Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Afinal, o melhor bolo-rei é… um bolo rainha!

  • 333

Bolo-Rainha da Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro

E se num concurso de bolos-rei o grande vencedor fosse, não um bolo-rei, mas sim um bolo-rainha? Pode parecer estranho, mas foi precisamente isso que aconteceu no Concurso Nacional do Bolo-Rei Tradicional Português. Conheça a lista de vencedores.

A Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro (Estrada de São Bernardo, Aveiro) é a grande vencedora da 5ª edição do Concurso Nacional do Bolo Rei Tradicional Português, que teve lugar no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

Para contrariar a tradição, a Flor de Aveiro veio mostrar que o melhor bolo-rei de 2016 é, afinal, um bolo-rainha! A padaria e pastelaria, que em edições anteriores já tinha ganho a medalha de ouro do melhor bolo-rei tradicional é, este ano, premiada com a medalha de ouro para o melhor bolo-rainha (a única medalha de ouro do concurso), a de prata para o melhor bolo-rei tradicional e a de bronze para o melhor bolo-rei escangalhado. E qual o segredo? Segundo a responsável, Helena Fidalgo, o segredo do sucesso "está nos seus ingredientes, na dedicação e confeção cuidada, onde todo o seu processo é artesanal".

Na categoria “bolo-rei”, o mesmo concurso atribuiu ainda a medalha de bronze ao Atelier do Doce (Casal do Amaro, Alfeizerão) e à Confeitaria e Padaria COZA NOVA (Costa Nova do Prado, Aveiro). Já na categoria “bolo-rainha”, foi ainda atribuída a medalha de prata à A Casinha do Pão (Padaria e Pastelaria Afonso III, Lisboa). No que toca ao melhor bolo-rei escangalhado, a medalha de prata foi para a Pastelaria Briosa, em Coimbra.

Este ano, pela primeira vez, foi também realizado o Concurso Nacional de Bolos Especiais de Natal Tradicionais Portugueses, competição que decorreu no dia 17 de novembro e que teve como grande vencedora a Padaria e Pastelaria A Mina da Estação (São João da Madeira), com direito à medalha de ouro nas categorias “Trança de Natal” e “Sonhos” e à medalha de prata na categoria “Rabanadas”. A Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro voltou também a destacar-se neste concurso onde foi galardoada com duas medalhas de ouro nas categorias “Broas Castelares” e “outros bolos ou doces específicos da época de Natal tradicionais”, uma medalha de prata na categoria “Trança de Natal” e uma medalha de bronze na categoria “Bilharacos”.

Entre os outros vencedores, a Pastelaria Batalha recebeu a medalha de prata na categoria “Filhoses”, a Pastelaria Briosa a medalha de prata na categoria “Galantine de Frutas” e a de bronze na categoria “Rabanadas de Coimbra”. A Doces da Bina terminou o concurso com a medalha de ouro na categoria “Broas de Outono” e a Cruz e Corado Lda a medalha de ouro na categoria “O Rei vai nu”. Conheça aqui a lista completa dos premiados.

Refira-se que este dois concursos foram criados como forma de motivar as pastelarias e padarias a continuarem a respeitar os modos de produção, as receitas e o uso dos ingredientes genuínos, que permitam manter a qualidade, a tipicidade e a diferença do Bolo-Rei Tradicional, para além de divulgar os genuínos Bolos-Rei Tradicionais Portugueses.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!