Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: Fim de semana a custo zero

  • 333

Pedro Figueiredo

Prepare-se para andar ao ar livre e apreciar os primeiros sinais da primavera. Parques, praças, praia e a rua são os cenários de alguns eventos gratuitos deste fim de semana (10 a 12 de março) que incluem exposições, feiras e mercados. Mas também há música, vinho e promoção da Igualdade e Diversidade de Género.

Parques, praças, praia e a rua são os cenários de alguns eventos gratuitos que vão animar este fim de semana e que incluem exposições, feiras e mercados. Mas também há música, vinho e promoção da Igualdade e Diversidade de Género.

Street Fest
O Street Fest Martim Moniz volta ao Mercado de Fusão nos dias 4 e 5 de março. Estarão presentes vários conceitos de comida e mercado urbano com a batida sonora dos Dj´s Dady Dread, Dj Azza, Dj Rycardo e Dj Lucky para garantir animação e ritmo para desfrutar de uma tarde diferente. O Street Fest Martim Moniz conta ainda com feira de artesanato urbano, mercearias do mundo, roupa vintage, artigos em 2ª mão, produtos artesanais, biológicos e muito mais. As portas abrem das 12h00 às 22h00. A entrada é gratuita.

Lisboa à Janela
Os Armazéns do Chiado recebem até 17 de março, no Piso 5, a exposição “Lisboa à Janela”, uma coleção de 28 fotografias de Ana Parreira em parceria com a Associação “Mais Proximidade, Melhor Vida” que pretende ilustrar a realidade escondida atrás das janelas dos idosos que habitam a baixa da capital. A exposição desvia o olhar para os andares de topo dos prédios da Baixa Pombalina onde residem muitos idosos lisboetas, muitas vezes incógnitos para o cada vez maior número de visitantes e turistas. A exposição mostra perspetivas únicas sobre o coração de Lisboa e dos seus habitantes, mas também as dificuldades que estes enfrentam para viver na cidade a que dedicaram a vida.

"Assim se chamam as coisas pelos nomes que elas são"
O Atelier de Lisboa promove uma nova exposição intitulada "Assim se chamam as coisas pelos nomes que elas são", que inaugura já no próximo sábado, dia 11, a partir das 18h00 na CONFEITARIA (Rua João Saraiva, 28A, Alvalade, Lisboa). A mostra tem a curadoria de Paulo Catrica e trabalhos de fotografia de Alexandre Inglez, Aurélio Vasques, Fernando Brito, Hugo Santos Silva, João Mota da Costa, José Miguel Figueiredo e Maria Gomes.

Porto vai celebrar a flor da cidade
A primavera já espreita no Porto, que continua a celebrar a camélia, depois de uma semana de intensa programação. A vasta agenda de eventos inclui concertos, instalações, mostras, exposições, palestras, workshops, conferências, espetáculos de dança e teatro, visitas guiadas e percursos de orientação, degustações, entre outras iniciativas, que estarão espalhada por toda a cidade.

Fim de semana de Surf
Nos dias 11 e 12 de março, na Praia Internacional do Porto, irão competir surfistas das categorias masculinas sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18 e das categorias femininas de sub-16 e sub-18. A prova, de caráter regional, serve de apuramento para os campeonatos nacionais de esperanças e destina-se a atletas federados. A etapa começa bem cedo, logo às 8h00 da manhã de sábado, estendendo-se atè às 19h00. No domingo surfa-se também desde as 8h00 da manhã, até às 16h00. Em seguida, decorre a entrega de prémios. Caso não haja ondas favoráveis para o surf, a competição passará para a Praia de Leça da Palmeira.

Inaugurações Simultâneas na Bombarda
O próximo sábado traz de novo a festa da arte ao Porto. Entre as 16h00 e as 20h00 galerias e lojas deste quarteirão renovam-se e apresentam novas exposições e novas coleções aos muitos que já fazem desta iniciativa um evento de presença obrigatória. Todas as galerias de arte, design e lojas alternativas mostram o seu melhor e há visitas guiadas pelo quarteirão.

Flea Market Porto
No dia 11 de março a Praça de Francisco Sá Carneiro, popularmente conhecida como Praça de Velásquez, recebe o Fleat Market Porto, entre as 14h00 e as 19h00. Durante a tarde de sábado, cerca de 200 bancas vão expor todo o tipo de objetos em segunda mão: roupa, discos, livros, louças, rendas, toalhas, brinquedos, selos, moedas, entre muitos outros.

Sensations Market no Parque da Cidade do Porto
Nos próximos dias 11 e 12 de março, entre as 11h00 e as 19h00, o Sensations Market chega ao Parque da Cidade do Porto. Roupa para todas as idades, acessórios de moda e bijuteria, artigos para crianças, peças de arte, vinhos, produtos gourmet e doçaria não faltam no Sensations Market. O evento decorre no restaurante Soundwich, na zona do Núcleo Rural do Parque da Cidade do Porto. O mercado terá música ambiente e demonstrações de yoga, capoeira e dança.

Ópera no Salão Paroquial de Aldoar
Nos dias 10 e 11 de março, estará em cena um espetáculo de ópera no Auditório do Salão Paroquial de Aldoar, no Porto. "A Audição" tem encenação de Cláudia Marisa e António Durães, e é produzido pela Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE). Ambas as sessões estão marcadas para as 22h00 horas e têm entrada livre.

Ciclo de cinema dedicado à música
No dia 14 de fevereiro, às 21h45, no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor, está em exibição o filme Velvet Goldmine de Todd Haynes. O filme, incluído na programação do Cineclube de Guimarães, é uma das longas-metragens escolhidas para o ciclo de cinema dedicado à música e que se estende por mais uma terça feira, durante o mês de março.

Play With Art
Até 12 de março, o Forum Coimbra recebe “Play With Art”, uma exposição em 3D em que os visitantes são convidados a participar, interagindo com as peças e pousando ao lado de diversas personagens, em mais de 10 cenários diferentes . Existirão ainda vários workshops interativos alusivos à temática para os mais novos: desenho 3D, ilusão ótica, maquilhagem e atividades com stencil, que decorrem das 16h00 às 20h00 (de segunda a sexta) e das 11h00 às 14h00 e 16h00 às 21h00 (fim de semana). Toda a programação é gratuita.

Tejo a Copo
No dia 11 de março o evento vínico TEJO A COPO chega ao emblemático Convento de S. Francisco, em Santarém. O encontro tem o objetivo de divulgar e promover os Vinhos do Tejo, proporcionando uma relação de proximidade entre os vários produtores representados e apreciadores de vinhos. O programa inclui ainda provas comentadas pelos enólogos, dando a conhecer vinhos selecionados e potenciando a aptidão de prova dos participantes. O TEJO A COPO realiza-se entre as 17h00 e as 22h00 e a entrada é livre. Para além de muitos e bons vinhos, não faltará a animação e uma atmosfera única, envolvida pela mística do espaço.

Margens da Ria Formosa transforma-se em galeria de arte
Retratos na Ria é uma exposição onde 12 fotografias de Jorge Jubilot são libertadas na paisagem natural das margens da Ria Formosa. Os Cais de Faro, Olhão, Fuseta, Santa Luzia e Tavira e os das ilhas de Faro, Deserta, Farol, Culatra, Armona, Fuseta e Tavira acolhem esta exposição até ao dia 30 abril, chamando a atenção para este cenário de beleza natural.

Domingos com cinema gratuito
Aos domingos de manhã o cinema é gratuito para toda a família, em 15 Centros Comerciais de todo o país. A iniciativa é da responsabilidade da Sonae Sierra que propõe uma seleção diversificada de filmes. Para aceder a estas ofertas, todos os interessados deverão aceder à plataforma da PromoFans, disponível em www.promofans.pt, e criar o seu registo. A promoção é limitada ao número de lugares por sessão e sala e é válida para 4 pessoas.

Barcelos discute igualdade e diversidade na mARTE
No dia 10 de março, sexta-feira, às 21h00 o Mercado Municipal de Barcelos recebe a apresentação pública do programa do mARTE - Mostra de Artes Visuais, focado no tema “Igualdade e Diversidade de Género” (apresentado de 19 a 28 de maio). Já na sua 9ª edição, o mARTE traz à cidade diferentes nomes do panorama artístico nacional de forma a debater, questionar e envolver, alunos e comunidade sob o mesmo contexto. Depois da apresentação está programada a exibição do filme “Masculin Féminin” de Jean-Luc Godard, às 21h30, comentado por Sabrina Marques. O dia acaba em festa na Casa do Portela às 23h30 com o concerto de Gringo Sou Eu e Lopez Dj Set às 00h30. Toda a programação tem entrada livre, limitada à lotação do local.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!