Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

E o Óscar vai para… 7 hotéis que foram cenário de filmes em Portugal

  • 333

Portugal tem sido cenário de muitos filmes e tem recebido estrelas de Hollywood, algumas apenas para uns dias de férias, outras para viver e, claro, para rodarem filmes com maior ou menor sucesso de bilheteira. Conheça 7 hotéis que serviram de cenário à Sétima Arte.

Numa pesquisa rápida pelas informações disponibilizadas em diversas bases de informação relacionadas com a hotelaria e o cinema não foi difícil descobrir diversos hotéis em Portugal, que serviram de cenário a filmes, com maior ou menor sucesso de bilheteira. Nas vésperas da grande noite dos Óscares em Hollywood (noite de domingo para segunda-feira), o Boa Cama Boa Mesa junta-se à festa e também celebra a magia do cinema!

Palácio Estoril Hotel, Golf & Spa: "007 - Ao Serviço de Sua Majestade"
Palco de muitas histórias de espiões e morada de muitas famílias aristocratas, o Estoril acolhe o mais famoso e mítico filme rodado em Portugal: “007 - Ao serviço de Sua Majestade”, datado de 1969, trouxe até ao Palácio Estoril Hotel o mais famoso dos agentes secretos. James Bond, protagonizado por George Lazenby usufruiu das mordomias do conhecido hotel que, ainda hoje, é procurado por fãs de Bond, oriundos de todo o mundo, que querem conhecer um pouco mais de toda esta história. O próprio hotel, na sua página na internet dá a conhecer pormenores desta ligação com o mundo da espionagem e do cinema. Recorde-se que foi numa passagem pela unidade hoteleira do Estoril que o autor, Ian Fleming se inspirou para a criação do agente James Bond.
Rua Particular, Estoril. Tel. 214 648 000

Três Marias – Turismo Rural: “A Casa dos Espíritos”
Já passaram 25 anos desde as filmagens, mas a verdade é que este é um dos mais marcantes filmes rodados em Portugal, mais precisamente no Alentejo e em Lisboa. “A Casa dos Espíritos”, com nomes como Jeremy Irons, Meryl Streep, Glenn Close, António Banderas e Winona Ryder instalou-se no turismo rural Três Marias, perto de Vila Nova de Milfontes, rodando neste monte muitas das cenas do filme realizado por Bille August e baseado no livro homónimo de Isabel Allende. O espaço é composto por duas casas de decoração única: a Casa Colonial, com dois quartos, e a Casa de Campo, com seis. Balthasar, o dono da casa, é uma pessoa fascinante. Suíço de origem, foi na paixão pelo Alentejo que encontrou a sua vocação: a arte de bem receber e de contagiar quem chega com a sua simpatia e boa disposição.
Ribeira da Azenha, Vila Nova de Milfontes. Tel. 965 666 231

Palace Hotel do Bussaco: “O Divã de Estaline”
Realizado por Fanny Ardant, “O Divã de Estaline” tem como protagonista Gerard Depardieu e foi quase totalmente filmado há dois anos, no Palace Hotel do Bussaco, uma das mais românticas unidades hoteleiras nacionais, que, em 2017, celebra um século de portas abertas ao turismo. O palácio foi construído a partir de 1885 para os últimos Reis de Portugal e está inserido numa mata, que faz lembrar os mais belos contos de fadas. Reza a sinopse que Estaline vai descansar três dias num palacete no meio da floresta. Acompanha-o a sua amante de longa data, Lidia. No escritório onde ele dorme, há um sofá parecido com o de Freud em Londres. O Palace Hotel do Bussaco dispõe de uma garrafeira única em Portugal.
Mata do Buçaco, Luso. Tel. 231 937 970

Hotel Central de Sintra: “A Nona Porta”
A Estrada da Pena e o Chalet Biester foram cenários do filme “A Nona Porta”, protagonizado por Johnny Depp e em que Roman Polanski faz uma adaptação da obra o “Clube Dumas” do espanhol Arturo Pérez-Reverte. A história gira à volta de uma sociedade secreta e o Hotel Central de Sintra, em breve Central Palace Hotel foi também um dos locais escolhidos para várias cenas. Na posse do Grupo Silva Carvalho, o antigo hotel está a ser objeto de profundas e graduais renovações. Neste momento não recebe hóspedes, mas oferece vários espaços de restauração, que aproveitam a beleza das salas e a excelente localização, com vista para o Palácio da Vila.
Praça da República, 36, Sintra. Tel. 916 134 811

Hotel Avenida Palace: “Passagem por Lisboa”
É um dos clássicos intemporais da oferta hoteleira da cidade de Lisboa. Foi inaugurado em 1892 e mantém, nos dias de hoje, um ambiente de outros tempos, que pode ser justificado pelos momentos musicais diários, ao final da tarde, durante o qual é servido o Chá do Palace. Das varandas aos espaços interiores, existem milhares de pedaços da história de Lisboa e de Portugal para recordar. A sua beleza, tanto arquitetónica como dos interiores, chamou a atenção de vários produtores e aqui foram rodados, entre outros, o filme “Passagem por Lisboa”, uma coprodução de 1994, realizado por Eduardo Geada e que destaca o ambiente de espionagem da cidade durante a Segunda Guerra Mundial. Aqui, foi também filmada a mini série francesa de televisão, “O Conde de Monte de Cristo”, com Jacques Weber no papel de Edmond Dantès e as participações de vários atores portugueses, como Artur Semedo e Suzana Borges, bem como de Sérgio Godinho e Vitorino.
Rua 1º de Dezembro, 123, Lisboa. Tel. 213 218 100

Six Senses Douro Valley: “Vale Abraão”
Sempre que se refere o atual hotel Six Senses Douro Valley é fácil recordar um dos filmes do realizador português Manoel de Oliveira. Foi no palacete desta quinta junto ao Douro, que se viveu parte da trama urdida por Agustina Bessa-Luís, a partir de “Madame Bovary”. Premiado em vários festivais de cinema, o filme "Vale Abraão", de 1993, contou com a participação de Leonor Silveira, Luis Miguel Cintra e Ruy de Carvalho, entre outros. Hoje, com a chegada do conceito Six Senses ao Douro, o hotel ganhou uma nova alma. Criaram-se novos ambientes com uma paleta de tons cinza claros e areia, enquanto nos 57 quartos, de diversas tipologias e localizações, também totalmente remodelados, foram utilizados materiais amigos do ambiente que integram as tradições portuguesas e os elementos água, pedra e madeira. A nova centralidade do hotel está agora na Wine Library, com uma vasta oferta de vinhos e produtos de excelência, não só regionais, mas de todo o país.
Quinta do Vale Abraão, Samodães, Lamego. Tel. 254 660 600

Tivoli Lisboa: “Os comandos da Morte”
A 5 de Outubro de 1978 estreava “The Boys from Brazil”, que em Portugal chegou às salas de cinema com o título “Os Comandos da Morte”. O edifício do século XIX, o Palácio dos Condes de Sucena, espaço reservado aos eventos no hotel Tivoli Lisboa, serviu de cenário ao filme dirigido por Franklin J. Schaffner, baseado no livro homónimo de Ira Levi. No ecrã, o Tivoli ganhou o nome de Hotel Flamingo e os funcionários foram chamados a fazer parte da figuração. À exceção do protagonista, Gregory Peck, que desempenhava o papel do médico nazi Josef Mengele, os atores do elenco, como Laurence Olivier, James Mason e Lilli Palmer ficaram hospedados no Tivoli durante as gravações. Esta unidade hoteleira de cinco estrelas na principal artéria de Lisboa está atualmente em remodelação, após a compra pela cadeia tailandesa Minor Hotel Group (MHG).
Avenida da Liberdade, 185, Lisboa. Tel. 213 198 900

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!