha Longa Resort com o evento oficial da “Hora do Planeta – Concerto à Luz das Velas”, que terá lugar pelas 20h00, no Parque Eduardo VII, em Lisboa. Do programa das festas fazem parte as vozes de Tiago Bettencourt, Raquel Tavares, André Sardet, Matias Damásio, entre outros. Estas unidades hoteleiras juntam-se a milhões de indivíduos, empresas, governos e comunidades que são convidados a apagar as luzes, entre as 20h30 e as 21h30, com o objetivo de enviar uma mensagem forte sobre a consciência e as ações de preservação do meio ambiente.

12 horas de animação no Porto
No 25 de março, Dia Nacional dos Centros Históricos, o Porto propõe mais de 70 atividades, a maioria com acesso livre, pensadas para diferentes públicos e para vários locais. A efeméride ganha em 2017 maior destaque, uma vez que se cumprem 20 anos desde que a UNESCO classificou o Centro Histórico do Porto como Património Cultural da Humanidade.

GREENFEST
Torres Vedras recebe a 10ª edição do GREENFEST, o maior evento de sustentabilidade realizado em Portugal, entre 24 e 26 de março, no pavilhão Expotorres, no Centro de Exposições de Torres Vedras. Vão ser três dias de atividades, workshops e diversas ações para fomentar as boas práticas ambientais, a educação ambiental e a divulgação de produtos locais, com o envolvimento ativo das empresas, autarquias, escolas, associações, universidades e, principalmente, cidadãos que querem ter um papel ativo na mudança. O acesso é gratuito, podendo cada visitante contribuir com um donativo simbólico, para uma causa social e/ou ambiental apoiada pela organização do evento.

40 anos de ACPP
No dia 25 de março, a ACPP Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal comemora o seu 40º aniversário com o “Open Day”, cujo objetivo é dar a conhecer ao público a “Casa de Todos os Cozinheiros”. O evento, que tem início a partir das 10h30, inclui showcookings a cargo de chefes como Celso Padeiro, Gil Mourão, Maria Urmal e Miguel Bértolo. É também uma oportunidade de conhecer de perto as instalações da Associação, bem como o funcionamento de cozinhas profissionais, chefes e formandos ACPP e a dinâmica de funcionamento da entidade. Durante o dia irá estar disponível um buffet volante a todos os visitantes e estarão disponíveis para consulta os mais de 2500 livros dedicados à arte da cozinha. Serão ainda realizadas visitas personalizadas e disponibilizadas informações detalhadas sobre programas, formadores e associados.

Balões nos céus de Coruche
Começa já no dia 28 de março e estende-se até 2 de abril, em Coruche, o novo festival de balões de ar quente Rubis Gás Up – Festival Internacional de Balonismo que promete colorir os céus da vila ribatejana naquela que é a sua primeira edição. O programa inclui atividades pensadas para o grande público, como a participação de balões de ar quente com “formas especiais” Há também subidas gratuitas no recinto do em balões de ar quente estáticos, que oferecem pequenas experiências de voo, elevando-se a cerca de 30 metros de altura, com duração entre cinco a dez minutos.

Tradicional baile das camélias
No próximo dia 25 de março, pelas 21h30, a Sociedade União Sintrense vai receber a 76ª edição da Noite das Camélias, com o intemporal Baile das Camélias, ao som da banda Vice-Versa. Esta é uma das mais belas e emblemáticas festas que a Vila de Sintra recebe anualmente. Remonta aos anos 40 e era preparada pelos trabalhadores das quintas existentes em Sintra que queriam exibir as flores mais bonitas. Neste caso, a tradição ainda é o que era, por isso não perca as centenas de flores que enfeitam o salão nobre da coletividade e venha dançar num ambiente único. A entrada é gratuita.

Sérgio Godinho no Porto de Encontro
No dia 25 de março, pelas 17h00, a Biblioteca Almeida Garrett, no Porto recebe "Coração Mais Que Perfeito", o primeiro romance de Sérgio Godinho. A apresentação, com participação especial de Manuela Azevedo e a presença do autor, está incluída na iniciativa “Porto de Encontro” um ciclo de conversas com escritores, a decorrer na cidade do Porto, onde todos os meses, um autor vai estar disponível para falar sobre os seus livros, numa série de entrevistas conduzidas, ao vivo, pelo jornalista Sérgio Almeida.

CCB homenageia Mário Cesariny
No Centro Cultural de Belém, no dia 25 de março, ainda se comemora o Dia Mundial da Poesia. Os espaços vão ser vividos num ambiente de festa com muita poesia, para todas as idades. As iniciativas incluem: Feira do Livro de Poesia; posto de venda de edições e publicações da Imprensa Nacional-Casa da Moeda – INCM; Exposição Mário Cesariny; Diga lá um poema – espaço aberto para leituras de poesia em voz alta; programação para os mais novos com a entrega de prémio do concurso Faça lá um poema; concertos da Big Band Júnior e da Orquestra Sinfónica Juvenil, num tributo a Mário Cesariny. A entrada é gratuita.

Mercadito da Carlota
Este sábado o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, recebe a 17.ª edição do Mercadito da Carlota com as novidades das coleções de primavera/verão 2017 para pais e filhos. São mais de 100 marcas, mais de metade para crianças, e há atividades preparadas para um dia em família: brincar com princesas e super-heróis, participar em sessões fotográficas e aproveitar para almoçar numa banca de street food são só algumas delas.

Workshop gratuito de captura e edição de som
No próximo fim de semana, há workshop gratuito de captura e edição de som no Silo-Auto, no Porto, intitulado "Epicentro". Os participantes irão trabalhar com o ambiente sonoro do dia a dia do parque de estacionamento: carros a estacionar, conversas na entrada, torniquetes, máquina de pagamento, etc. O workshop terá duas edições (uma no sábado, outra no domingo), entre as 14h30 e as 18h30. A participação é gratuita mediante inscrição. Os interessados devem enviar nome, idade e horário pretendido para o email stopandgo@portolazer.pt. Requisitos: dispositivo digital de gravação áudio, por exemplo um smartphone, e de um computador portátil com o Audacity instalado (software grátis).

Percurso iluminado pela cidade do Porto
O projeto Alumia propõe um novo percurso pela cidade do Porto, entre os dias 24 e 28 de março, que explora uma vez mais a temática da luz e a sua relação com o espaço, que engloba nove instalações artísticas em espaço público. Durante este período, serão promovidas diariamente visitas guiadas às instalações, com início às 19h00, 20h30 e 21h30. As visitas são gratuitas e abertas ao público em geral, mas requerem inscrição através do email alumiaservicoeducativo@gmail.com. Localizada no Largo dos Loios, "Start" será o gigante ponto de partida de um caminho que convida o público a perfurar o miolo do Centro Histórico, apelando a novos olhares sobre o território classificado como Património Mundial. Mais informações em no site Alumia.

70 letras e letreiros no MUDE
Até 31 de março, o MUDE Fora de Portas exibe 70 peças que mostram um património que está a desaparecer da cidade: letras e letreiros já desativados. Em colaboração com o Projeto Letreiro Galeria, o MUDE olha para a cidade de Lisboa pela perspetiva da publicidade e da cultura urbana, contribuindo para a preservação de um património gráfico, parte de uma memória cultural comum a todos os portugueses. De terça a domingo, das 10h00 às 18h00, com entrada livre.

“Quando o vinho encontra a arte”
“Quando o vinho encontra a arte” é uma mostra de pintura de Isabel Pinheiro, em exposição no Espaço Cultura Ageas, no Parque das Nações, em Lisboa, até dia 31 de março. Neste projeto o vinho e a arte coexistem e valorizam-se mutuamente. A pintora usa técnicas mistas e materiais diversos, que vão desde as tintas acrílicas, óleos, aplicações de sedas e tules, transparências, às colagens com produtos de diverso teor tais como pedras, tecidos, papel de diferentes texturas, areias, cristais entre outros.

Conversas sobre o Design
No dia 25 de março, às 16h30, o Café Candelabro, na Baixa do Porto, organiza uma conversa para refletir sobre o Design. O tema está cada vez mais presente em múltiplas áreas artísticas e na cultura e é motivo relevante de reflexão coletiva e exposição particular. Os convidados deste encontro são Nuno Coelho, Márcia Novais e Joana & Mariana, todos eles ligados à área, que partilham os processos criativos que utilizam nos seus trabalhos.

Workshop de maquilhagem
No dia 26 de março
o Nosso Shopping, em Vila Real, recebe Inês Mocho, a maquilhadora sensação do Youtube e Facebook, que vai partilhar dicas e técnicas de maquilhagem ao vivo em dois workhops de maquilhagem com duração de 30 minutos cada. O primeiro workshop, a iniciar às 17h00, é dedicado a partilhar dicas e técnicas para uma maquilhagem perfeita para o verão e o segundo, a iniciar às 19h00, é dedicado à maquilhagem de noite.

Primavera para os mais pequenos
Com a chegada da primavera, chegam também as atividades para comemorar esta estação do ano. Recorrendo a elementos naturais como flores e folhas, mas também a lã e feltro, os pequenos participantes dos “Dominguinhos” vão guardar a primavera no quadro que irão criar num atelier de artes plásticas na manhã de 26 de março. Aos domingos, em Matosinhos, entre as 11h00 e as 12h00, no corredor de Moda Infantil do MAR Shopping, Piso 0, acontece um leque de atividades gratuitas de lazer, numa simbiose perfeita de momentos alegres e educativos.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!