Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Entrada livre: Chegaram as borlas de março…

  • 333

Apesar da chuva que se anuncia nos próximos dias, este fim de semana (3 a 5 de março) há camélias, mercados primaveris montados em jardins e praças, o chocolate e outras propostas gastronómicas.

São as borlas de março a anunciar a primavera, desde que a chuva não atrapalhe...

Domingos com cinema gratuito
A partir de 5 de março o cinema é gratuito para toda a família, em 15 centros comerciais de todo o país, aos domingos de manhã. A iniciativa é da responsabilidade da Sonae Sierra que propõe uma seleção diversificada de filmes. Para aceder a estas ofertas, todos os interessados deverão aceder à plataforma da PromoFans e criar o seu registo. A promoção é limitada ao número de lugares por sessão e sala e é válida para 4 pessoas.

Mercado de primavera no Jardim da Estrela
O Mercado Crafts & Design no Jardim da Estrela tem a próxima edição marcada já para o próximo fim de semana, dias 4 e 5 de março, das 10h00 às 18h00. “Ready for Spring” é o mote escolhido nesta edição onde são apresentadas as mais recentes tendências do design e do artesanato contemporâneo, os dois pilares fundamentais do Mercado.

“Quando o vinho encontra a arte”
“Quando o vinho encontra a arte” é uma mostra de pintura de Isabel Pinheiro, em exposição no Espaço Cultura Ageas, no Parque das Nações, em Lisboa, até dia 31 de março. Neste projeto o vinho e a arte coexistem e valorizam-se mutuamente. A pintora usa técnicas mistas e materiais diversos, que vão desde as tintas acrílicas, óleos, aplicações de sedas e tules, transparências, às colagens com produtos de diverso teor tais como pedras, tecidos, papel de diferentes texturas, areias, cristais entre outros.

Instalação multimédia no Pavilhão Carlos Lopes
Até ao dia 19 de março, o Pavilhão Carlos Lopes tem patente uma instalação multimédia sobre os 20 anos do Turismo de Lisboa e os 85 anos do Pavilhão. Nos Torreões do edifício, os visitantes podem ainda conhecer a exposição permanente de homenagem a Carlos Lopes, o campeão olímpico português que deu nome ao espaço em 1984. A entrada é livre, com horário entre as 10h00 e a 18h00.

Mercado do Chocolate em Cascais
Este fim-de-semana, em Cascais, tem lugar a 5ª edição do Mercado do Chocolate. 40 expositores de chocolate artesanal, 20 estabelecimentos com iguarias para provar, um Mestre Chocolateiro internacional e 10 chefes portugueses dão sabor e cor à passagem dos visitantes ao longo dos três dias. Sexta-feira, dia 3 de março, será Josep Maria Ribé a dar o pontapé de saída com uma demonstração de chocolate. No sábado, dia 4, o destaque vai para o momento «A Revolução do Chocolate» com o chefe Joe Best & Amigos, que vão preparar uma sobremesa de chocolate ao vivo para os visitantes, ação que se insere no Sunset Chocolate & Gin, que decorre das 19 h00até às 00h00. Domingo é dia de demonstrações para os mais curiosos, que vão poder aprender com vários chefes no Espaço Bosch. Às 11h00 há ainda um workshop infantil para os mais pequenos, com a chefe Ann Kristin-Wenzel e Salomé Inácio.

70 letras e letreiros no MUDE
Até 31 de março, o MUDE Fora de Portas exibe 70 peças que mostram um património que está a desaparecer da cidade: letras e letreiros já desativados. Em colaboração com o Projeto Letreiro Galeria, o MUDE olha para a cidade de Lisboa pela perspetiva da publicidade e da cultura urbana, contribuindo para a preservação de um património gráfico, parte de uma memória cultural comum a todos os portugueses. De terça a domingo, das 10h00 às 18h00, com entrada livre.

Emoções em fotografia
A mostra “O Meu Olhar – Rostos e Expressões” está patente ao público até 5 de março no Centro Comercial CascaiShopping de segunda-feira a domingo, das 10h00 às 23h00. A exposição reúne 27 fotografias da autoria dos utentes do CAO – Casa do Sol, do Centro de Apoio Social do Pisão, gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Cascais. Cada utente foi convidado a captar as emoções e sentimentos de um dos seus colegas através de imagens fotográficas, com o objetivo de contribuir para a promoção da inclusão social e mudança de consciências, derrubando as barreiras do estigma social associadas à saúde mental. Com cariz social, a ação apoia homens e mulheres, dos 19 aos 61 anos, com necessidades ao nível do foro psiquiátrico.

Porto vai celebrar a flor da cidade
A primavera já espreita no Porto, que volta a celebrar a camélia, dedicando-lhe uma semana de intensa programação, entre 4 e 11 de março. A vasta agenda de eventos inclui concertos, instalações, mostras, exposições, palestras, workshops, conferências, espetáculos de dança e teatro, visitas guiadas e percursos de orientação, lançamento de um livro na BMAG, degustações, entre outras iniciativas, que vão estar espalhadas por toda a cidade.

Porto Belo na Baixa
Entre as 10h00 e as 19h00 do próximo sábado, dia 4 de março, o Mercado Porto Belo volta a marcar presença, se a meteorologia permitir, na Baixa do Porto. Quem visitar a Praça de Carlos Alberto vai encontrar um dos primeiros mercados de rua a surgir na cidade, com ofertas variadas: discos de vinil e CDs, livros, produtos artesanais e biológicos, roupa vintage, antiguidades, entre outras.

Camélias para crianças
"A mais bela das Camélias-Trilogia" é uma iniciativa destinada ao público infantil e junta três elétricos, três ilustradores e três perspetivas. Os artistas Sandra Sofia Santos, Alex Gozblau e Nicolau, vão intervir nas janelas de elétricos, acompanhados e ajudados por grupos de crianças (três por hora). A atividade realiza-se na Rua do Infante D. Henrique a 4 e 5 de março, integrada na Semana das Camélias do Porto. O programa começa sábado, dia 4, entre as 10h00 e as 13h00, com a ilustradora Sandra Sofia Santos; continua domingo, dia 5, entre as 10h00 e as 13h00, com o ilustrador Alex Gozblau; e entre as 15h00 e as 18h00, com o ilustrador Nicolau.

Galeria shairart com seis artistas
No próximo dia 4 de março, a partir das 16h00, a shairart inaugura a exposição “Be a collector”, uma mostra de seis artistas contemporâneos portugueses. A Galeria Shairart DST, no centro da cidade de Braga, revela as obras de arte de Diogo Goes, Francisco Ferro, Florisa Novo Rodrigues, Luís Freitas, Miguel Neves Oliveira e R. Gritto, em exibição até dia 29 de abril de 2017, e que vão estar disponíveis para aquisição na plataforma de venda de arte online na qual os artistas estão representados.

Play With Art
Até 12 de março, o Forum Coimbra recebe “Play With Art”, uma exposição em 3D em que os visitantes são convidados a participar, interagindo com as peças e pousando ao lado de diversas personagens, em mais de 10 cenários diferentes . Vão existir ainda vários workshops interativos alusivos à temática para os mais novos: desenho 3D, ilusão ótica, maquilhagem e atividades com stencil, que decorrem das 16h00 às 20h00 (de segunda a sexta) e das 11h00 às 14h00 e 16h00 às 21h00 (fim de semana).

Tavira, Património e Artes
Concertos, palestras, teatro nas igrejas e ermidas de Tavira, integram o programa “Tavira, Património e Artes”, entre 4 de março e 22 de abril. Este sábado a Igreja de Santa Maria recebe, às 10h30, a palestra: “A Ordem de Santiago em Tavira: Da conquista ao Património” por Luís Filipe Oliveira e às 21h30 as notas musicais invadem o edifício com o concerto: Carmin’Antiqua Raízes do Al-Gharb (música árabe e medieval).

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!