Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: Fim de semana com entrada livre

  • 333

Música, cinema, gastronomia e atividades para crianças à borla. Se ficou interessado, consulte as sugestões de luxo que temos para si. As propostas para o fim de semana (17 a 19 de fevereiro) são tentadoras, oferecem amor e não têm preço… literalmente!

Música, cinema, gastronomia e atividades para crianças à borla. Se ficou interessado, consulte as sugestões de luxo que temos para si...

Congresso do Amor em Coimbra
A Quinta das Lágrimas, conhecido palco dos amores de Pedro e Inês, recebe, este sábado, dia 18 de fevereiro, o Congresso do Amor. Ao longo do dia vão decorrer diversas conversas e workshops, música e leituras, com entrada livre. A cantora e autora brasileira Adriana Calcanhotto vai falar das cartas de amor e da sua importância na literatura. Estão também confirmadas as presenças de Pedro Chagas Freitas, Luís Osório e Júlio Magalhães, entre outros.

América Latina em palco
O espectáculo “América Latina” traz ao palco composições de António Carlos Jobim, Ary Barroso e Thierry Thibault pela voz dos Solistas da Metropolitana. O concerto terá lugar no dia 19 de fevereiro, às 16h00, no Museu do Oriente. O programa inclui os temas Suite Americana (E. Crespo), Chica de Espanha (J. Noway), Samba de uma Nota Só (A.C. Jobim) e El Diablo Suelto (H. Fernandez) num total de nove músicas de compositores latinos oriundos do continente americano. A entrada é gratuita, limitada à capacidade da sala, devendo o bilhete ser levantado no próprio dia no Museu do Oriente.

Gulbenkian de Portas Abertas
A Fundação Calouste Gulbenkian apresenta, no dia 19 de fevereiro, cinco concertos com os músicos Rising Stars (nomeação da ECHO – European Concert Hall Organization, organização constituída pelas mais prestigiadas salas de concertos da Europa, entre as quais consta a Gulbenkian Música). Nesta edição de Portas Abertas – Rising Stars, vamos ouvir a formação Armida Quartett, os pianistas Christopher Park e Mariam Batsashvili, o clarinetista Horácio Ferreira e por fim a violinista Tamsin Waley-Cohen, cinco dos seis Rising Stars eleitos no âmbito das temporadas de música 2016-2017. A par dos concertos Rising Stars, associam-se outros jovens artistas em diversas atividades e diferentes espaços. Um dia especial para visitar a Fundação e participar nas várias atividades de entrada livre que vão ter lugar ao longo de todo o domingo.

Festa de lançamento do Festival Zen
Entre as 16h00 e as 20h00 de sábado as pessoas que amam dançar vão poder encontrar-se no lançamento do Festival Zen, em Alvalade. Com muito espaço para dançar e movimentar, a comida e bebida também não vão faltar para nutrir o corpo.

Arquivos do Rivoli em exposição
O foyer do 3º piso do Teatro Rivoli recebe, até 21 de março “5º Caderno – Ensaio sobre os arquivos do Rivoli” da autoria de Nuno Coelho. Um projeto que partiu à procura das várias dependências onde se encontram depositados os vestígios físicos da atividade deste teatro que, pela sua natureza, pareciam irremediavelmente remetidos para a periferia e para o silêncio. O projeto materializa-se em dois momentos – uma exposição e uma publicação – em que o primeiro propõe dar visibilidade a determinados dando ênfase a narrativas normalmente invisíveis para o público.

Festival de Sopas
Sernancelhe recebe, nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, no Expo Salão, a quarta edição do Festival de Sopas e Encontro de Ranchos. Em foco está a tradição e a cultura beirã. Durante três dias, o Festival das Sopas, que terá entrada livre e mais de uma dezena e meia de sopas em prova, contará com uma exposição etnográfica das artes e dos ofícios de antigamente, onde não faltarão as antigas cozinhas da aldeia, as tabernas e os espaços agrícolas típicos dos meios rurais.

Fumeiro, Artesanato e Vinhão
A Feira do Fumeiro, Artesanato e Vinhão de Ponte da Barca está de regresso nos próximos dias 17, 18 e 19 de fevereiro. Com inauguração marcada para as 18h00, conta com mais de três dezenas de expositores da região Transmontana e do Alto Minho, com o melhor fumeiro que se produz no país e com uma mostra de fumeiro de Vinho Verde produzido em Ponte da Barca. Para além do artesanato local, estarão presentes vários trabalhos executados com cortiça, vidro, madeira, lãs, entre outros. Não faltará também o excelente Vinho da Adega Cooperativa de Ponte da Barca com especial destaque para o Vinhão. O certame será complementado com um vasto programa de animação que inclui a atuação da Stand Up Comedy 'Jaimão' (dia 17, às 21h30), a atuação do grupo tradicional 'Os Alentejanos' (dia 18, às 21h30), e a atuação dos Ranchos Folclóricos de Azias, Lavradas e Lindoso (dia 19, a partir das 15h00).

Jazz aos sábados
Começam já este sábado, dia 18 de fevereiro, entre as 20h30 e as 22h30, os concertos de música ao vivo que vão agitar a cafetaria do Este Oeste, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa,, nos próximos dois meses. As atuações são de entrada livre e ficam a cargo do Blues & Swing Trio. O repertório inclui temas que passam pelos grandes clássicos de nomes como Miles Davis e John Coltrane, ou até mesmo pela Bossa Nova de Tom Jobim e João Gilberto. Os artistas vão ainda revistar grandes temas da música Pop de artistas como Stevie Wonder ou Sting.

Trabalho de Cristina Bergoglio no Conrad Algarve
Até ao dia 17 de abril, as obras de arte de Cristina Bergoglio, sobrinha neta do Papa Francisco, vão estar expostas no luxuoso Conrad Algarve, na Quinta do Lago. Esta exposição reúne cerca de 25 quadros que, até à Páscoa e em parceria com a Galeria ArtCatto, vão dar uma nova vida às paredes do Conrad Algarve. Fortemente influenciada pela dança, e em particular pelo tango, as obras da artista representam algumas das principais capitais do mundo como Nova Iorque, Paris, Madrid ou Lisboa, a óleo e tinta acrílica.

Fotografias inéditas no Instituto Português de Fotografia
Até 11 de Março, o Instituto Português de Fotografia promove uma exposição de fotografias inéditas de oito finalistas do Curso Profissional de Fotografia 2016. A Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, é o palco da iniciativa, com os trabalhos a refletirem um processo visual de reflexão, exploração e interação de espaços e da figura humana, onde se erguem fronteiras de contextualização social, cultural e económica. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada entre as 18h00 e as 2h00 (todas as quartas-feiras e quintas-feiras) e entre as 18h00 e as 4h00 (todas as sextas-feiras e sábados).

Red Africa no Cinema São Jorge
Nos dias 20 e 21 de Fevereiro, o Cinema São Jorge recebe o programa RED AFRICA e o ciclo "O Legado das Relações Culturais entre África, a União Soviética e os Países da sua Área de Influência durante a Guerra Fria" apresentado pela EGEAC - Galerias Municipais/AFRICA.CONT. Através de filmes e debates serão dadas diferentes perspetivas sobre as lutas pela independência dos territórios africanos sob domínio colonial português e a relação íntima entre descolonização e democratização em Portugal.

Música e cinema de animação em Vila do Conde
No próximo sábado, 18 de fevereiro, às 15h00, inaugura a exposição ANIMAR 12 que destaca os videoclipes portugueses de animação – de Capicua e Pedro Geraldes a Samuel Úria, passando por Os Azeitonas Oficial e Quinta do Bill – e os seus autores, Alice Eça Guimarães, Pedro Serrazina, Bruno Caetano, Telmo Romão e Jorge Ribeiro. Para além dos videoclipes, o novo filme de José Miguel Ribeiro, “Estilhaços”, complementará uma exposição plena de experiências interativas. Uma exposição para toda a família onde a música e o cinema de animação são os principais atractivos. Horário: Todos os dias, 14h00 - 18h00. Entrada livre.

Brincar ao Carnaval
O desfile de Carnaval das Escolas e Instituições de Infância do Concelho de Almada realiza-se no dia 23 de fevereiro, a partir das 15 horas, na Praça da Liberdade, bem no centro de Almada. Nele participam mais de 1500 crianças e quase 200 adultos numa festa colorida e foliona. As novas tecnologias, os hippies, a alimentação saudável, heróis que comem fruta todos os dias, a escola do futuro, o mar ou as profissões, são alguns dos temas que serviram de inspiração nos preparativos deste Carnaval 2017.

"Os pais não sabem, mas eu explico"
Atenção miúdos e graúdos! No próximo sábado, dia 18, às 15.30h a Casa da Senhora Aninhas, em Guimarães, recebe a jornalista Maria João Lopes, que irá apresentar o seu ultimo livro "Os pais não sabem, mas eu explico" - um dos nomeados para o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores (2017) na categoria de melhor livro infanto-juvenil. As ilustrações são da artista Teresa Cortez e a entrada é livre.

Emoções em fotografia
A mostra “O Meu Olhar – Rostos e Expressões” está patente ao público até 5 de Março no Centro Comercial CascaiShopping de segunda-feira a domingo, das 10h00 às 23h00. A exposição reúne 27 fotografias da autoria dos utentes do CAO – Casa do Sol, do Centro de Apoio Social do Pisão, gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Cascais. Cada utente foi convidado a captar as emoções e sentimentos de um dos seus colegas através de imagens fotográficas, com o objetivo de contribuir para a promoção da inclusão social e mudança de consciências, derrubando as barreiras do estigma social associadas à saúde mental. Com cariz social, a ação apoia homens e mulheres, dos 19 aos 61 anos, com necessidades ao nível do foro psiquiátrico.

Artistas Procuram-se, em Loures
“Artistas Procuram-se” é o nome do atelier que vai decorrer entre as 11h00 às 20h00 no Piso 1, no LoureShopping, entre os dias 18 e 19 de Fevereiro. Esta iniciativa faz parte da “Oficina dos Engenhocas”, um conjunto de ateliers gratuitos, que prometem conquistar toda a família, com atividades novas e diferentes todos os fins de semana.

Sapo Apaixonado
O Sapo andava preocupado com a saúde: o coração batia-lhe depressa demais e desconfiava que estava doente. A Lebre dizia que ele devia estar apaixonado — mas por quem? Uma encantadora história de amor, da autoria do holandês Max Velthuijs, com um Sapo e uma Lebre como protagonistas será contada aos mais pequenos num teatro de fantoches do MAR Shopping. Nos “Dominguinhos” de 19 de fevereiro, entre as 11h00 e as 12h00, o “Sapo Apaixonado” transmitirá às crianças como amor pode superar tudo… até as diferenças.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!