Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Borlas: Começar 2017 com o pé direito

  • 333

Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música

DR

Resolução de ano novo: menos preguiça e mais ação, a custo zero. Comece o ano com o pé direito, com algumas das sugestões Boa Cama Boa Mesa para os próximos dias.

Lisboa 2017, Capital Ibero-americana da Cultura
Arranca este sábado Lisboa 2017, Capital Ibero-americana da Cultura, evento que durante o próximo ano inclui cerca de 150 atividades, entre exposições, espetáculos de música, de teatro e de dança, ciclos de cinema, conferências e passeios pela cidade, que vão ocupar perto de 70 equipamentos culturais. Na inauguração, dia 7 às 00h00, passe pelo Teatro São Luiz e assista ao “Danças no Jardim de Inverno”, onde numa cenografia luxuriosa e divertida, da autoria do artista visual Pedro Valdez Cardoso, e com as sonoridades de contornos latinos de La Flama Blanca, se dá início às festividades. Entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

Bolo-rei e moscatel em Setúbal
Hoje, sexta-feira é Dia de Reis. E de bolo-rei e moscatel em Setúbal. Para comemorar a data, ao longo de todo o dia, os equipamentos turísticos municipais oferecem aos visitantes uma degustação de ambas as iguarias. Faço um roteiro pelos vários espaços: A Casa da Baía – Centro de Promoção Turística, a Loja Coisas de Setúbal, a Mercearia Confiança de Troino, o Moinho de Maré da Mourisca e o Posto de Turismo de Azeitão.

Chico Daniel na Casa da Música
Chico Daniel é o nome com o qual Francisco Almeida (BoiteZuleika e Fado Violado) se apresenta a solo em palco. Neste projeto propõe novas perspetivas enquanto cantautor, interpretando poemas da sua autoria, mas não só. Sustentado pela guitarra espanhola, realiza uma viagem de Portugal a Espanha, passando por África e Brasil, regressando ao lugar de partida. Sábado, às 22h30, com entrada livre.

Ciclo de Concertos de Ano Novo em Famalicão
Nos dias 6 e 7 de janeiro, às 21h30 e no dia 8 às 16h30 várias Bandas Filarmónicas de Vila Nova de Famalicão sobem ao palco da Casa das Artes de Famalicão, no Ciclo de Concertos de Ano Novo. Entrada gratuita limitada à lotação da sala. É necessário levantar o bilhete.

Feira Afro em Lisboa
Este sábado, dia 7, decorre a segunda edição da Feira Afro em Lisboa, na Rua das Portas de Santo Antão 110 (por trás do Ateneu Comercial de Lisboa, ao lado do Coliseu de Lisboa). Aqui a cultura e a arte africanas estão em destaque, em ambiente harmonioso, num espaço onde é possível fazer trocas, vendas e descobertas.

Vamos cantar as Janeiras
Setúbal canta as tradicionais janeiras, no dia 6, em duas atuações distintas no concelho: o Grupo Coral Amigos do Independente e o Grupo Sénior de Cantares Populares de São Sebastião atuam, às 15h00, no Auditório Germano dos Santos Madeira, na sede da Junta de Freguesia de São Sebastião. Mais tarde, pelas 18h00, nos Paços do Concelho, tem início uma atuação especial de diferentes grupos da cidade.

Ainda é Natal… em Alcochete
Em Alcochete a proposta para a época natalícia estende-se até ao dia 7 de janeiro, onde é ainda possível visitar a exposição Pai Natal na Casa dos Sonhos, na Biblioteca de Alcochete, com dezenas de representações desta figura pertencentes à coleção particular de Ana Pérola.

Árvores de Natal Ecológicas do Barreiro
No Barreiro, entre a programação para esta época festiva encontra-se muita animação de rua, a Ginjinha de Natal e o concurso de Montras de Natal. Há atividades que se prolongam até 2017, nomeadamente a exposição Árvores de Natal Ecológicas que está patente no Mercado Municipal 1.º de Maio, até 7 de janeiro.

Todos os cantares vão dar aos Aliados
Em janeiro cantam-se... as Janeiras. No Porto, o Encontro de Janeiras 2017 realiza-se no primeiro sábado do ano, entre as 15h00 e as 18h00, e junta nove ranchos folclóricos da cidade, em vários locais, rumo à Avenida dos Aliados.

Mercado de Artesanato do Porto
2017 traz um novo formato para o Mercado de Artesanato do Porto, iniciativa municipal que semanalmente reúne os produtos artesanais de cerca de 80 comerciantes. O evento continuará no Centro Histórico do Porto, entre a Praça Parada Leitão e a traseira da Reitoria da Universidade do Porto, mas a partir de agora passa a decorrer às sextas-feiras e sábados, entre as 9h00 e as 18h00.

Presépio Vivo de Priscos em Braga
O Natal em Braga continua até 22 de janeiro. O presépio vivo de Priscos, conta com cerca de 800 participantes e mais de 90 cenários, num espaço de 30.000 m2 que dão vida a uma história antiga. O presépio oferece ainda aos visitantes 4 grandes espetáculos: “O Casamento Judaico”; “Cortejo da Luz”; “O Julgamento” e “O Funeral”. Entrada gratuita ou com contribuição solidária de €5. Conheça os horários no site do Presépio de Priscos.

100 anos de Leica no Porto
A Galeria Municipal do Porto apresenta “Eyes Wide Open! 100 anos de fotografia Leica”, que exibe, por ocasião do 100.º Aniversário de Fotografia Leica, momentos marcantes da história da arte e da cultura do século passado. A exposição apresenta trabalhos de fotógrafos Leica portugueses e estrangeiros. Para visitar até 5 de fevereiro de 2017, de terça a sábado, das 10h00 às 18h00 e segundas e domingos, das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

Columbofilia em Fafe
No próximo fim de semana, o Pavilhão Multiúsos de Fafe é palco da 44ª Exposição Nacional e Pré Olímpica de Columbofilia, um evento que reúne um programa diversificado e premeia os melhores atletas da modalidade. Mais de 10 expositores nacionais e internacionais vão marcar presença no certame, com cerca de 500 pombos-correio. A entrada é livre.

Provas em Bucelas
O Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas, recebe no dia 7 de janeiro, a partir das 15h00, a iniciativa Há prova no Museu, uma prova gratuita de vinhos da região de Bucelas. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Loures, apresenta uma prova de vinhos da Quinta das Carrafouchas, comentada pelo produtor, António Maria. Para participar nesta iniciativa gratuita, basta confirmar a presença até à quinta-feira anterior à visita, através do número 924 487 297 ou pelo email: museu_vinho@cm-loures.pt.

Os reis cantam-se no NorteShopping
É já no próximo dia 7 de janeiro de 2017 que o NorteShopping, em parceria com a Casa da Música, celebra a entrada no Novo Ano e o Dia de Reis, com um concerto único da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Sob a direção do maestro austríaco Leopold Hager, poderá assistir gratuitamente ao tradicional “Concerto de Reis”. O Concerto, que terá lugar na Praça da Indústria, situada no Piso 0 divide-se em dois momentos, cada um com uma duração de 25 minutos: o primeiro terá início às 18h00 e o segundo às 18h45, permitindo assim que todos os visitantes assistam a este grande momento musical.

Música do Regimento de Sapadores Bombeiros no Colombo
No dia 6 de janeiro, sexta-feira, pelas 11h00 a Banda de Música do Regimento de Sapadores Bombeiros – Lisboa oferece um “Concerto de Reis” aos visitantes do Centro Colombo. Os 22 elementos da Banda de Música do Regimento de Sapadores Bombeiros – Lisboa juntam-se na Praça Central do Centro Colombo para tocar um reportório bem conhecido do público como El Capitan, Lord of the Dance, Queen Greatest Hits, The Saints Halleluyah, entre muitos outros temas.

Programação infantil no MAR Shopping Matosinhos
O MAR Shopping Matosinhos faz regressar em 2017 a programação infantil gratuita para toda a família. Teatros de fantoches, ateliers lúdico-didáticos, horas do conto e educação ambiental voltam a preencher as manhãs de domingo com os “Dominguinhos”, enquanto os primeiros sábados do mês convidam a novo programa entre pais e filhos para assistir gratuitamente a um filme de animação infantil (este sábado exibe-se “À Procura de Dory”). Os “Dominguinhos” acontecem aos domingos, entre as 11h00 e as 12h00, no corredor de Moda Infantil do MAR Shopping, Piso 0, e propõem atividades às crianças, sempre a custo zero.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!