Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: Dias de festa a custo zero

  • 333

Família desce à rua

Com o fim de semana a chegar as propostas prometem ser animadas e, mais importante que tudo...acessíveis. Dança, camélias, documentários e mercados são só alguns exemplos. Descubra-as!

Os próximos dias são de festa. Celebra-se o Dia do Pai, o último dia de inverno, a chegada da primavera e o Dia da Poesia. As comemorações são muitas, tal como as atividades gratuitas disponíveis para todos os gostos e idades. Dance na rua, ouça o B Fachada a homenagear o Zeca Afonso, aprecie a beleza das camélias e orquídeas, emocione-se com o documentário de Nick Cave ou simplesmente passeie por um dos muitos mercados instalados em praças e jardins. A oferta é variada, a escolha é sua.

Em Lisboa “A Rua é Sua”
Este sábado há festa em Lisboa, para comemorar o novo Cais do Sodré. O programa das festas chama-se “A Rua é Sua”, começa às 14h00 e assinala o fim das obras nesta zona. Além das bancas com peças de artesanato, há street food e animação durante toda a tarde, a cargo dos dj’s residentes dos bares do Cais do Sodré. Às 17h00 há B Fachada a cantar Zeca Afonso, marcando também o 30.º aniversário da sua morte, e logo de seguida entram em palco os Dead Combo. A festa é gratuita.

Silly Dancing Lx
No próximo dia 20 de março, Lisboa dá as boas vindas à primavera a dançar, com o Silly Dancing Lx. O ponto de encontro é às 15h00 na Praça Europa (entre a estação do Cais do Sodré e a Ribeira das Naus) e às 17h00 o “Titanic Sur Mer” recebe todos os Sillydançantes, para um magnífico convívio com mais música e um pôr do sol à beira-rio! Basta trazer um telemóvel ou MP3 com auriculares, roupa e calçado confortáveis e muita alegria e vontade de dançar. Pode descarregar a playlist do evento aqui, para estar em sintonia com os restantes participantes.

Mercado do Livro França Borges no Príncipe Real
Livros, leituras, conversas e histórias, para os mais novos mas não só, regressam ao Jardim do Príncipe Real no próximo sábado, 18 de março, entre as 10h00 e as 20h00, na segunda edição do Mercado do Livro França Borges. Jogos didáticos, apresentações de livros, sessões de autógrafos e encontros com autores como João Tordo e José Gardeazabal, são algumas das iniciativas programadas neste evento.

Noronha da Costa celebra 50 anos de pintura
A Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, acolhe, até dia 22 de abril, uma exposição antológica do pintor Noronha da Costa, figura de referência no universo das artes plásticas em Portugal, desde finais dos anos 60. “Isto não é só um écran - NORONHA DA COSTA – 50 anos de pintura (1967-2017)” tem como objetivo a comemoração dos 50 anos de atividade do artista. A maioria das peças, referentes a diversos períodos, é da coleção pessoal de Noronha da Costa e estará patente na Galeria de Exposições Temporárias, ficando a fase atual do pintor integrada no espaço da coleção da Casa-Museu. A entrada é gratuita apenas na Galeria de Exposições Temporárias.

Instalação multimédia no Pavilhão Carlos Lopes
Até ao dia 19 de março, o Pavilhão Carlos Lopes tem patente uma instalação multimédia sobre os 20 anos do Turismo de Lisboa e os 85 anos do Pavilhão. Nos Torreões do edifício, os visitantes podem ainda conhecer a exposição permanente de homenagem a Carlos Lopes, o campeão olímpico português que deu nome ao espaço em 1984. A entrada é livre, com horário entre as 10h00 e a 18h00.

Camélias e Orquídeas em Sintra
O terreiro em frente ao Palácio Nacional de Sintra vai receber, no fim de semana de 18 e 19 de março, a “Exposição de Camélias e Orquídeas”. Nesta edição, o mote é o chá e a camélia de chá. Ao longo destes dias será possível observar os melhores exemplares de camélias e orquídeas de cada um dos participantes e há concurso em várias categorias. Decorrerão ainda demonstrações de técnicas de propagação e poda de camélias e de técnicas de propagação, envasamento e manutenção de orquídeas, bem como sessões de degustação de chá. A entrada é gratuita.

Maratona da Poesia em Setúbal
Setúbal celebra a poesia com 15 horas de atividades literárias em torno das letras, da música e do teatro, numa iniciativa a realizar ao longo do dia 21 de março, em vários espaços e equipamentos culturais da cidade. Esta VII Maratona da Poesia de Setúbal promove atividades para os diferentes escalões etários, à volta do tema “Da Palavra à Poesia… Da Poesia à Música”, numa organização da Câmara Municipal, em comemoração do Dia Mundial da Poesia. A participação é gratuita.

Documentário de Nick Cave em Guimarães
"One More Time With Feeling", o poderoso documentário de Nick Cave, chega a Guimarães esta terça-feira, às 21h45, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor. A terceira oportunidade de ver no grande ecrã o filme de Andrew Dominik (depois de ter sido exibido uma única vez no Porto e Lisboa) chega com a sessão de encerramento do ciclo "Exit Music For a Film". Este é o último dos seis filmes exibidos pelo Cineclube de Guimarães e dedicados à música. As escolhas das longas-metragens projetadas ficaram a cargo das seis bandas de Guimarães, que compõem a “cena musical vimaranense” que tem ganho expressão nos últimos três anos. Desta vez a escolha foi dos Paraguaii, que apresentarão o evento. A entrada é gratuita.

Família Desce à Rua
No próximo domingo, dia 19 de março, a Rua das Galerias de Paris, no Porto, recebe uma feira de artesanato com o nome de “Família Desce à Rua”. Entre as 10h00 e as 19h00 este bairro da Baixa da Invicta estará repleta de animação e movimento. Ideal para um passeio em família.

Arquivos do Rivoli em exposição
O foyer do 3º piso do Teatro Rivoli recebe, até 21 de março o “5º Caderno – Ensaio sobre os arquivos do Rivoli” da autoria de Nuno Coelho. Um projeto que partiu à procura das várias dependências onde se encontram depositados os vestígios físicos da atividade deste teatro que, pela sua natureza, pareciam irremediavelmente remetidos para a periferia e para o silêncio. O projeto materializa-se em dois momentos – uma exposição e uma publicação – em que o primeiro propõe dar visibilidade a determinados dando ênfase a narrativas normalmente invisíveis para o público.

Mercado de Artesanato do Porto
O ano de 2017 traz um novo formato para o Mercado de Artesanato do Porto, iniciativa municipal que semanalmente reúne os produtos artesanais de cerca de 80 comerciantes. O evento continuará no Centro Histórico do Porto, entre a Praça Parada Leitão e a traseira da Reitoria da Universidade do Porto, mas a partir de agora passa a decorrer às sextas-feiras e sábados, entre as 09h00 e as 18h00.

Festa da Primavera
Entre os dias 18 e 20 de março, em Guimarães, há "Festa da Primavera", com um programa repleto de atividades. Destaca-se a realização da Feira de Produtos Biológicos e Tradicionais e há ainda pilates, zumba, dança, concertos e workshops. O evento tem lugar no espaço “O Laboratório da Paisagem”, projeto que resulta de uma parceria desenvolvida pela Câmara Municipal de Guimarães e a Universidade do Minho que fomenta a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Trabalho de Cristina Bergoglio no Conrad Algarve
Até ao dia 17 de abril, as obras de arte de Cristina Bergoglio, sobrinha neta do Papa Francisco, vão estar expostas no luxuoso Conrad Algarve, na Quinta do Lago. Esta exposição reúne cerca de 25 quadros que, até à Páscoa e em parceria com a Galeria ArtCatto, vão dar uma nova vida às paredes do Conrad Algarve. Fortemente influenciada pela dança, e em particular pelo tango, as obras da artista representam algumas das principais capitais do mundo como Nova Iorque, Paris, Madrid ou Lisboa, a óleo e tinta acrílica.

Música e cinema de animação em Vila do Conde
A Solar – Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde recebe mais uma edição de ANIMAR, uma exposição para toda a família onde a música e o cinema de animação são os principais atrativos. Esta 12ª edição destaca os videoclipes portugueses de animação – de Capicua e Pedro Geraldes a Samuel Úria, passando por Os Azeitonas Oficial e Quinta do Bill – e os seus autores, Alice Eça Guimarães, Pedro Serrazina, Bruno Caetano, Telmo Romão e Jorge Ribeiro. Para além dos videoclipes, o novo filme de José Miguel Ribeiro, “Estilhaços”, complementará uma exposição plena de experiências interativas. Horário: Todos os dias, 14h00 - 18h00. Entrada livre.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!